Sinopse: Dimitri gave Rose the ultimate choice. But she chose wrong...
After a long and heartbreaking journey to Dimitri's birthplace in Siberia, Rose Hathaway has finally returned to St. Vladimir's-and to her best friend, Lissa. It is nearly graduation, and the girls can't wait for their real lives beyond the Academy's iron gates to begin. But Rose's heart still aches for Dimitri, and she knows he's out there, somewhere.
She failed to kill him when she had the chance. And now her worst fears are about to come true. Dimitri has tasted her blood, and now he is hunting her. And this time he won't rest until Rose joins him... forever.
- Era isso? - perguntei finalmente.
Ela me surpreendeu novamente com um sorriso genuinamente divertido.
- Era isso? - repetiu ela. - Rose, você esteve lá fora por quase uma hora. Você passou por aquele teste voando, provavelmente um dos melhores exames que esta escola já viu.
- Sério? Pareceu-me... - fácil não era exatamente a palavra certa - Foi uma névoa, isso tudo.
Minha mãe apertou minha mão.
- Você estava incrível. Estou muito orgulhosa de você.
A realidade daquilo realmente, realmente me atingiu, e eu senti um sorriso brotar de meus lábios.
- O que acontece agora? - perguntei.
- Agora você se torna uma guardiã." (Spirit Bound, pág. 31 - tradução livre)
Tudo o que havia ficado pendente com Lissa antes de sua partida agora estava resolvido e Lissa a faz prometer que a levará caso haja uma nova "aventura". Rose agora também está cumprindo uma outra promessa que tinha feito antes de partir, de dar uma chance a Adrian quando voltasse.
Mas as cartas de amor - e ameaças de morte - que recebe de Dimitri a lembram constantemente que ainda há algo pendente em sua vida e que precisa fazer alcançar seu novo objetivo antes que ele a encontre: libertar Victor Dashkov de uma prisão que ela não tem idéia onde fica, descobrir através dele como encontrar seu meio irmão, Robert, usuário de espírito, e entender como este foi o único a conseguir trazer um Strigoi voltar à vida. E claro que ela não iria sozinha. Lissa e Eddie a acompanham e, por alguns detalhes do destino, Adrian se junta a eles em mais essa missão ensandecida.
Spirit Bound (Laços do Espírito na versão brasileira) é o quinto livro da série Academia de Vampiro e contém todos os ingredientes que a consagraram. Aventura, ação, suspense, emoção, romance... e mais um final de deixar qualquer um de queixo caído.
A narrativa de Richelle Mead foi mais uma vez impecável, tanto que se tornou até difícil escolher apenas um trecho para citar no início da resenha. O que mais gosto na história é que a autora não tem medo de apostar seus personagens. Ela destrói a história, mata nossos queridinhos, estraga tudo, só para ter o trabalho de reconstruir depois. Só que, assim como uma ferida que deixa cicatrizes, nada pode ser perfeito outra vez.
Talvez por isso, me senti vazia, abandonada lendo esse livro. Ele foi ótimo relacionado à história, mas... era tudo tão diferente. Não sei se eu já estou sentindo certo receio pelo fim da série, ou se é pelas mudanças que se deram durante toda ela, na Rose, ou em mim mesma enquanto lia os livros. Chegar à formatura e sair da São Vladimir (não é spoiler) me deu aquela sensação inconfundível e incômoda de que nada daquilo voltaria mais.
Eu chorei um pouco nesse livro. Chorei pela dor de Adrian, pelo Dimitri e, ainda mais, pela dor de Rose. Tantos planos dissolvidos, tantas coisas que poderiam ter sido por causa, vários "se" e vírgulas que se impõem nos caminhos dos personagens. Mas eu também ri bastante. Eddie, Christian e Adrian soltaram algumas tiradas que me deixavam gargalhando, como sempre.
As pressões pelas quais nossa protagonista passou nesse livro foram atordoantes, e ela ficou tão irritada e histérica que eu quase fiquei com raiva dela, isso porque é uma das personagens que eu mais gosto. Rose está um pouco menos inconsequente e impulsiva, visivelmente mais madura, mas continua maluca como sempre, até porque os planos dela são um pouco mais "ambiciosos" dessa vez.
E assim como a Rose, subestimei muito o Adrian. Não que não gostasse dele antes, mas ele não era perfeito. Só que eu me enganei. Ele foi tão maravilhoso nesse livro, tão intenso, que foi impossível não me sentir totalmente apaixonada. Mas, também como a Rose, não era fácil esquecer aquilo que Dimitri desperta e, por isso, ainda não teria dúvidas do que escolheria se tivesse opção. O Dimitri, foi... era como se não fosse ele. Não há como falar muito sem soltar spoilers, mas foi quase decepcionante. Eu entendi suas atitudes, mas não concordei. Ao menos tive boas esperanças no final.
A Lissa também surpreendeu nesse livro. Mostrou mais força e determinação do que em todos os outros livros juntos e batalhou o quanto pode para acompanhar Rose e ajudá-la no que fosse necessário, saindo daquele papel de ser sempre quem precisa de ajuda. Também não fez nenhuma burrada, e as visões de Rose por meio da mente dela foram bem mais necessárias agora.
E que final foi aquele? Eu juro, eu já sabia do que aconteceria e mesmo assim não consegui não ficar surpresa. Só que essa vez foi a mais frustante de todas. A história não termina, fica totalmente incompleta, e eu não consigo nem imaginar o que pode vir pela frente, já que eu consegui, firmemente, evitar todos os spoilers do próximo (último) livro da série. E agora eu tenho que rezar para que chegue logo Last Sacrifice, que solicitei pelo skoob.
obs.: o livro foi publicado no Brasil como Laços do Espírito.
