Objetos Cortantes - Gillian Flynn

Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.
FLYNN, Gillian. Objetos Cortantes. Editora Intrínseca, 2015. 254p.

Este é o segundo livro da Gillian Flynn que leio, o primeiro foi O Adulto, que é basicamente um conto. Lembro de ter gostado bastante da leitura e fico me perguntando porquê não comecei a ler os outros livros da autora logo em seguida.

Objetos Cortantes conta a história de Camille Preaker, uma jornalista com um passado misterioso, que acabou de sair de um hospital psiquiátrico, pois se automutilava desde muito jovem. Agora ela vive em Chicago, mas nasceu e foi criada em Wind Gap, no Missouri, cidade onde teve que voltar à trabalho. Seu chefe ficou sabendo da morte de uma garotinha e o desaparecimento de outra, e deduzindo ser mais um caso de assassinato em série, solicitou que ela escrevesse uma matéria antes que outro jornal ficasse sabendo da história. Com isso, Camille se vê obrigada a encarar seu passado e se lembrar de coisas que deveriam ser esquecidas e enterradas.

Não se sabe muito sobre o que aconteceu com as garotas e é muito estranho como as pessoas tentam esconder os fatos de Camille, tornando o seu trabalho ainda mais difícil. E pra ficar ainda pior, ela está hospedada na casa da sua mãe e desde o começo vemos que a relação entre as duas é bem estranha. No decorrer do livro vamos descobrindo os motivos por tudo ser assim. E com essa volta a cidade, também descobrimos os motivos por Camille ter saído de lá. Ela acaba revendo muitas pessoas, pessoas que estudaram com ela, que fizeram parte de suas adolescência problemática e que continuam ali, como era de se esperar.


Fiquei impressionada com a forma que a autora consegue criar as personalidades dos personagens, é tudo tão profundo, que dá muita veracidade a história. Consegui entrar na pele de Camille, conhecer seus medos e suas mágoas. Foi a primeira vez que li um livro onde a personagem  se automutilava e confesso que foi bem complicado entender o que ela estava sentindo, pois foi muito real, doeu, principalmente por saber que muitas pessoas passam por isso e na maioria das vezes, sozinhas. No decorrer das páginas, vamos entendendo o quanto ela se sentia só, o quanto precisava de amor, um amor que ninguém nunca sentiu por ela, nem mesmo sua própria mãe. A vontade de fazer algo por ela foi presente em toda a leitura, eu só queria tirá-la daquela cidade, daquela casa, o mais rápido possível. 

Sinceramente eu não esperava uma história tão boa quanto essa, foi muito além das minhas expectativas, a autora me provou que posso ler seus outros livros sem medo, pois é certeza de que coisa boa virá.  Foi interessante como a autora mesclou as histórias sobre o assassinato e o passado de Camille, pois a todo o momento apareciam novas informações sobre as duas situações, deixando o livro com um ritmo muito bom.

São muitos personagens presentes na obra, praticamente toda a cidade aparece um pouquinho, muitos deles são bem importantes para a trama, mas só vou falar de duas pessoas. A mãe de Camille, Adora, é uma mulher desprezível, não demonstra amor por ninguém e é a culpada por todos os problemas psicológicos e sociais que suas filhas tiveram.  Ela com certeza é o tipo de pessoa que não devia ser mãe, é um verdadeiro monstro. A outra é a irmã de Camille, Amma, essa foi uma personagem que me deixou confusa, não sabia se sentia raiva ou pena da garota, pois muito do que ela se tornou, como eu disse, foi por culpa da mãe. A garota é tão perversa e pervertida, tem apenas 13 anos e muita maldade dentro de si. Mas ela também se sente só, sente falta do amor dos pais e parece tentar suprir isso de formas bem cruéis.

Acho que nem preciso dizer que amei a escrita da autora. Gostei muito do desfecho, acabou sendo uma das hipóteses que imaginei, pode parecer estranho, mas ainda assim fiquei surpresa com a formas que os fatos se desenrolaram. Apesar de achar que ficou bem corrido, não afetou de forma alguma o brilhantismo da obra. No fim, só fiquei ainda mais curiosa para conhecer as outras obras da autora e assistir as adaptações.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

15 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum livro da Gillian, mas esse me interessou bastante, o livro parece ser ótimo, e parece não ter deixado nenhuma lacuna em aberto !! É muito bom quando um livro supera todas as nossas expectativas e acaba nos marcando de alguma forma, fiquei muito curiosa para saber a respeito da mãe de Camille, e o quão monstro ela é e o que ela fez, certamente, voltar ao passado e avida antiga que Camille tinha com certeza gerou muitos conflitos dentro dela. Quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  2. Este assim como Lugares escuros estão na minha lista de desejados certo. Bom para ser sincera A garota exemplar me irritou de um jeito que jurei nao ler nada do autor.. Criar uma história louca como aquela, cheia de artimanhas e depois deixar sem final??? naaaaooo ne? ahahaha Na verdade quero muito ler os demais pois a escrita do autora flui embora tenha partes cansativas. Vendo tua resenha só demonstra outro livro daqueles.. Quero muito!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thuanne.

