Ainda sou eu - Jojo Moyes

Sinopse: Sequência dos romances Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, que arrebataram o coração de milhares de fãs, Ainda Sou Eu conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança.Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.
Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido? (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
MOYES, Jojo. Ainda sou eu. Intrínseca, 2018. 400 p.


Talvez Como eu era antes de você realmente não precisasse de uma continuação, como muitos leitores acreditaram na época do lançamento do segundo livro. Não pude criar uma opinião sobre isso, porque quando finalmente li a obra, já sabia do lançamento de Depois de você. Vou ser sincera ao dizer que achei que Ainda sou eu não teria mais história para contar, principalmente pelo fato de que eu havia tido essa impressão já no segundo livro. No entanto, agora que concluí a leitura, sinto que Lou realmente precisava desse terceiro capítulo e nem podia imaginar que uma conclusão tão perfeita pudesse existir para a personagem, e foi isso que o livro trouxe.

{ Quem não tiver lido os livros anteriores, favor pular este parágrafo.} Depois de se perder após a morte de Will e de juntar os pedaços com a ajuda de Sam, Louisa Clark sentia que ainda precisava viver novas experiências. Tendo em mente o "dizer sim para oportunidades", ela embarca rumo a Nova York para aproveitar uma oferta incrível de emprego. Longe de casa, da família e do namorado e vivendo uma rotina brilhante de glamour, mas cheia de segredos, ela precisa entender quem é ela mesma e o que quer para sua vida, agora sem interferência de ninguém.

"- É o mesmo céu - disse ele na penumbra. - É isso que temos que manter na memória. Ainda estamos embaixo do mesmo céu."

Foi bom encontrar nesse livro um misto dos melhores aspectos de Lou. Se no primeiro livro a garota era medrosa e acomodada e no segundo via o mundo borrado pela amargura da perda, nesse terceiro volume temos seu constante bom humor e sua doçura, junto à coragem de viver todos os momentos intensamente - presente de Will. Seus looks mais extravagantes e suas meias de abelhinhas também estavam presentes e, tudo isso somado, finalmente me fez transbordar de carinho por essa personagem.

De uma forma interessante, Will também esteve presente nesse livro. Sempre nas lembranças de Lou, é claro, que determinava seus passos como se visse o mundo pelo prisma do homem que lhe trouxe tanta coisa boa. Mas não só isso: algumas cartas antigas escritas quando ele esteve em Nova York tanto tempo atrás pareciam se encaixar perfeitamente ao humor de Lou ou lhe dar alguma sugestão não intencional sobre o que fazer nos momentos mais difíceis.

Outras cartas, e-mais e mensagens de celular também deram um bom tom à trama. Além de demonstrar que a comunicação com os entes amados do outro lado do oceano era um pouco truncada pela falta de proximidade e diferença de horários, essa construção deu veracidade ao texto, intercalando o dia a dia corrido da protagonista com contatos ocasionais com as pessoas que ela queria tanto - mas tinha dificuldade para - manter emocionalmente por perto. 

"Pensara que talvez me sentisse reconfortada por estar em casa. Em vez disso, senti-me sem chão, como se de repente me ocorresse que, naquele momento, eu não pertencia a lugar algum."

Nessa construção, foi possível conhecer novos personagens, que passaram a fazer parte do cotidiano de Lou, assim como acompanhar a evolução de outros já conhecidos. Amei alguns personagens novos, como Margot De Witt, cheia de estilo único e objetividade. Foi interessante perceber também como muitas vezes as pessoas que mais tinham condição de estender a mão ignoraram quando surgiu a necessidade, enquanto aqueles que nem sempre podiam ajudar, ou que nem mesmo tinham razão para fazer isso, davam tudo de si.

O mais importante do livro, porém, foi o fato de que Lou precisou tomar suas próprias decisões, escolher o que queria ou não manter em sua vida. O livro fala muito sobre escolhas, sobre como nos moldamos a elas e às pessoas que convivem conosco. Fala sobre se determinar por essas escolhas, sobre ser ou não refém delas e sobre estar consciente para viver com as consequências decorrentes delas.

De fato, Como eu era antes de você podia até não precisar de sequências para ser completo. Mas saber que a vida continua, que as coisas podem mudar e que você pode descobrir um novo você, uma nova forma de viver e de ser feliz, é realmente um presente. Em Ainda sou eu, Lou descobriu quem era ela, para além de seus pais, de sua irmã, de seus amigos ou de seus namorados. Lou como Lou somente, não complementar a alguém, mas em união com alguém, se assim preferir. O livro foi o final perfeito para Lou e eu espero que dessa vez seja definitivo. Eu não sabia que eu precisava desse livro, mas eu precisava, e Jojo sabia.

"[...] pensei em como uma mulher é sortuda quando encontra não apenas um, mas dois homens extraordinários para amar - e como é uma dádiva quando eles também a amam. Pensei em como somos moldados pelas pessoas que nos cercam e como precisamos ser cuidadosos ao escolhê-las exatamente por esse motivo. Então pensei também que, apesar de tudo, talvez seja necessário perder todas elas para de fato descobrirmos quem somos."

