Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - John Tiffany e Jack Thorne

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.
Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Ponto forte: A oitava história, dezenove anos depois. Franquia de maior sucesso do mercado editorial mundial.
Prateleira: Para novos e antigos fãs de Harry Potter e leitores de fantasia em geral. (Skoob)
TIFFANI, John. THORNE, Jack. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Editora Rocco, 2016. 352 p.


Anos depois do fim da série publicada por J.K. Rowling e com uma legião de fãs "órfãos" de Harry Potter, a notícia de que uma peça de teatro surgiria - com enredo original posterior aos livros - deixou os fãs com a curiosidade aguçada. Assim nasceu Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, livro de John Tiffany e Jack Thorne que recebeu o aval da autora da série original e ganhou o título de "o oitavo livro da série". Como fã do mundo bruxo criado por J. K., fiquei louca de curiosidade pela trama e ganhei um exemplar no natal de 2016. Deveria ter corrido para ler, mas depois de ver algumas opiniões não muito positivas, preferi esperar. Apenas um ano depois consegui inciar a leitura, e fico feliz em ter feito isso.

O livro tem como protagonista Alvo, filho mais novo de Harry e Gina, e trata das dificuldades que pai e filho têm para se adaptar ao peso do nome que carregam. A trama começa no momento que Alvo vai para Hogwarts, e avança rapidamente, sem se deter em discorrer sobre os primeiros anos dele no lugar. Por outro lado, mesmo sem se estender em detalhes, a obra consegue deixar claras as diferenças entre Harry e Alvo e os problemas de relacionamento entre eles. Não bastasse isso, Harry volta a ter pesadelos com Voldemort, o que parece sugerir que o lorde das trevas está próximo outra vez.

Embora muitos leitores tenham se desapontado ao ler esse livro, minhas poucas expectativas me permitiram apreciar o enredo. É preciso ter em mente que esse "oitavo livro" não é uma obra de Rowling e sua ausência é nítida em vários aspectos, como as lacunas de descrições e narrações enriquecedoras que estavam presentes nos demais livros. O mundo de J. K. encantou a muitos pelas meticulosidade dos detalhes, e esse volume não consegue fazer o mesmo.

Isso porque o livro não foi escrito para ser um romance, é apenas uma adaptação do roteiro de ensaio da peça de teatro. Assim, sua construção tem como base diálogos e alguns poucos direcionamentos sobre o ambiente, o que o tornou bastante objetivo. É diferente, muito mais direto, a ponto de ser possível concluir a leitura em poucas horas. Não por isso é menos encantador.

Particularmente, adorei a oportunidade de revisitar Hogwarts e, mais ainda, algumas passagens dos livros anteriores da série. Também foi interessante imaginar alguns personagens depois de tanto tempo dos acontecimentos que nos marcaram, ver como suas vidas seguiram e como continuam tendo problemas a resolver, como quaisquer outras pessoas. Além disso, as mensagens principais dos livros originais repercutem aqui, como honra, amizade e lealdade. A vontade que eu tenho de reler todos os livros, que está latente desde que os terminei, está exacerbada agora, e será difícil não relê-los este ano.

Embora Harry Potter e a Criança Amaldiçoada não seja tão rico e complexo como os outros livros escritos por J. K., ele tem sua própria magia, mas será muito melhor aproveitado se lido sem grandes expectativas.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

23 comentários:

  1. amo harry potter, e fiquei bastante curiosa a respeito deste livro, apesar de nunca ter lido os livros,mas assisti aos filmeskkkkk porém tbm vi muuuuito mais muuuuito comentário negativo sobre este livro, o que me deixouu muito insegura para ler, mas pretendo ler assim como você,sem expectativas, ou com poucas kk ! poreeem o livro parece ser beem interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus Ju...Esse universo de Harry Potter me mata do coração, amo mto!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros mas espero mto um dia conhecer assim como os filmes, este já está na listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju, eu acho que eu sou uma das poucas pessoas que não gosto da série Happy Potter não me julguem rsrsrs, eu li resenhas e tal e mesmo assim não me despertam a atenção, nem o filme eu não consigo assistir até o final não sei porque não me chama a atenção de forma alguma, mas que legal que lançaram mais um livro da saga isso deixa os fãs mais alegres é sempre triste se despedir de algo, sua resenha esta maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Confesso que quero esse livro mais pela edição linda do que pela história...
    Claro que é sempre bom voltar a ler Harry Potter, principalmente pra quem é fã como nós, mas preferia que a história de Alvo fosse escrita pela Rowling, apesar disso gostaria mto de visitar Hogwarts novamente, amo aquele lugar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! É sempre bom ter a oportunidade de viajar no mundo do HP, estou empolgada para conferir a história e apesar de ser uma adaptação é sempre muito bem vindo mais e mais histórias do bruxinho, sua família e amigos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju.

