Tipos Incomuns - Tom Hanks

Sinopse: Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal.
Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção. Os contos têm algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel — às vezes menor, às vezes central.
Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs. (Skoob)
HANKS, Tom. Tipos Incomuns. Arqueiro, 2017. 352 p.


Quem diria que o renomado ator, diretor, roteirista e produtor, Tom Hanks, também leva jeito para a escrita. Depois de tantos filmes de sucesso Hanks escreve seu primeiro livro e, tenho que admitir, não parece que o autor está em sua primeira viagem.

Tipos Incomuns conta com dezessete contos que retratam pessoas comuns em seu cotidiano. Alguns contos são tão maçantes que demorei dias para terminar, mas em outros a leitura fluiu muito bem. Isso é bem comum já que é quase impossível achar um livro de contos em que todos sejam excelentes e agradem a todos que os leem.


Assim como a maioria dos livros de contos, a obra não tem uma sequência lógica, dando liberdade para o leitor escolher por onde quer começar ou terminar. Hanks nos envolve em suas histórias de uma forma surpreendente, já que ele não retrata nada de extraordinário, apenas pessoas comuns vivendo suas vidas. Me diverti bastante com a maioria dos personagens, que por vezes se apresentaram meio loucos, cada um com uma personalidade diferente. A riqueza de detalhes (algumas vezes exagerada) é realmente impressionante.

Pode ser que muitos venham a adquirir o livro por causa do autor (eu mesma fiz isso), mas garanto que a maioria não vai se decepcionar. Como a sinopse nos chama muita atenção para o fato de uma máquina de escrever estar presente em todos os contos (para quem não sabe, Tom Hanks tem uma coleção de mais de 100 delas), uma das minhas maiores distrações era procurar o papel que a mesma exercia no conto. Algumas vezes foi bem difícil, mas em outras ela já nos era apresentada de cara.


Um bom livro para quem quer descansar, Tipos Incomuns nos faz refletir sobre a nossa própria vida e nos personagens nela contidos. Me surpreendi bastante com o resultado da obra e, caso Tom venha a publicar outro livro, eu com certeza vou colocá-lo na minha lista de leitura.

Ale Afonso
Ale Afonso

16 comentários:

  1. Primeira resenha que leio sobre este livro e confesso que contos não é um gênero que tenho muito o hábito de ler...Mas creio que ainda sim achei bacana saber mais sobre os contos e que são bem diversos, tenho ele na lista de desejados ( caso consiga ele pego Skoob), teria interesse em ler devido ao autor mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Não conhecia o livro e não sabia que ele escrevia, gostei muito da resenha, gosto de livros que nos faz refletir sobre a vida.
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijão :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que leio deste livro que já está na lista de desejados tem um tempão. Tá, por ser do Tom..rs(admiro demais o trabalho do moço, ou seriam, trabalhos?)
    Só preciso ver ele em letras, até porque amo contos e gosto demais desta brincadeira de retratar coisas cotidianas e os contos não terem um sequência lógica!
    Espero poder ler em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Uau, essa coleção de mais de 100 máquinas deve ser muito legal né? kkk. Deve ser bons os contos. Gostei da resenha :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Sim, eu tenho vontade de comprar o livro somente pelo Tom Hanks, mas é bom saber que ele tem mais esse dom que é escrever. Confesso que contos não me atraem tanto, mas sabendo que todos envolvem algo que o ator/autor gosta tanto, fica fácil se envolver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale!
    Menina se esse homem escrever livro tão bem quanto atua eu já vou comprar na hora rsrs
    Gosto de livros de contos porque eu não preciso ficar preso só nele e posso intercalar com outras leituras. (não consigo fazer isso com duas histórias distintas por exemplo)
    Não sabia do lance da maquina de escrever e com certeza eu seria uma que ficaria procurando o sentindo delas em todos os contos rsrs
    Gostei da ideia e acho que futuramente possar comprar o livro pra me divertir um pouco com os contos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Alessandra!
    Tão bom ver um ator conceituado como Tom Hanks, mostrar que também tem o dom para escrita e ainda trazer um livro de contos que traz um pouco da personalidade diversificada das pessoas e suas histórias.
    E ainda com uma linguagem mais elaborada, mostra toda sua cultura.
    Interessadíssima em ler.
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alessandra.
    O Tom Hanks faz de tudo. Dirige filmes, participa deles e agora escreve livros! Queria ser talentosa que nem ele rs
    Não me interessei muito pelo seu livro, pois não leio muitos contos. Mas é bom saber que no geral é uma boa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Nunca tinha lido nd sobre esse livro, gostei bastante, e saber que o ator escreveu, é melhor ainda, sou fã do trabalho dle e tenho ctz q fez um bom trabalho nesse livro tbm, vou add aos desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito do ator Tom Hanks, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi como esse excelente ator se saiu com escritor, parece que surpreendeu mesmo hem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que o livro era de contos, fiquei curiosa por não ter nada de extraordinário e envolver o leitor, pois tenho receio de historias que tratam do cotidiano acabam ficando cansativas devido não ter nada demais, mas parece que o autor conseguiu agradar.

    ResponderExcluir
  12. achei bem inteeressante que apesar de a obra não ter nada de extraordinário ela envolver o leitor, eu achei a capa bem bonita e n sabia que o autor tinha uma coleção de maquinas de escrever, tbm n sabia que o livro se tratava de contos, deve ser um livro bem rapido de ler apesar dos contos maçantes!! Quem sabe algum dia eu o leia!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que ainda não conhecia o autor, por essa razão o livro me chamou a atenção exatamente pelo seu conteúdo, contos que nos faz refletir sobre nossa própria vida como em relação aos personagens que em alguns momentos tiveram uma personalidade diferente, dita como louca. Pela sua descrição foi uma leitura cativante, e envolvente, na qual sentir interesse em ler.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gosto do trabalho do Tom Hanks como ator e como pessoa nunca vi ele tendo nenhum atitude ruim, exagerada ou complicada. Quando vi o lançamento do livro fiquei com vontade de ler, gosto de livros de contos e foi bom saber que alguns são mais maçantes assim já sei o que esperar em alguns. Isso da máquina de escrever foi uma ideia bem legal. Não sabia ou não lembrava que o autor colecionava e imagino que linda deva ser a coleção dele. Espero que o livro tenha sucesso por aqui e que caso ele escreva mais algo seja publicado por aqui. Imagino que os fãs ficariam bem felizes.

    ResponderExcluir
  15. Contos não é o meu gênero favorito, acho que o único que eu li foi Deixe a neve cair, e eu gostei de duas das três histórias, a última sendo mediana. Esse livro de Tom Hanks, eu não senti vontade de ler, me passou a imagem de algo maçante. Talvez daqui a um tempo.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros de contos, e sendo do Tom Hanks me deixou com muito mais vontade de ler!
    não vejo a hora de comprar o meu!
    Parece ser bem escrito e bom pra passar o tempo, refletir com textos singelos e rápidos.
    bjss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.