Sonhos de Avalon: A Última Profecia - Bianca Briones

Sinopse: O mito do Rei Arthur recontado de maneira totalmente original e com protagonistas jovens femininas Quem nunca sonhou em viver na Idade Média com Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda? E se todas as versões já retratadas fossem uma tentativa de Merlin, poderoso feiticeiro do rei, de mudar o destino? O primeiro volume de Sonhos de Avalon traz a história de Melissa, uma jovem do século XXI, predestinada a voltar à Idade Média para se casar com Arthur e salvar a Britânia e a magia. Porém, quando sentimentos são envolvidos os resultados podem ser imprevisíveis. Dividida entre a responsabilidade que lhe foi dada e a voz de seu coração, Melissa terá que tomar uma decisão que mudará sua vida e a de todos que a cercam. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora.
BRIONES, Bianca. Sonhos de Avalon: A Última Profecia. Bertrand Brasil, 2017. 424 p.


A primeira coisa que pensei quando recebi a cortesia de Sonhos de Avalon da Bertrand Brasil foi "acho que não gosto de livros sobre Avalon". O erro desse pensamento foi que eu nunca li nada sobre Avalon ou a lenda do Rei Arthur, só assisti alguns filmes há muito tempo e lembro de pouquíssimas coisas. Como eu poderia julgar um livro com base nisso? Sorte a minha que o nome da autora me saltou aos olhos. Bianca Briones está na minha lista de desejados faz anos, então meu segundo pensamento foi "ok, então será com esse livro que conhecerei a escrita da autora". Que bom que eu fiz essa escolha, pois a história de Morgana e Melissa conseguiu entrar para a minha curta lista de favoritos e eu já estou doente pelo segundo volume.

Repleto de magia, mistérios e muita aventura, Sonhos de Avalon: A Última Profecia tem como protagonistas duas mulheres à frente do seu tempo, determinadas e cheias de garra. Melissa vive em nosso tempo e há dois anos perdeu o irmão gêmeo, Gabriel, no mesmo acidente de carro que deixou seu pai em coma. Sozinha, ela agora conta apenas com o apoio de seus amigos, que não a deixam desanimar. Morgana, por outro lado, vive na Idade Média, é irmã do Rei Arthur e amiga de Lancelot, um dos cavaleiros da Távola Redonda. A vida das duas parece não ter nenhuma ligação, mas elas sonham uma com a outra com cada vez mais frequência e não têm nem ideia do quanto na verdade suas vidas estão interligadas.

"- [...] quando você ama, tudo em que acredita muda de perspectiva. A vida se separa em duas: antes e depois da pessoa. Certas coisas perdem o sentido, e outras se tornam primordiais. Como eu soube que estava apaixonado? Ela olhava para mim e era como se todo o ar fosse sugado para longe."

Uma das coisas que tornam a escrita de Bianca Briones interessante é o fato de que a autora entrega poucos detalhes, e o leitor vai construindo toda a história junto com os personagens. Até o último capítulo são feitas revelações importantes e tenho certeza de que muitas outras ainda serão feitas no próximo volume. Aliás, é bem visível que boa parte do enredo ficou em aberto e ainda demanda respostas, mas muito do que podia ser revelado já foi e o que está pendente não tira o brilho da história, muito pelo contrário, pois auxilia os leitores a construírem teorias, que podem ou não se confirmar.

A forma como a autora constrói a trama é instigante e é difícil largar o livro até chegar à última página. Além de ter sempre uma surpresa para o leitor, Bianca cria cenas que nos levam para o contexto da história e nos faz sentir como se estivéssemos juntos de seus personagens, seja nas cenas de ação, seja nas cenas românticas. O romance, aliás, se faz bastante presente, mas achei mais apaixonante o fato de que, apesar de sua importância, ele é só mais um elemento a construir a história, e não toda a base dela.

"- Você é a minha vida, Lancelot. Sempre será. Meu coração, minha alma, minha vida. [...] Perder você mais uma vez, e com a lembrança do que vivemos, me matará.
- Estaremos ambos mortos, amor. Ambos mortos."

Não bastasse isso, Briones soube trabalhar magnificamente o mito do Rei Arthur, deixando os aspectos essenciais, mas reconstruindo todo o resto. Fiquei apaixonada pela releitura criada pela autora, a forma como conduziu os acontecimentos, tudo. Bianca não ficou satisfeita em "somente" criar uma história maravilhosa e envolvente, mas ainda inseriu discussões importantes, como o papel da mulher na sociedade, os preconceitos, a luta pela igualdade, a manipulação pela religião, entre vários outros tópicos relevantes.

