Chama Imortal - Valentine Cirano

Sinopse: Por quanto tempo perdura um verdadeiro amor? O tempo pode apagar a chama ardente da paixão?
O belo romance “Chama Imortal” mostra que o verdadeiro amor, não somente permanece por uma vida, mas dura para sempre, através de uma bela ficção.
A autora narra a estória de um casal (Nivar e Lohanna) que encontrará no transcorrer da vida a maior recompensa de nossa temporal existência, a saber, o amor. Afinal, o verdadeiro amor transpõe os liames da existência humana, se perpetuando por gerações na eternidade.
Nem o tempo, nem a distância, podem apagar a Chama Imortal da paixão.
O romance mais belo de 2010, que tem levado vários leitores a uma reflexão sobre os limites do verdadeiro amor.
Conheça a saga dos guerreiros imortal, uma grande aventura cheia de romantismo, encanto e magia que vai te conquistar.(Skoob)
 CIRANO, Valentine. Chama Imortal. Reflexão: 2010. 340 p.

Em 2223 a.C., um velho homem, com alma de guerreiro, resolveu procurar entre o povo as melhores crianças, as quais treinaria para serem grandes guerreiros a defender sua terra. Escolhidas oito entre todas, foram levadas para o deserto e criadas como filhos de Habis.

Lohanna, a única garota entre os guerreiros, se apaixonou cedo por Nivar, o mais nobre dentre estes. Nivar, que logo viu-se retribuindo ao amor da garota, pediu-a em casamento, permitindo a ambos viver uma felicidade inimaginável.

Essa felicidade, entretando, não durou muito tempo. Lohanna, após descobrir a possibilidade de tornar-se imortal, não sentia-se mais satisfeita com o que tinha; acreditava não estar pronta para a morte, e que a imortalidade valeria se tivesse Nivar sempre ao seu lado.

Marido e mulher partiram juntos em busca dessa dádiva, e a alcançaram. Havia, contudo, um preço: se permanecessem juntos, morreriam, ficando condenados a vagar pelo mundo, vendo todos aqueles que gostavam partirem, sem que pudessem viver seu amor.

A história criada por Valentine Cirano é bastante interessante, e a forma como ela inseriu os personagens nas passagens dos séculos, com os detalhes de cada fase histórica, foi muito bem montado. A capa do livro é linda, mesmo sem orelhas, e os capítulos são pequenos, o que ajuda no momento da leitura. A divisão dos capítulos possui a mesma imagem da capa, em preto e branco, o que deu um toque todo especial.

Há, entretanto, alguns aspectos que poderiam ter sido melhor elaborados, e trariam maior atratividade à obra. Uma característica marcante, durante todo o livro, é a utilização de mesmas palavras e expressões repetidas vezes durante a história, o que nem sempre é agradável, mas que substituídas por sinônimos ou frases similares poderiam inclusive enriquecer o texto. Durante a trama, também senti que algumas passagens foram narradas de forma superficial, com pouca descrição; para isso, acredito que poderiam existir mais cenas contando sobre como aconteceu o amor de Lohanna e Nivar, cenas da intimidade dos dois, para que pudéssemos nos identificar mais com o casal.

Em relação aos personagens, Nivar era virtuoso até demais, pois mesmo amando Lohanna como amava, aceitou ser abandonado tantas vezes sem que isso mudasse o que sentia pela mulher. Lohanna, entretanto, conseguiu rigozijar-se com a imortalidade mesmo sabendo que não poderia ficar ao lado de seu marido, e aceitou com muita sobriedade o castigo que recebeu, principalmente sendo culpa sua. A personagem também me deixou irritada com o passar do tempo, pois mesmo depois de séculos de solidão, via por única opção continuar vivendo daquela forma vazia.

Mas são exatamente esses detalhes que me levaram a avaliar as concepções não explícitas na obra de Valentine. Até que ponto somos egoístas, ao trocarmos a felicidade por coisas vazias e fúteis? A imortalidade, vista como "normal" ou até como um "felizes para sempre" em muitos dos livros que lemos, valeria mesmo a pena? E as consequências que isso traz para a vida? E as pessoas que veríamos passar por nós, por nossa história, como se fossem árvores nos canteiros da estrada, mas que logo ficam para trás? Sei que é uma analogia tola, mas fiquei imaginando como será que a Bella, da saga Crepúsculo, se sentiria após o primeiro século como vampira. E quanto à eternidade?

E foi com essas e tantas outras questões, para mim mesma, que terminei de ler este livro. Encontrei alguns erros de digitação e português, alguns que poderiam até passar despercebidos a um olhar menos atento. Agradeço muito à Valentine Cirano, que propôs parceria ao blog e me permitiu conhecer seu trabalho.
j
j

35 comentários:

  1. Ah não sei não, me pareceu interessante mas não me deu muita vontade de ler..
    Adorei a capa!

    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Até que gostei da história, me pareceu aquelas coisas de filme medievais. Sempre fiquei pensando sobre essa questão da mortalidade, mas depois de um tempo, a Bella deve ter se acostumado a ela (e quem não se acostumaria com um Edward daqueles???) rsrsrs
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Julia, adorei sua resenha!
    Com certeza me deixou mais curiosa à respeito da história, além de que achei muito interessante os pontos que você levantou sobre a reflexão que o livro desperta!
    A história parece ser linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser bem interessante. Gostei do mote do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. A trama do livro é super interessante, mas minha lista de leituras está imensa, então estou com medo de acrescentar mais livros. Muito boa sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. ei Ju,
    adorei a resenha, ficou mara.
    Uma pena que o livro não me interessou, estou muito chata com leitura ultimamente, kkk.
    Talvez eu leia um dia, mas por enquanto passo. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que a história não faz muito meu estilo, mas gostei da sua resenha, bem sincera e rica em detalhes! Mesmo não tendo lido esse livro, compartilho das suas reflexões sobre imortalidade e eternidade. Eu acho que deve ser algo bem vazio e monótono...

