Um beijo à meia noite - Eloisa James

Sinopse: Kate Daltry é uma jovem de 23 anos que não costuma frequentar os salões da alta sociedade. Desde a morte do pai, sete anos antes, ela se vê praticamente presa à propriedade da família, atendendo aos caprichos da madrasta, Mariana. Por isso, quando a detestável mulher a obriga a comparecer a um baile, Kate fica revoltada, mas acaba obedecendo. Lá, conhece o sedutor Gabriel, um príncipe irresistível. E irritante. A atração entre eles é imediata e fulminante, mas ambos sabem que um relacionamento é impossível. Afinal, Gabriel já está prometido a outra mulher – uma princesa! – e precisa com urgência do dote milionário para sustentar o castelo. Ele deveria se empenhar em cortejar sua futura esposa, não Kate, a inteligente e intempestiva mocinha que se recusa a bajulá-lo o tempo todo. No entanto, Gabriel não consegue disfarçar o enorme desejo que sente por ela. Determinado a tê-la para si, o príncipe precisará decidir, de uma vez por todas, quem reinará em seu castelo. Um beijo à meia-noite é um conto de fadas inspirado na história de Cinderela. Com um estilo que combina graça, encanto e sedução, Eloisa James escreve uma narrativa envolvente, com direito a fada madrinha e sapatinho de cristal. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
JAMES, Eloisa. Um beijo à meia noite. Conto de Fadas #2. Editora Arqueiro, 2017. 320 p.


Releituras de Cinderela foram comuns em minhas leituras de 2017, com títulos como Geekerela e Cinder & Ella na lista de lidos. Achei que não teria paciência para outros contos de fada baseados nessa história, mas como resistir a um que é também um romance de época escrito por Eloisa James? Depois de conhecer Quando a Bela domou a Fera, o primeiro livro da série da autora publicado pela Editora Arqueiro,  a curiosidade falou mais alto e mergulhei nessa nova releitura do conto de fadas.

Um beijo à meia noite tem vários elementos inspirados na trama original, mas não está restrito nem se deixa limitar por isso. Alguns detalhes foram usados para criar a trama, como a protagonista ser órfã, ter uma fada madrinha (que nesse caso não é fada), a madrasta má, o príncipe, o baile com horário para sair e o sapatinho de cristal, mas tudo isso está inserido em um outro contexto, ou seja, fora alguns elementos aqui e ali, os acontecimentos não seguem os padrões do roteiro original.

O primeiro detalhe alterado pela autora e que fez toda a diferença foi a força de Kate, nossa "Cinderela". Embora fosse uma personagem maltratada pela madrasta e relegada a empregada da casa, Kate lutava com todas as forças por aquilo que acreditava e enfrentava Mariana sempre que a mulher cometia alguma injustiça. Ela era sim subjugada, mas porque não tinha outra opção se queria proteger aos outros que dependiam dela, mas não porque lhe faltava vontade.

"- Nós nos beijamos como se o maldito quarto estivesse em chamas - declarou ele. - Nós nos beijamos como se o ato de fazer amor não existisse e os beijos fossem tudo o que nos resta."

Kate e Gabriel, o príncipe, nem mesmo se conheceram no baile. A primeira impressão entre os dois, aliás, não foi das melhores, mas, enquanto se conheciam, puderam apreciar as atitudes que os fariam gostar um do outro. O sentimento entre os protagonista cresceu aos poucos e foi fácil se envolver com essa relação. Os dois eram carismáticos, tinham química e diversas coisas em comum, como o fato de que se importavam mais com os outros do que com eles mesmos.

Achei apenas que Gabriel foi um pouco descontrolado com Kate e foi irritante ver como ele estava mais propenso a fazer suas vontade do que ouvir o que ela queria. De qualquer forma, juntos, pela primeira vez eles queriam algo de verdade, algo que não tinha relação com fazer pelos outros, e viviam aquilo enquanto se descobriam.

Assim como no primeiro livro da série, os diálogos entre os protagonistas têm algumas frases de muito bom humor, que garantem a diversão da trama e personagens secundários que se destacam, como Wick e, especialmente, Henry, que sempre garantia a diversão.

"- Ela achou que teria mais tempo. Sempre achamos que temos mais tempo. É uma substância milagrosa que parece existir em grande quantidade, até que, de repente, acaba."

A escrita de Eloisa James é cativante e deliciosa, mas preciso confessar que o enredo demorou a engrenar. Os primeiros dez ou quinze capítulos, ainda que fossem curtos, fizeram uma introdução bastante extensa e fatigante sobre a vida dos protagonistas e sobre quão infelizes eles estavam. Além disso, a autora quis inserir tantos elementos novos à trama e alheios ao romance principal que ficou difícil - e chato - de acompanhar e muitas vezes perdia as referências sobre acontecimentos e personagens.