O único problema que tive durante o livro (e que quase me fez morrer de ódio da autora algumas vezes) foi o fato de ela encerrar os capítulos exatamente quando algo de emocionante acontecia e mudar o enfoque da narrativa de uma protagonista para outra. Quando isso acontecia, eu trapaceava e pulava o capítulo para ver o que iria acontecer naquela sequência, senão não conseguiria aguentar de ansiedade. Fora isso, Sonhos de Avalon: A Última Profecia é inteiramente maravilhoso, envolvente, apaixonante, perfeito. Já falei que se tornou meu favorito? Se tiverem oportunidade, por favor, leiam, se apaixonem por Marcos, Arthur e Lancelot e comentem comigo, porque estou carente de conversar sobre esse livro (estou nesse nível).

Por fim, acredito que três pontos principais ainda merecem atenção no próximo volume: quem é o traidor? De que lado Merlin está? O que Marcos é, afinal? Bertrand, não demora muito para publicar a continuação, por favor?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

24 comentários:

  1. Para td com essa resenha Ju, arrasou!!
    Sou doida pra ler Sonhos d Avalon, fico babando nessa capa e nessa escrita que parece linda!!
    Espero mto por uma oportunidade e espero que não demore pois estou com bastante expectativa pra conhecer!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito tudo sobre sobre Avalon ou a lenda do Rei Arthur, essa resenha foi a primeira que li desse livro e me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, adoro livros de época, também nunca li nada sobre Avalon ou sobre o Rei Arthur só assisti alguns filmes, mas eu gostei bastante da sinopse do livro e que capa maravilhosa né. Fiquei curiosa sobre a historia de Melissa e Morgana que legal uma vive nos dias de hoje e a outra na Idade Média, que bom que você gostou da Escrita da autora isso deixa a gente mas a vontade com a leitura, mas sobre a autora encerrar os capítulos exatamente quando algo acontecia e mudar o foco da narrativa de uma protagonista para outra eu acho que eles fazem isso pra deixar o leitor mais curioso mais que dá raiva dá rsrsrs. Com certeza vou ler o livro e tenho certeza que vou me apaixonar pelo livro obrigada pela dica Ju bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que livro incrível! Eu já li resenha e tem uma história muito maravilhosa. Eu já quero ler logo ele, ainda mas que tenho vários livros dela que quero muito.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Da Bianca eu só li a série Batidas Perdidas e sei como a autora nos prende com sua escrita.
    Também nunca li nada sobre Avalon nem sobre o Rei Arthur e confesso que quando vi esse lançamento não me surpreendi, mas depois de algumas resenhas é claro que quero ler. Os personagens que a autora criou parecem que vão me conquistar de cara, e saber um pouco mais sobre a lenda Arthur deve ser incrível.
    PS: Leia a série Batidas da Briones, você vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. sou apaixonada dms pela Bianca Briones, ela conquistou totalmente meu coração com As Batidas Perdidas do coração, eu também nunca li nada sobre o Rei Arthur, apenas assisti filmes e uma vez em Once Upon a Time teve um ep relacionado a isso, mas nada mais q isso, e pelo visto a forma como Bianca coloca a história fica muito bom, fiquei muito curiosa sobre o romance do livro e sobre tudo o que vai acontecer!!! Pelo jeito tudo foi muito bem construído e acho que esse negócio de a autora encerrar o capitulo em uma parte emocionante foi feito de propósito hahahah !

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu já conheço um pouco da história do rei Arthur, Avalon, Morgana e adorei saber que tem livro novo sobre o tema. Ainda mais que agora o foco está na Morgana, tenho certeza que vou amar a leitura, já estou empolgada para começar. Acho que eu também vou trapacear com os capítulos (risos).

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!!
    Adoro a escrita da Bianca Briones, li os livros da série As Batidas Perdidas do Coração e amei, esse livro eu ainda não conhecia, mas já quero ler, principalmente por ser com protagonistas fortes e determinadas, fiquei muito interessada em saber mais da história, amei a resenha e vai para a lista de livros desejados!!

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Eu já vi a capa desse livro, mas nem tinha reparado que é da Bianca Briones. Eu já li um livro da autora que eu gostei muito! Eu nunca tinha me interessado pelo tema, mas esse livro parece ser tão bom que fiquei com vontade de ler ele. Mas acho que isso de terminar um capítulo bem no auge da cena, vai me irritar também...
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias com protagonistas femininas, quebra essa coisa de ter sempre um homem que salva a mocinha e tal.