    A autora soube trazer à trama fatos em meio a uma trama de investigação e através da vida da Camille, cujo eles são muito importantes, e no qual muitas pessoas passam por ele. Seria mais um caso a parte, ou já vivido antes pela Camille?

    Enfim, já tenho minhas teorias!

    ResponderExcluir
  4. Quando li Garota Exemplar pensei:Essa autora veio para ficar!
    Andei sapeando pela internet O Adulto, ao menos, trechos dispersos e a escrita da autora se manteve.
    Objetos Cortantes eu não li ainda, apenas vi a adaptação(maravilhosa, diga-se de passagem),mas agora lendo sua resenha, deu vontade novamente de sentir as letras da autora.
    O passado bate à porta? O tempo todo!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Thuanne,
    Então, eu também só li um livro da autora, mas pretendo ler outros, a narrativa dela é incrível.
    Imagino que não deve ter sido fácil acompanhar a protagonista e descobrir tudo o que ela passou, é bem marcante, e fiquei bem curiosa para tentar entendê-lá... Fiquei sabendo a pouco tempo da adaptação e também quero assistir. Sem dúvidas a autora conquista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hey Thuanne!
    Primeira resenha que leio do livro, não conheço obras da autora, mas me pareceu ser boa e agradável, falou que é um enredo sombrio e inesquecível e já me interessei, espero ter uma oportunidade de conhecer melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Interessante o tema abordado da família, uma mãe que não liga pras filhas, tem muitas assim na realidade e isso acaba afetando os filhos e sobre a automutilação também não li nenhuma historia com esse tema, fico imaginando o sofrimento da pessoa para chegar a esse ponto a personagem deve estar passando por poucas e boas. A leitura deve mexer muito com o leitor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Thuanne!
    Também li "O Adulto" recentemente e adorei a autora!
    Até porque ela escreveu "Garota Exemplar" que apesar de não ter lido eu ameeei o filme!
    Sou louca pra ler todos os outros livros dela mas to esperando a grana aumentar um pouquinho rsrs
    Ai adoro quando leio e sinto que a profundidade dos personagens! Sempre me conecto mais ainda e fico super mais agoniada na história (eu gosto ahahaha)
    Adorei a resenha e agora estou com mais vontade de ler, espero em um futuro próximo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Thuanne!!!
    Eu ainda não tive acesso a nada da autora, mas acho que o livro dela que ouvi mais falar "Garota Exemplar" não me chamou atenção e nem resolvi arriscar.
    Esse livro tem uma pegada que até curto que é fazer a gente refleti sobre determinados assuntos, mas ainda sou um pé atrás com a autora e nem sei como conseguiria lidar com as obras dela ainda.
    Porém, amei a sua resenha e é um fato a se pensar em ler os livros da autora.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Thuanne!
    Nossa! Estou com o livro aqui para leitura, mas nem sei quando a farei, embora depois da sua resenha mais que perfeita, acho que irei passar na frente.
    Crimes acontecendo assim e uma protagonista tão eficaz, tenho de ler e é logo.
    Bom final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  12. Bem, a obra que conheço da Gillian (mas que ainda não li) é "Garota Exemplar". Não sei a respeito do livro, mas o filme que foi adaptado ao livro em questão não me agradou tanto.
    Mas, visto sua crítica à escrita da autora, acredito que seja relevante dar uma oportunidade para "Objetos Cortantes" e até mesmo, para "Garota Exemplar".
    A abordagem da característica da personagem deixa um quê de mistério, visto a necessidade pessoal que acredito que cada leitor terá em querer desvendar o porquê a personagem de comporta de tal forma que sente a necessidade de praticar a mutilação em si mesma.

    Buscarei certamente ler esses livros em breve, afim de ter minhas próprias opiniões para as obras.

    Beijinhos, Thuanne!

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma história bem legal cheia de mistérios tanto da história da personagem quanto da morte da menina. Adoro livros assim, nos prendem até o final.
    Quero muito ter a chance de ler pois já não é a primeira resenha positiva que leio desse livro.

    ResponderExcluir
  14. A segunda resenha que leio aqui no blog dessa autora, e também fiquei bem curiosa pra ler.
    Com certeza, esse também deve ser um livro com uma carga pesada, mas que a autora sabe bem desenvolver tudo né. Fiquei curiosa tanto pelo mistério do livro, quanto pra descobrir mais sobre a vida de Camille.

    ResponderExcluir
  15. Eu estava na dúvida entre lê-lo ou não, mas agora lendo sua resenha, me deu mais vontade.
    É que tentei ler Garota exemplar e não consegui, não gostei da escrita da autora, então, fiquei receosa em ler suas outras obras.
    Mas a história da Camille parece ser muito forte e triste, que mexe com a gente mesmo.
    Vou querer ler sim, em breve!
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.