    Acho que o livro tem um diferencial, por se tratar de ser um roteiro de teatro e mostrar o relacionamento entre pai e filho.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho vergonha de dizer que não sou fã de Harry Potter, nunca li os livros, assisti os filmes porém se você me perguntar uma cena e me pedir pra dizer de qual filme é, não saberei. Vi alguns comentários que muitos fãs ficaram decepcionados com esse livro, mas é como você disse, quem for ler tem que está ciente de que não é uma continuação. Enfim, eu particularmente gosto quando os autores trazem obras desse tipo pra uma história que você tanto ama ou amou, pra mim é como um presente pros fãs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!
    Ainda não tive oportunidade de ler livros do Harry Potter, já assisti diversos filmes e gostei!! Amei essa capa é linda e gostaria de conferir o livro sem grandes expectativas, acho que vou gostar pq gosto muito de livros magia e amizade!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho receio de não gostar, por não ser escrito pela autora, mas agora que já sei que não é para criar expectativas quem sabe rs. Pois adoro esse mundo bruxo, deve ser muito bom relembrar essa turma e ver como é ser filho de alguém como o Harry deve ter muitas cobranças.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou super curiosa em ler esse livro, curto muito o universo Harry Potter, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que dizem dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma dessas pessoas que se decepcionaram com esse livro. E acho que o meu problema foi justamente esse de ler com muita expectativa. Esse livro realmente é bem diferente dos outros da série, e eu senti muita falta da narrativa da J.k. Rowling. Mas acho que se eu não tivesse lido com tanta expetativa, eu teria gostado mais do livro...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li Harry Potter, mas meu noivo é viciado! Ja vi todos os filmes hahah Acho que não deveriam ter lançado ele, ficou desencaixado do resto, pelo que dizem..

    ResponderExcluir
  13. Ju!
    Ganhei esse livro e estou cheia de vontade de ler, primeiro porque quero rever todos os tão amados personagens que acompanhei durante muito tempo e depois, porque fiquei intrigada com a amizade de Alvo justo com o filho do maior inimigo do pai. Deve ser babado...kkkk
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Eu sou doida pra ler esse livro, mas já vi bastante gente dizendo que não é muito bom e tenho medo de me decepcionar. Estou esperando um pouco pra quando ler, também não estar com muita expectativa kkkkk
    Mas que bom que você gostou do livro, eu espero gostar também =D
    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju!!!
    Também ganhei meu exemplar de "Harry Potter e A Criança Amaldiçoada" em 2016, mas resolvi adiar a leitura e ainda estou adiando por causa das inúmeras críticas que ouvi do livro.
    Minha amiga que leu meu exemplar adorou o livro e disse que vale a pena mesmo que como você disse fique pontas soltas, mas que é legal para revisitar o mundo bruxo e ainda por cima ver as diferenças entre Alvo e Harry.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Sempre fui viciada em Harry potter, não li todos os livros só os 3 últimos, mas os filmes eram parte de todos os meus dias, sim já mais de 500 vezes rsrsrs, mas queria muito ver essa peça e ler esse livro, acho que como não li todos as partes da J.K. que faltam não me farão diferença, mas ver o Harry e outros personagens que marcaram já é algo que valha a pena.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    As vezes acho que sou a única pessoa na face da terra que não curte HP. Sim, pasmem, eu não curto, até cheguei a ver um ou outro filme mas livros passei bem longe hehe
    E continuo passando, se deliciem vcs fãs, eu vou me deliciar em outras leituras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Devo ser a única pessoa que ainda não leu ou assistiu Harry Potter. Não sei, mas o enredo não me chama a atenção e custei a acreditar que HP e a criança amaldiçoada realmente viraria livro, visto que é o roteiro de uma peça.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu já li resenha desse livros, alguns gostaram outros nem tanto mas tem uma premissa muito boa e com uma história bem interessante. Será bom volta à escola de magia e ao mundo de harry!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ju!
    Apesar de ter assistido todos os filmes de Harry Potter várias vezes e ter amado, confesso que nunca tive interesse em ler a série de livros, e o mesmo acontece com Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, estou torcendo para que o livro seja adaptado para a tv, gostaria muito de conhecer Harry Potter adulto e no papel de pai...
    Fico contente em saber que mesmo não sendo um livro escrito pela J.K. Rowling, as mensagens sobre honra, amizade e lealdade estão presentes nessa história também, essas mensagens foram o que mais gostei nas histórias originas.

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente eu não vi muita necessidade de ter mais um livro mesmo que seja complementar eu acho que a história do Harry deveria ter acabado no último livro mas é aquela coisa O que é que o capitalismo não faz não é mesmo eu li esse livro e eu achei completamente intensamente desnecessário até troquei meu exemplar nos cube Porque para mim aquilo foi ridículo

    ResponderExcluir
  22. Eu também adorei esse livro e rever os personagens, entrar naquele mundo incrível com eles, não teve preço!
    Foi incrível demais!
    Não é como os romances anteriores, a narração peça é claro que teve um grande diferencial, mas ainda sim, foi fantástico.
    Já li 3x kkkk
    bjssss

    ResponderExcluir
  23. Ganhei esse livro no início do ano passado, mas ainda não tive coragem de ler, vi vários comentários negativos, é claro que ele deixaria a desejar em algumas partes né, a diva (JK) não escreveu ele. Porém esse ano pretendo ler já não tenho muita expectativa espero que isso seja bom para me fazer aproveitar melhor a leitura.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.