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Já vi algumas pessoas falando muito bem da autora, porém nunca li nada dela.
    Mas não começaria com esse livro não, sinceramente não me interessou e não me vejo lendo esse livro. Deixo para os fãs mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou doida pra ler esse livro!. Eu já li alguns livros da autora, e eu acho a escrita dela muito boa. Esse livro é bem diferente dos outros que li dela, mas eu acho esse enredo super interessante, e eu acho que vou ficar completamente apaixonada por essa história. Mas dependendo de como os capítulos acabam, eu também iria trapacear e pular algum hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que tenho vontade de conhecer a escrita da autora e pelo visto é muito boa, fiquei super interessada em ler esse livro, adoro mistério e aventura, gosto quando vamos descobrindo as coisas junto com os personagens isso deixa a leitura bem instigante, parece que tudo foi muito bem trabalhado apesar de faltar algumas respostas que acredito deva aparecer no próximo volume. Fiquei rindo quando você disse que pulou capítulos para saber a continuação de algum quando aconteceu algo emocionante, também já fiz isso kkk.

    ResponderExcluir
  14. Ju!
    Mesmo com tantas dúvidas para serem explicadas, deve ser um ótimo livro.
    Nunca li nenhum livro da Bianca Briones, mas quero.
    Ainda mais esse que fala sobre Morgana e Avalon, sou fissurada por tudo que envolve a personagem e o local mágico.
    Espero poder ler.
    Amei a capa.
    Desejo uma ótima semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,
    já vi muita gente falando que esse livro é o xodó da Bianca. Eu não li nada dela ainda, e como você também não tenho muito conhecimento sobre Avalon, nem muito interesse, então logo não tive interesse nesse livro, mas quando comecei a ler algumas resenhas dele, todo mundo, assim como você, gostou muito, parece ser aquelas leituras que prendem até a última página.

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei muito surpresa quando eu vi que a Bianca briones e amansar um livro eu achei que seria apenas um de romance mas eu fiquei muito feliz quando eu vi que era uma releitura da história do Rei Artur e eu fiquei mais feliz ainda quando eu vi que era a adaptação que teria personagens femininas como protagonistas então isso foi realmente bem inovador

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju!
    Assim como você nunca li nada sobre Avalon ou a lenda do Rei Arthur, vi alguns filmes mas faz um tempão, e confesso que não sou muito fã dessa lenda, mas me interessei por essa releitura da Bianca Briones, fiquei curiosa para conhecer mais sobre Melissa e Morgana, descobrir qual a relação entre elas sendo que as duas vivem em épocas diferentes... Aliás falando delas, gosto de personagens femininas à frente do seu tempo, que são determinadas e cheias de garra, e não vejo a hora de ler Sonhos de Avalon: A Última Profecia, espero que a Editora Bertrand publique logo a continuação e os outros livros caso tenha mais, pois quando se trata de séries prefiro ter todos os volumes ao alcance de minhas mãos para aí então iniciar a leitura...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Sou como você eu só assisti os filmes sobre Avalon e não li nenhum livro ainda, mas não faz muito meu estilo, não gosto muito desse negocio de magia (além de Harry potter) claro que acabo lendo alguma coisa mas não é sempre, se tenho a chance acabo lendo mas não fica no topo da minha lista de quero ler, embora a capa desse livro seja muito bonita.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada sobre Avalon ou Rei Arthur, mas filmes já assisti a dezenas e, por sinal, adoro! Que loucura esse mundo de sonhos paralelos no qual Melissa e Morgana vivem. vc diz que a autora não entrega muito da história, que solta informações aos poucos, mas vc tbm não entregou muito na resenha. Fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ju.

    É curioso essa ligação entre a Melissa e a Morgana através de sonhos, com as duas vivendo em épocas diferentes. Eu imagino que isso, de alguma, altera a vida delas.

    ResponderExcluir
  21. Uau! Fiquei curiosa para ler, apesar de não saber nada sobre a lenda e Arthur rs
    Mas o romance me parece muito promissor! E claro, conhecer novos autores nacionais e seus livros sempre é uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  22. Que linda resenha, parabéns, adorei!
    Eu amoooooo os livros da série Batida perdidas, da Bianca, mas ainda não li os mais recentes dela.
    Porém, fiquei doida quando vi sobre o lançamento de Sonhos de Avalon.
    Também não gosto muito sobre a lenda do rei Arthur, mas sendo da Bianca, já quero! kkkkkkkkkkkkk
    bjão

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, eu tenho muita vontade de ler os livros da autora dizem que são maravilhosos, espero ter a oportunidade de ler em breve e que o livro venha a me agradar, como você eu não tenho muito conhecimento sobre a historia do Rei Arthur, mas tenho muita vontade de conhecer.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  24. Juuuuuu!!!
    Vocês estão me fazendo inveja com esse livro que estou doida para ler *-*
    Eu me apaixonei pelo livro por sua capa logo de cara e depois que fui vendo resenhas e mais resenhas sobre o livro estou necessariamente assim: NECESSITO LER ESSE LIVRO!!!
    Eu ao contrário sou apaixonada pelas histórias do rei Arthur, então assim que vi que era uma releitura porém com personagens femininas eu me apaixonei *-*
    Espero logo poder ler!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.