O Garoto dos Meus Sonhos - Lucy Keating

Sinopse: Desde quando consegue se lembrar, Alice tem sonhado com Max. Juntos eles viajaram o mundo, passearam em elefantes cor-de-rosa, fizeram guerra de biscoitos no Metropolitan Museum of Art... e acabaram se apaixonando. Max é o garoto dos sonhos – e somente dos sonhos – até o dia em que Alice o vê, surpreendentemente, na vida real. Mas ele não faz ideia de quem ela é... Ou faz? Enquanto começam a se conhecer, Alice percebe que o Max dos Sonhos em nada se parece com o Max Real. Ele é complicado e teimoso, além de ter uma namorada e uma vida inteira da qual Alice não faz parte. Quando coisas fantásticas dos sonhos começam estranhamente a aparecer na vida real – como pavões gigantes que falam, folhas de outono cor-de-rosa incandescente, e constelações de estrelas coloridas –, Alice e Max precisam tomar a difícil decisão de fazer isso tudo parar. Mesmo que os sonhos sejam mais encantadores que a realidade, seria realmente bom viver neles para sempre? (Skoob)
KEATING, Lucy. O Garoto dos Meus Sonhos. Editora Globo Alt, 2016. 264 p.


Apesar de não acontecer comigo, sei que é extremamente normal começar a ter pesadelos após uma grande perda. Quando Alice foi praticamente abandonada pela mãe, uma primatologista de muito sucesso, começou a ter sonhos tão horríveis que seu pai, um cientista, teve que ajudá-la de alguma forma. Depois de um período de testes de sono, ainda criança, Alice começa a sonhar repetidamente com um mesmo garoto, Max, o garoto dos seus sonhos. 

Desde que se entende por gente Alice sonha com Max, mas tem plena consciência que ele é fruto da sua imaginação até o dia que se muda para Boston com o pai e dá de cara com o seu Max no primeiro dia de aula na escola nova. Como nem tudo são flores, além de não ser nem um pouco parecido com a pessoa que aparece nos sonhos — a começar pela namorada Celeste —, Max não faz ideia de quem seja Alice. Bom, pelo menos ele diz que não.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Alice e a principal questão tratada no livro é justamente o porquê de Max e Alice sonharem um com outro exatamente os mesmos sonhos. A partir daí, além do desenvolvimento do romance dos personagens, Lucy cria um mistério muito instigante e nada forçado. O que eu mais gostei é que a autora não simplesmente jogou uma bomba nos leitores e deixou por isso mesmo, as coisas foram muito bem explicadas e têm até certa fundamentação científica.

A verdade é que eu me surpreendi muito com O Garoto dos Meus Sonhos. Eu sei que é bem preconceituoso da minha parte, mas no início achei que seria mais um livro clichê sobre relacionamentos perfeitos, mas Lucy Keating conseguiu um enredo sensacional. É claro que o romance não é deixado de lado, mas ele não é o foco da narração e isso foi o que mais me agradou. Além do mais, achei a explicação dos sonhos extremamente convincentes. 

Outro ponto positivo na obra foi o conflito criado entre mãe e filha: só para vocês terem ideia da gravidade do problema, Alice nem chama Madeline de mãe — o que é super compreensível, dado que a mulher saiu da vida da Alice quando ela ainda era bem pequena. Gostei bastante de como a Lucy resolveu esse problema em especial. Aliás, Lucy foi fantástica em resolver todos os problemas/mistérios da história, só amor para essa mulher.

De longe o meu personagem preferido foi o Oliver, que se tornou amigo de Alice desde o primeiro dia de aula. Oliver não é aquele tipo de personagem que está no livro apenas para tapar um buraco, ele é extremamente importante e bem construído, bem como todos os outros personagens secundários. Convenhamos que poucos autores focam na vida dos amados personagens secundários, não é mesmo?

A palavra perfeita para descrever O Garoto dos Meus Sonhos é doce. Diferente do que o enredo passa, não é nenhuma história adolescente boba, é muito mais que isso. A narrativa é tão fluida que não dá vontade de parar de ler de jeito nenhum e o que a gente mais quer é descobrir como essa conexão entre Max e Alice surgiu. Sim, Lucy Keating superou todas as minhas expectativas.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

15 comentários:

  1. Lendo a sinopse eu teria tirado as mesmas conclusões que tu em ser um livro clichê de adolescentes, mas tua resenha e comentários mostram mesmo ser um livro diferente. Embora fantasioso ele tem conflitos reais. Se é um livro que se imagina uma coisa e na real é diferente estou dentro, gosto de ser surpreendida sem saber o rumo que a historia está seguindo.
    Mesmo parecendo ser simples esse livro pode trazer algumas reflexoes para o leitor

    ResponderExcluir
  2. aah é tão bom quando os livros superam as nossas expectativas!! Ele realmente parece ser um romance adolescente bobo, mas gostei mt de saber que é bem mais que isso e que os personagens, até os secundários são bem construidos !! Quero muitto saber como Lucy resolve esse conflito que a Alice tem com a mãe, e tbm a justificativa dos sonhos. É um livro que despertou bastante meu interesse !!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.