Ainda não li essa serie
ResponderExcluirMas tenho muita vontade, sempre falam muito bem
E as capas são lindas
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi Ju, ainda não li este livro, mas sua resenha está muito boa. é uma pena não ser meu estilo predileto, mas pela sua resenha vala a pena ler.
ResponderExcluirBju
Olá!
ResponderExcluirEu comprei os três primeiros livros da série, e não vejo a hora de ler!!
Estou bem curioa, vejo bons comentários sobre!!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Gosto muito desse livro embora não seja meu preferido *-* mas é com certeza super bom.
ResponderExcluirBeijinhos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com
Oi Julia,
ResponderExcluirAi que resenha perfeita, amei o trecho que você citou sobre a formatura.
Preciso deste livro urgente! \o/
bjos
Ah, tenho os três primeiros livros dessa série já faz um bom tempinho, porém ainda não tive tempo de lê-los, mas confesso que tenho bastante curiosidade. Dei uma lida rápida na sua resenha, quando ler o livro volto aqui e faço um comentário descente 'Haha.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life
Hey (:
ResponderExcluirNão li a resenha pois ainda não li os outros livros da série :/ Mas aposto que a resenha deve estar tudo de bom :D
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Também não li a resenha, pois ainda não li os outros livros e pretendo ler um dia. Mas espero que tenha gostado do livro, heh.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Julia!
ResponderExcluirQue resenha linda. Você sabe que começei assim com VA: "história legal... depois "OMG! QUE LIVRO INCRÍVEL!"
Quase comprei ele recentemente, mas como a grana é curta tive que escolher entre ele e as sequências de Jogos Vorazes e como estavam com um bom preço, deixei VA pra depois (foi uma escolha difícil). Estou ansiosa por este livro, sinto que terei um surto fangirl quando ler o volume 5. Eu amo o Adrian, mas Dimitri é Dimitri. Tomara que a editora não demore muito pra lançar aqui o Bloodlines\o/ Porque assim que ler o último, eu tenho que ler o spin off de VA.
Adorei a resenha.
Falam tão bem dessa série mas eu não tenho muita vontade de ler.
ResponderExcluirVou acabar dando uma chance, já que se todos gostam, de fato deve ser bom... mas não é prioridade =/
Bjo
Olá Ju!
ResponderExcluirPrimeiro perdão pela demora em fazer uma visita. Estou surpresa, seu blog está ainda mais lindo.
Confesso que não li a resenha. Ainda li nada dessa série, por isso estou evitando spoiler. Tenho até vontade de ler pq mta gente elogia, mas a fila tá grande. Tenho tantos livros na estante que não tenho ideia de quando poderei me dar a esse luxo.
BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros
parece bom, ainda não tinha visto esse =)
ResponderExcluirhttp://himi-tsu.blogspot.com/
Pulando para seus comentários no final, não quero nenhuma dica do que eu ainda encontrarei nas minhas leituras.
ResponderExcluirParei minha leitura no segundo livro, sei que se continuar só vou querer parar quando chegar ao último e para isso tenho que esperar serem lançados no Brasil.
Beijos, Caline
Mundo de Papel
Oie Julia, não pude ler a sua resenha, pois não li nenhum livro da serie ainda, mas tenho muuuuita vontade.
ResponderExcluirBjs
Amanda
(http://leituraentreamigas.blogspot.com/)
Nossa essa é a capa mais bonita da série.
ResponderExcluirJulia, acredita que até hoje não consegui terminar de ler o Beijo da Sombras, eu tinha começado aí eu parei, vou ter que ler tudo de novo porque já esqueci do que eu tinha lido. Ah!
Beijos-glowofthemoonlight-
Spirit Bound me castigou bastante, sofri horrores com esse livro, mas, pelo menos não chorei tanto quanto em Promessa de Sangue.
ResponderExcluirTe digo que li Spirit Bound logo que foi lançado, mas até hoje não li Last Sacrifice, acredita? Tenho tentado adiar o inevitável rs
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Oi Julia!
ResponderExcluirEu estou comprando as versões nacionais, então vou aguardar sair o livro em português para ler ^^
Mas adorei sua resenha! Acho que você conseguiu passar perfeitamente tudo que sentiu durante a leitura.
Que bom saber que a Lissa melhorou nesse livro, acho ela tão irritante.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
ei Ju,
ResponderExcluirgostei muito da sua resenha. ^^
Ainda não li nenhum livro da série e estou com medo de começar e no final da série o Dimitri morrer, rsrsr.
beijos.
Indiquei uma tag pra você, se lhe interessar não deixe de responder.
ResponderExcluirhttp://eisarah.blogspot.com/2012/02/tag-11-perguntas.html
A sua resenha está ótima Julia.
ResponderExcluirEu também chorei rios nesse livro. Amei, e o odiei o Dinka, a Lissa.
Até sonhei... hehehe, e também me senti como se faltasse um pedaço de mim quando acabou o livro (sem dramas).
Richelle Mead é perfeita!
Estou te seguindo
Beeijos
#Resenha Falada
Amo essa série!!!!! Amo, amo , amo!!!!!!
ResponderExcluirBiahB - Garota Pai D'égua
www.garotapaidégua.com
Oi Julia.
ResponderExcluirTive que pular a resenha, pois não quero comprometer as minhas próximas leituras, ainda mais porque até agora só li o primeiro livro da série! Mas pretendo ler logo os outros...
Beijos.
http://booksedesenhos.blogspot.com