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. eu fui uma daquelas que por mim n precisaria mais de continuação, mas ao mesmo tempo queria muito saber o que aconteceu com Lou depois da morte de Will e etc, ainda não li o segundo livro, mas acabei ficando com muita vontade depois desta resenha, fiquei muito curiosa para saber qual foi o final que Jojo deu para Lou e o que estes dois ultimos volumes trazem para o nosso coração.

    ResponderExcluir
  2. JU!
    Não sabia que esse livro era a continuação dos livros anteriores da Lou Clark e fico bem feliz em ver que ela desabrochou e se tornou uma mulher madura e menos insegura, com vida prórpia e novos personagens nesse livro, acho fascinante a renovação causada pela Jojo, uma das melhhores escritoras, na minha opinião.
    Bom domingo!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, só assisti o filme e também fiquei pensando para essas continuações, mas se faz a diferença é bom ter. Fiquei feliz de saber que Will ainda esta presente neste volume e que a personagem esta melhor e seguindo sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Eu pertenço ao grupo que acreditou que a autora deveria ter "matado" a história no primeiro livro, já que o segundo,na minha humilde opinião, foi uma droga.
    Mesmo a gente tentando entender o lado de Lou, sobre a perda, a dor, no segundo livro ela não tinha mais nada da menina alegre e doce do primeiro livro.
    Ainda não pude ler este novo livro e ver como ela se saiu, mas pelo que li acima(primeira resenha),ela conseguiu retomar a ela mesma e com isso, se salvar!
    E talvez tenha sido este o "pulo do gato" da autora. Fazer o leitor entender por este lado, é preciso seguir em frente, mesmo em meio à dor, perdas e tristezas!
    Já está na lista de desejados e espero ansiosa poder conferir.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju.


    Embora, o Will estive de alguma forma, junto com a Lou, é possível também conhecermos e acompanharmos a nova vida dela, seguinte em frente.

    A autora deveria ter parado no primeiro livro, mas acho que de fato, o foco não era o Will, e sim, a vida da Lou... Independente de qualquer coisa ou momentos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a Lou no filme de tal forma que me apeguei a elace sua história. Embora uma grande massa tenha achado desnecessário eu achei super envolvente a continuação da historia dela isso quer dizer que estou super curiosa em ler esse ultimo. Só espero não desanimar pq qdo uma história se alonga demais ela pode se perder. Então sigo na torcida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    Assim, eu me encantei pela tua resenha, me fez deslumbrar o poder que o livro tem, mesmo diante do fato de eu não ter lido nenhuma dos livros anteriores. Mas fiquei interessada pelo universos de discussões e temas que a construção da narrativa oferecida pela autora traz nos livros. Certamente, eu sou do contra em relação à continuidades, sejam de livros, séries e filmes. Eu sou um tanto cricri com isso. Mas a continuidade de uma obra vai depender de duas vertentes: ou é realmente necessário, ou é desnecessário a ponto de destruir toda uma história. E descobrir em qual vertente a continuidade da obra vai seguir é um mistério.
    Eu fiquei tipo: nossa, tanta gente assim acreditou que a história devia ter encerrado no primeiro volume. Ok, entendo o sentimento. Mas, pelo visto a autora viu que havia de certa forma, a necessidade de escrever mais um livro. E pelo visto, ela aceitou em cheio.
    Bem, apesar de eu não ter lido os livros, eu assisti o filme que foi baseado no primeiro volume, e entre erros e acertos que uma obra cinematográfica possui, eu simplesmente me encantei pela narrativa do filme, e prova de que gostei, é de que chorei muito. hahahaha

    Enfim, ótima resenha e espero poder ler em breve.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Que lindooo!
    Eu só li Como eu era antes de você ainda, mas pretendo continuar pra poder estar atualizada com essa história linda ... Sem contar a escrita d autora que me ganhou!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro apenas vi o filme, acho a história muito legal pois mostra como podemos seguir a vida e dar a volta por cima mesmo depois de uma perda.
    Quero muito poder acompanhar o crescimento da Lou e saber como ela vai terminar e quais serão as escolhas que ela fará que pode mudar a sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum dos livros, mas já vi muita gente falando que gostou desse, que a Lou está descobrindo quem ela é, o seu lugar, isso é muito legal, e como você disse, serve pra vermos que a vida continua.
    Tô esperando chegar o Como eu era... aqui em casa porque quero ler os três.

    ResponderExcluir
  11. Li o Como eu era, e achei tão triste e decepcionante, que não quis ler os outros dois.
    Mas, confesso, gostei muito da sua resenha, e ela até me deu vontade de ler.
    Pelo jeito, a Lou conseguiu superar e viver com a saudade do Will, mas mais forte e buscando aberta e puramente sua felicidade.
    Tô pensando aqui se leio ou não, rsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju!!!
    Eu ainda continuo cismada com essas continuações de "Como Eu Era Antes de Você", pois para mim é que nem "A Culpa é das Estrelas" quando o livro terminou para mim e talvez seja por isso que não tem até agora uma chance para o segundo.
    Mas fico feliz que tenha gostado desse terceiro e que a Lou esteja vivendo e mostrando que a vida continua mesmo com seus altos e baixos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.