Ainda assim, depois que a leitura adquiriu ritmo, foi ótimo acompanhar essa nova versão do conto de fadas, bastante original e divertida. Claro que, como um bom romance de época, não poderia faltar clichê e muita sensualidade, mas de alguma forma a autora consegue dar corpo a uma história e transformá-la em algo mais. Os livros da série Contos de Fadas são totalmente independentes, então não importa a ordem, os livros de Eloisa James são uma ótima opção para quem gosta de leituras do gênero.

"- Eu odeio o amor - disse Kate, com convicção.
- Pois eu não odeio. Porque é melhor viver uma paixão, Kate, conhecer um homem e amá-lo, mesmo que ele não possa ser seu, do que nunca amar."


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

23 comentários:

  1. Olá!!
    Estou babando nesses livros desde o lançamento, estão lindos e o enredo maravilhoso, espero ainda este ano conseguir colocar na minha meta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    Bom, o fato do Gabriel já está comprometido, é um problema, mas, como dizer isso ao coração, não é mesmo?

    O destino com certeza contribuiu e deu um empurrãozinho para que o caminho dos dois se cruzassem, através das circunstâncias e contratempos da Victoria.

    Todos falam super bem desse livro, e eu já quero ler ele há um tempinho, pra ver se ele é tudo isso mesmo que dizem.

    ResponderExcluir
  3. Que pena a leitura não ter engrenado no começo isso desanima e muitas vezes a gente acaba largando o livro, mas que bom que depois melhorou, ainda não li nenhuma releitura,mas já gostei pelo fato do romance do casal surgir aos poucos sem pressa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!
    Gosto muito das releituras, e Cinderela é o meu conto de fadas favoritas, ainda não conheço a escrita da Eloisa James, gostei muito de saber que a escrita dela é cativante, mas uma pena que enredo demorou a engrenar, achei legal a protagonista ser forte e a ponto de enfrentar a Madrasta Mariana. Acho essa capa belíssima e vou ler assim que tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo releituras !!! Cinderela não é o meu conto favorito mas gosto bastante e ultimamente tenho ficado muito curiosa a respeito dos livros da Eloisa James pois estão falando muito bem dele !! Fico muito feliz que nessa releitura uma das mudanças é que Kate é uma personagem forte, por que eu achava cinderela um pouco fraca. Eu gosto muito de romances de época e o fato de que os livros de Eloisa tem umas pitadas de humor me deixa mais interessada ainda nos livros dela. Quero muito ler, e essa capa está muito linda assim como a de Quando a Bela domou a Fera!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Esse livro já está na minha listinha a algum tempo, gosto bastante de releituras de contos de fadas, se bem que já li umas adaptações medonhas. Curti o fato da Cinderela ser mais forte. A capa está linda, espero não me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju!!!
    Apesar de Cinderela não ser meu conto de fadas preferido, eu ainda assim gosto muito de releituras feitas de qualquer conto.
    Eu estava curiosa em relação a esse livro e mesmo que na sinopse não tivesse escrito que era uma releitura de Cinderela é meio óbvio por causa do título e da capa rsrsrs
    Adorei sua opinião sobre o livro e saber que ele também contém um pouco de humor dentro dele ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a história da Cinderela, e gosto bastante dessas releituras. Mas fiquei feliz por saber que esse livro não se baseou inteiramente no conto, mas tiveram apenas detalhes. Acho que também vou gostar bastante dessa história, e eu amo a escrita da autora. Só é uma pena que o livro não tenha sido bom desde o começo, mas que bom que ele melhora depois :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma releitura de contos de fadas, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi tudo que estão dizendo dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju
    Eu li esse livro a pouco tempo, e amei ele. Essa autora realmente sabe escrever muito bem. Eu também adorei isso de ter apenas alguns elementos da história da Cinderela, acho que isso já deixou o livro diferente da maioria. Mas também tive um pouco de dificuldade no começo, mas depois de uma parte, o livro ficou muito melhor. Agora estou doida pelo próximo dessa série!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Tbm amo esse "up" que alguns autores dão aos contos de fadas, ainda mais se for num romance de época. Ainda não li nada da autora, mas as resenhas salientam a boa narrativa e isso, pra mim, já é 80% de boa história garantida.
    Adorei Kate que não espera por ninguém, vai lá e faz, um príncipe que não tem nada de encantado, mas é encantador e que nome absurdamente comprido ele tem hahahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Ju!
    Gosto muito das releituras, embora a Cinderela não seja uma das minhas favoritas...
    Bom ver sua análise sobre o livro e saber que tem os melhores: clichês, não concebo um romance sem que eles apareçam...kkkk
    Ganhei ele e chegou por aqui, espero poder ler em breve.
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, amei a sinopse do livro e eu não conhecia essa escritora, eu amo livros de época. Gostei da historia ser uma releitura do conto de Cinderela que é um dos meus contos preferidos, e que bom que a personagem principal Kate é forte e não tem medo de enfrentar as coisas. Que pena que os primeiros dez ou quinze capítulos fizeram a trama ficar sem engrenar como você disse mas gostei bastante da sua resenha com certeza vou ler obrigado pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, essa série toda esta nos meus desejados, adoro releituras de contos de fadas! Para mim essa capa e a primeira são as mais lindas, a Cinderela é minha personagem de contos de fadas favorito, depois da Bela, claro hahah Louca para ler, alias principe pobre ele hem, precisando de um dote kkkk

