Dançando Sobre Cacos de Vidro - Ka Hancock

Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles.
Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente.
Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética.
Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível. (Skoob)
HANCOCK, Ka.  Dançando Sobre Cacos de Vidro. Editora: Arqueiro, 2013. 336p.


Há muito tempo tenho vontade de ler este livro. Ouvi tantas coisas boas sobre ele que me deixaram com uma expectativa bem alta. Após encerrar a leitura fiquei bem satisfeita e pensando no motivo de não ter lido este livro antes.

O livro conta a história de um casal que se ama muito, e que, apesar de todas as dificuldades, permanecem juntos nesta dança que é o casamento, ao decorrer da leitura, vemos que para eles tudo é ainda mais difícil e por isso parecem estar sempre dançando sobre cacos de vidro.

“Nesse momento estávamos descalços e dançando sobre um mar de cacos de vidro. Por mais verdadeiro que isso fosse, porém, Mickey sabia que eu dançaria com ele para sempre se pudesse, mesmo que meus pés sangrassem.”

Lucy Houston é uma jovem que possui um histórico familiar de câncer de mama, sua mãe faleceu com a doença, sua avó também, então ela e suas duas irmãs Lily e Priss vivem com esse peso sobre as costas. Priss já foi operada e Lucy já sofreu muito com a doença uma vez, o que deixa as irmãs com ainda mais medo. Lucy tem uma ligação muito forte com as irmãs, e mesmo sendo bem diferentes, as três se amam muito. Ela é uma mulher forte e querida por todos na cidade. Ama a família e seus vizinhos, que a conhecem desde pequena. 

Michael, ou Mickey Chandler é um homem bonito e engraçado, que sofre com transtorno bipolar muito agressivo, que muitas vezes o afasta das pessoas. Ele tem crises tão fortes que é preciso ser internado por um tempo, para poder se restabelecer, se encontrar e ficar bem, porém, é sempre por um fio. Parece sempre ficar nesta corda bamba.

“Para muita gente, esse abismo não existe, mas ele é uma ameaça real para quem sofre de transtorno bipolar. Sei que pareço um dependente químico, mas nenhuma droga causa a mesma sensação que a loucura quando está prestes a nos dominar, nem o desespero que vem imediatamente após você ter cedido a ela.”

Eles se conhecem na festa de 21 anos de Lucy, e a atração foi inegável, porém, com esse histórico a relação dos dois foi difícil engatar. Com a instabilidade de Mickey e o medo da morte de Lucy, a relação dos dois parece estar sempre a ponto de desmoronar.

“Lucy, todo casamento é uma dança: complicada às vezes, maravilhosa em outras. Na maior parte do tempo não acontece nada de extraordinário. Com Mickey, porém, haverá momentos em que vocês dançarão sobre cacos de vidro. Haverá sofrimento. Nesse caso, ou você fugirá ou aguentará firme até o pior passar.”

Mesmo com tudo isso, os dois continuam firmes, com um relacionamento cheio de amor e cumplicidade. Os dois decidem criam uma lista de regras que servem para manter as coisas nos eixos. Ela promete ser compreensiva, ele promete tomar os remédios. E após o câncer de Lucy, os dois decidem acrescentar uma regra a esta lista: Não ter filhos. Porém, depois de muitos anos de casamento e uma cirurgia para não engravidar, Lucy descobre que está grávida e o mundo dos dois vira de cabeça para baixo.


A escrita de Ka Hancock é bem tocante, mesmo sendo uma história que sabemos como vai se desenrolar, há um toque de esperança na escrita e uma ternura que aumenta ainda mais a beleza do livro. As relações mostradas no livro são muito intensas, toda a cidade se conhece, dá um toque bem pessoal em todos os acontecimentos. Os personagens principais são muito queridos, me fazendo torcer ainda mais por eles.

Lucy tem uma relação muito pessoal com a morte, desde pequena sempre foi curiosa com o assunto e quando a morte rodeava algum de seus parentes, ela conseguia ver e sentir a presença dela. Confesso que isso me deixou um pouco assustada e pensativa durante toda a leitura.

Lily é uma personagem que se destacou muito durante a leitura. A moça sofreu tanto, que desejei muito um final feliz para ela e seu marido, Ron. A autora até podia escrever um livro sobre eles, eu iria adorar acompanhar um pouco mais esse casal.

Achei interessante a autora ter colocado no começo de cada capítulo uma parte dos pensamentos de Mickey, tornou a história do casal ainda mais íntima. Em vários momentos tive que parar a leitura e respirar um pouco, mesmo querendo muito chegar ao final do livro... Eu sabia o que ia acontecer, mas ainda assim, aquela esperança sempre esteve presente. 

Este não é um livro que possui uma história super revolucionária, porém, os sentimentos dos personagens e do leitor ficam todo momento á flor da pele. Impossível conter a emoção com essa história, por várias vezes me peguei com lágrimas nos olhos. Para quem gosta de se emocionar, com certeza este é um bom livro, mas esteja preparado com lenços de papel.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

17 comentários:

  1. Quando a estória já começa com esta coisa de morte, já me precipito a julgar que no final as coisas não vão acabar bem, mas tem aquela coisa, que durante a leitura você se envolve com os personagens, percebe o quanto sofreram e que merecem um final feliz, que reacende em você uma esperança. Pois bem, quero ler este livro já faz algum tempo, mas ainda não o consegui adquirir, mas acho que chegou a hora de um dar uma chance, e me emocionar com esta estória de superação, força, família e esperança.

