Sinopse: Momo é um Border Collie que adora se esconder. Ele está esperando pacientemente que você o encontre nestas mais de cem fotografias incríveis de paisagens rurais e urbanas, lugares comuns e inusitados, tiradas por seu melhor amigo, Andrew Knapp. Dê uma olhada. Será que você consegue achar Momo? (Skoob)
KNAPP, Andrew. Ache Momo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. 144 p.
Até pouco tempo atrás, eu não tinha olhar para fotografias. Sempre fui um horror para tirar fotos, e nunca entendi direito aqueles pequenos detalhes que fazem uma imagem tão bela. Também nunca gostei de folhear álbuns de família, e não tinha paciência para ir a exposições, por exemplo. No entanto, de uns tempos para cá, comecei a reparar as matizes que diferenciam uma foto bem feita de uma feita por um leigo. Zoom, foco luz e outras coisas importantes nas imagens finalmente começaram a fazer sentido para mim, e isso mudou minha visão sobre as películas. Continuo tão leiga quanto antes, mas agora eu aprecio as imagens, e isso faz toda a diferença.
Quando recebi Cachorros Submarinos em parceria com a Editora Intrínseca no início do ano, fiquei fascinada com aquelas imagens. Descrevi as fotos como "um balé de cores, bolhas e cachorros dançantes embaixo d'água", já que recebi uma explosão de cores transmitidas nas imagens daquelas fofuras. A proposta daquele livro tem pouquíssima semelhança com a de Ache Momo, mas foi depois dele que decidi conferir também o livro de Andrew Knapp.
Além de nos presentear com imagens belíssimas de cenários bastante diversificados, Ache Momo é também uma brincadeira, já que o objetivo é localizar o cachorro em cada foto, semelhante a "Onde está o Wally?". Em algumas imagens, existem dicas, pois é realmente difícil encontrar o animal. Em outras, pelo padrão das fotografias anteriores, é intuitivo imaginar onde Momo estará.
Essa brincadeira se torna extremamente divertida, já que, em algumas imagens, Momo parece estar rindo às suas custas. Então, quando o cachorro é encontrado, é recompensador, e facilmente uma gargalhada escapa do fundo da garganta. Para quem não conseguir, de maneira alguma, encontrar Momo nas imagens, no fim do livro há explicações das fotos com destaque para o local onde ele está escondido.
Outro aspecto positivo da obra é que, intercalados às imagens, existem comentários sobre o Momo e algumas curiosidades sobre ele. Andrew conta as situações com um toque de humor que insere o leitor na história do Momo, faz parecer que o cachorro é próximo a nós, e torna o livro mais engraçado.
Destaque para a Edição da Intrínseca, que fez o livro todo colorido e com detalhes que o tornaram ainda mais agradável visualmente.
Ache Momo é delicioso, lindo, divertido e apaixonante.
Oi Ju
ResponderExcluirEu amo esse livro e já o li várias vezes, eu acho o Momo tão fofo!! Meu sonho ter um cachorro dessa raça, muito lindo!
Eu fico emprisionada com a forma que ele se coloca nas fotos, lindo.
beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
oi ju!! nunca li esse livro mas me encantei pela legenda adoreii heinnn adoro livros de animais
ResponderExcluirJá estou amando o Momo. Conheci o livro ontem, por causa de uma amiga, e desde então estou querendo muitoooooooooooooo! s2
ResponderExcluirOi Ju! Amo fotografia e animais, estou doida para aquirir esse livro, Momo é super fofo, esse livro parece ser maravilhoso!
ResponderExcluirBeijos!
Olá Ju,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e nem preciso falar que quero um, pois tenho um border collie também e gosto demais de fotos, dica mais do que anotada....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirAchei uma fofura, amo fotografia, e esses livros estão muito bons, olhar pra fotografia e observar exatamente o que fotografo quis capitar e nos mostrar é sempre surpreendente.