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu já li várias resenha desse livro e tem uma premissa muito boa, ainda mas como uma releitura da Cinderela e ainda sendo romance de época, eu ganhei ele e estou muito ansiosa para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju
    Confesso que Cinderela não é meu conto favorito, e além disso li algumas resenhas bem negativas do livro. Por ser uma releitura do conto, eu não achei os aspectos tão parecidos e sinto que esse casal não tem tanta química quanto o do livro anterior, fora o ponto da leitura demorar a engrenar.
    Ainda pretendo ler o livro, não sei se chegaria a comparar a autora a Júlia Quinn como vi alguns falando por aí ... Espero mudar essa primeira impressão que tive da história, até porque releituras de contos de fadas são meus livros favoritos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiee!
    Estou tão animada com essa série, apesar de ainda não ter lido o anterior, tenho a impressão pelas resenhas que li que vou amar a escrita da autora. O que acho mais legal é que apesar das coisas que já sabemos pelo conto, ainda assim podemos ser surpreendidos com muitos outros detalhes. Quero muito ler, essa capa está um escândalo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!
    Confesso que não sou muito fã do conto de fadas de Cinderela, por isso não costumo ler releituras da Cinderela, mas Um beijo à meia noite está na minha lista de leitura - assim como também Cider & Ella...
    Mas confesso que fico contente em saber que Um beijo à meia noite não segui os padrões do roteiro original, a mudança que mais gostei foi sobre a protagonista, prefiro mil vezes personagens que lutam pelo que quer e que seja forte como a Kate, e fico contente em saber que o humor também está presente no livro, essa característica foi a que mais gostei em Quando a bela domou a fera...
    Você não foi a primeira que eu soube que teve problemas em relação ao enredo que não engrenou no começo da história, por isso irei preparada quando iniciar a leitura desse livro, sem grandes expectativas...
    Enfim, amei sua resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    estou doida pra começar essa série, desde o lançamento de Quando a Bela domou a Fera e todo mundo só comentando coisas boas sobre o livro, ai vem esse e a autora consegue deixar no mesmo patamar. Adoro esses livros com adaptações dos contos de fadas e ainda junta com o romance de época, não tem como não ler. Há e gostei de saber que nesse livro a Cinderela, não fica levando as patadas de boca fechada, porque isso me deixa com muita raiva quando fazem as adaptações desse conto de fadas.

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei muito afim de ler esse livro quando eu soube que eu não acesso a série aqui no Brasil depois de um tempo eu descobri que esse livro na verdade é o primeiro livro da série mas que só foi lançado como segundo porque na época de lançamento do primeiro livro Só lançaram ao da Bella porque estava usando o filme da Bela e a Fera na época com a Emma Watson do elenco e editora que esperar carona no Marketing mas eu adorei esse livro eu gosto autores fazer leituras de obras clássicas e eu gostei muito da vida dos protagonistas apesar de concordar com você você está com raiva porque ele só pensava em algumas partes

    ResponderExcluir
  21. Não li o primeiro nem esse mas quero muito ler. Já li varias resenha negativas em relação a esse livro, cada uma com o que diferente da outra. Quero muito ler para ter minha própria opinião, mas a história em si me pareceu meio forçada, acho que o casal não combina mesmo, mas não custa dar uma chance para o livro, afinal é um romance de época né!

    ResponderExcluir
  22. Tô louca pra ler os livros da Eloisa James.
    Parecem ser bem legais e bem humorados e eu adoro releituras, então...
    Ai A Kate me pareceu bem fofa e decidida, ao mesmo luta com força e determinação, também busca o amor e romantismo.
    bjsss

    ResponderExcluir
  23. Estou curiosa para ler os livros da autora, gosto de releituras ainda mais quando eles tem algo de diferente que não prende, ansiosa para ver os diálogos engraçados entre os personagens e acredito que irei gostaria muito, romance de época tem sido um dos meus gêneros favoritos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.