    ResponderExcluir
  2. Como chorei com Mick, Lucy, Lili e com toda essa história.
    Ka escreveu uma história delicada, e abordou temas sérios. A cada crise meu coração se apertava, mas Lucy nos transmitia força.
    Os últimos capítulos me destruíram, mas o último veio como um sopro de esperança.
    Eu gosto tanto que já reli, e queria mais da autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tive vontade de ler esse livro lá quando foi lançado, mas acabei não conseguindo. Ele tem uma trama que mexe com muitos sentimentos e gostei disso. A Lucy e a forma dela de ver a vida, dessa relação com a morte, o relacionamento e a surpresa de um filho depois de tudo que passaram....tem uma coisa que chama atenção. E isso de ser uma cidade em que todos se conhecem também foi um detalhe que gostei pela proximidade das pessoas, como devem se importar e etc.
    Parece daquelas histórias pra fazer chorar e pensar.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, sempre ouço elogios, livros que abordan doenças e sofrimento, me deixam muito emotiva, esse livro deve ser muito intenso e emotivo, quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus livros desejados! Com certeza é uma história muito emocionante, e tenho certeza que vou chorar muito!

    ResponderExcluir
  6. Olá Thuanne! Que livro emocionante! A autora criou uma trama tão rica e ao mesmo tempo tão triste que envolve muito o leitor. É impossível não ter vontade de ler esse livro. Mesmo com tantos empecilhos atrapalhando a vida do casal eles são agraciados com um bebê, uma situação que pode ser bem intimidadora no início mas que vai alegrara a família. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso!!
    Desde que comecei a acompanhar resenhas dele eu fiquei encantada com o enredo, é lindo assim como a capa tbm, qro mto ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Thuanne!
    Já li várias resenhas do livro, e algumas até me emocionaram bastante, eu percebi que os temas tratados na história são bem sensíveis, não sei se no momento que estou vivendo aguentaria a carga de drama que ele traz. Apesar disso, eu ainda pretendo ler, pois gostei bastante do enredo e de tudo que o livro trata.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, também já algumas críticas bem positivas acerca dessa obra, mas pela resenha vejo que ela vai além de um drama sobre superação. É bem interessante o modo como a autora conduz a trama, mostrando que o casal faz de tudo para que suas patologias não dite os rumos da relações. Já vi que o leitor acaba a leitura se desmanchando em lágrimas. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro, mas ainda não li dizem que é bem emocionante. Parece ser daquelas leituras que mexe com as nossas emoções e faz com que torcemos pelos personagens, mesmo sabendo de seus problemas, deve ser envolvente e muito sofrida a historia. Nossa Lucy ver e sentir a presença da morte da até calafrios eu hein rs.

    ResponderExcluir
  11. Thuane!
    Também me emociono muito com os sick-lits.
    Espero poder acompanhar o drama de Lucy e Mickey e do relacionamento de amor que possuem um pelo outro, deve ser lindo!
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thuane. Esse livro parece realmente cheio de emoções e sentimentos. Acho que os personagens devem ter sido muito bem construídos, o que sempre é uma grande vantagem pra leitura. Não sou a maior fã de sick-lits porque fico tão mal quando leio... prefiro evitar, acho que me entrego muito à história. Mas parece ser uma leitura linda e muito intensa, disso não tenho dúvidas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Como você, eu também li diversos comentários positivos referentes a este livro, que acabaram me deixando curiosa para ler ele, pela sua resenha este livro aparenta ser muito bom, sem dúvidas pretendo ler Dançando Sobre Cacos de Vidro.

    ResponderExcluir
  14. Este livro tem cara de ser um daqueles bem puxado para o drama eu estou evitando livros assim Ultimamente eu li um Maio não me lembro o nome mas foi da Galera Record e me deixou muito deprimida

    ResponderExcluir
  15. Oi, Thuanne!
    Comecei a ler esse livro tem um ano mais ou menos e não conseguir seguir adiante na leitura, não sei se no momento a estória era muito emocional e eu não estava no clima para fazer a leitura no momento.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem vários elementos que me atraem, toda essa emoção, transtornos, personagens cativantes. Eu quero ler esse livro tem um tempo já e estou só enrolando. Realmente preciso parar com isso pois a sua resenha me mostrou que eu estou perdendo tempo. Apesar de ser um livro triste, acredito que vou gostar bastante, vou me emocionar e que vai me fazer refletir sobre várias coisas. Adorei os quotes, então além da caixinha de lenços de papel vou separar também post-it.

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler esse livro há uns dias atrás. Me apaixonei pela capa e título dele. Estava pronto para me debulhar em lágrimas e ser surpreendido por um final totalmente inesperado. A história é linda, sem dúvida. Mas, o final foi um pouco previsível, ainda mais pela capa. Eu esperava que fosse um pouco mais... Porém, não é um livro ruim, e vou lembrar dele com carinho.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.