    É encantador e ao mesmo tempo, surreal, os sonhos da Alice de repente, tornar-se real, mesmo que de uma maneira não imaginada.

    Afinal, nem tudo é como imaginamos ou como queremos que seja!

    ResponderExcluir
  4. Sendo bem sincera, nem se fosse um romance clichê, eu já iria gostar!rs Adoro enredos assim.
    Engraçado que a gente não anda se deparando com estórias que trazem isso de sonhos, fazia tempo que não via o tema ser usado desta maneira.
    Não só pela questão da romantização, mas pelo fato de também expor problemas familiares que muitos de nós já passamos ou conhecemos alguém que passa, passou.
    Gostei da definição "doce" e se tiver oportunidade, quero muito poder ler o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Achei que seria uma daquelas leituras leves sem aprofundamento, mas pelo visto não é nada disso e que mistério (adoro) intrigante esse dos dois terem os mesmos sonhos, me deixou bem curiosa em saber qual a relação entre os personagens que parecem que foram muito bem trabalhados. A leitra deve ser bem gostosa de acompanhar.

    ResponderExcluir
  6. Um livro com temática bem interessante e diferenciada, não vou negar. A primeira impressão que a sinopse trouxe foi de ser um livro bem juvenil e bem clichê. Porém, à medida que eu fazia a leitura da tua resenha, vi que ia além disso.
    Apesar disso, não me senti instigada em ler o livro, não nesse primeiro momento.

    P.S. A capa parece ser muito cute :3

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Não foi só você, eu também julguei o livro assim que o vi, não esperava nada além de um clichê romântico, e é bom saber que surpreende. Também gostei de como a autora trabalhou essa relação mãe e filha, mostrando a dificuldade de se conectarem depois do abandono. Outro detalhe que me chamou atenção foi a capa, achei muito bonita... Sobre o romance, bem, eu preciso ler para formar uma opinião, mas parece mesmo ser bem doce!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. olá Ana!
    Li várias resenhas sobre o livro e o msm sentimento continua, doçura e leitura fluida, preciso conhecer esse livro pr ontem, adora qdo a história prende o leitor, espero que eu consiga ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Que leitura boa então!
    Fiquei curiosa pra saber o porque eles sonham um com o outro e também pra acompanhar tudo o que se passa na história, desde o mistério até o romance.
    Acho muito positivo também quando vejo personagens secundários serem valorizados, afinal eles também são partes da história e como você disse muito bem, eles não estão para tapar buracos.
    Pela sua resenha achei de fato a história bem construída e no estila que eu ia gostar com certeza então quando tiver oportunidade lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, também achei que seria mais um livro clichê sobre relacionamentos perfeitos, nada contra também gosto, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser bem surpreendente e emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!!!
    Eu não me lembro bem se já tinha visto algo sobre o livro, mas acho que sim pois me lembro vagamente de algo sobre essa história.
    Eu achava que era algo mais para o clichê, mas enquanto lia sua resenha vi que não era bem assim e fiquei mega impressionada em querer saber como vai ser o desenrolar da história em si *-*
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ana!
    Quem nunca sonhou com seu amado e queria que tudo fosse realidade?
    Agora o fato de ela nem se tocar que ele já tem namorada e não é nada do 'príncipe' que ela sonha, é demais, né?
    Mas se o livro é fofo como diz, merece ser lido, adoro leituras mais ingênuas!
    Bom final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da história desse livro, parece ser bem diferente principalmente a explicação de porque os dois sonham estou bem curiosa para saber.
    É um pouco clichê mas nem tanto pois parece ter pontos bem diferentes do que estamos acostumados como o príncipe não ser encantado mas sim uma pessoa real com defeitos como todos.

    ResponderExcluir
  14. Mesmo que fosse uma história boba eu ia querer ler, achei super legal a sinopse, confesso que achei fofa mas tem esse quê de mistério que me deixou super intrigada pra descobrir o porque desses sonhos.

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa desse livro tão linda!
    E adoro livros com esses toques fantásticos, ligações, etc.
    Parece ser muito fofo e romântico, além de recheado de surpresas!
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.