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Ei Julia,

    Achei o mote interessante, mas não faz tanto meu estilo. Vou aguardar mais resenhas, gostei muito da capa também ^^

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!
    Parece meio medieval, mas achei bem ineressante, nunca havia ouvido falar desse livro!
    Ótima resenha!

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  10. O livro me pareceu em si bem interessante, quem sabe quando minha fila de leitura diminuir, eu até posso lê-lo. Enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  11. Achei o tema interessante, mas não chamou muito a minha atenção.
    Tbm acho meio chato quando tem palavras repetidas diversas vezes =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi Julia!
    O livro parece interessante!
    Parabéns pela parceria :D
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Hey :D
    Não sabia desse livro, mas me deixou bem curiosa. Gostei da história e sua resenha ficou muito boa, gostei :D Parabéns por essa parceria, né (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro é muito bonita
    mas a sinopse não me chamaria a atenção, então acho que não vou ler =/
    mas está muito boa a resenha ^^
    beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela pareceira com a autora e pela resenha. Mas sinceramente acho que não leria, não, só pelo título não gosto muito, não tenho muito paciência para esse tipo de livro..

    beijos Ju!

    ResponderExcluir
  16. Muito diferente a história, me lembrou um pouco Hancook (quem assistiu vai sacar rs)

    Não sei se leria mas é achei interessante esse questionamento da imortalidade que vc afirma que a autora faz no livro. (Eu também já me perguntei como Bella e Edward estariam depois de 100 anos de casamento ^^).

    teh mais

    ResponderExcluir
  17. Oi Júlia *-*
    Eu estava esperando muito por essa resenha!
    Desde que vi o livro por aqui, fiquei com vontade de lê-lo.
    Pelo que vi como um todo o livro te agradou, e sobre esse problema da utilização das mesmas palavras e expressões, já li um livro assim e me irritou profundamente hehe sei que é um vício e as vezes nem é culpa do autor, mas uma boa revisão pode ajudar a diminuir isso.
    E você filosofou no finalzinho da resenha hein?! HAHAHA
    legal quando um livro faz isso com a gente.
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Ei Julia!

    Não conhecia o livro. A capa lembra a trilogia Millenium.
    Eu acho que ao lado do gatão do Ed ela não se sentiria enjoada não XD #momentopiriguete
    Se pintar, leio sim! Parabéns pela resenha ^^

    Bjins
    ps.: parabéns pela parceria.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da história e a resenha está ótima! Fica aqui mais um para minha lista de desejados rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. OI Ju!

    Esse livro está sendo bastante comentado na blogosfera.

    Saber q o livro repete palavras me desanimou um pouco. A leitura fica cansativa e enrolada. Deveria ter um trabalho de revisão melhor, né. Eu gostaria de ler, mesmo assim. O tema é interessante e chama minha atenção.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser bem interessante, mas eu não fiquei com muita vontade de ler.

    Talvez minha pilha de 'a serem lidos' tenha influenciado rsrs


    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  22. Achei muito legal a história do livro. Diferente do que estou acostumada a ver! *-*
    Realmente gostei...
    E achei interessante que trate sobre a imortalidade, mas, de um jeito negativo. Pq, geralmente, quando aparece em livros, todos desejam a imortalidade e mostram como algo positivo, a gente que pensa se é realmente bom ou não.
    Eu não sei se seria tão ruim, pq depois de tanto ver pessoas partindo, vc meio que se acostuma. Mas, sei lá... eu acredito que tudo tem seu lado positivo e negativo, o lado positivo de ser imortal seria fazer tudo que sempre quis e o lado negativo seria perder pessoas importantes e no caso do livro, deixar de viver o amor que sempre quis, para desfrutar de uma falsa felicidade que a imortalidade poderia garantir, mas, não garante.
    Ah, sei lá, acho que somos perfeitos do jeito que somoos, haha =)
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  23. Oiii ^^
    Fiquei bem em dúvida se quero ou não ler esse livro, com todos os erros e probleminhas que você situou, mas ainda assim a história me cativou e dei um curiosidadesinha, haoeihaoeihaoieh, acho que se tiver a oportunidade vou ler sim sabe? XD

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Julia.
    Adorei a resenha. Estava mesmo querendo conferir uma opinião sobre este livro, pois só fez aumentar mais ainda a minha vontade de conhecer a obra.
    Beijus.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  25. Julia,
    A temática do livro é bem distinta, heim? Ah, os tais dos amores eternos... Difíceis, não?
    Tive a impressão de que Lyanna não é uma personagem com potencial para ser querida pelos leitores. Em contrapartida, adoraria conhecer um pouco mais a respeito desse sentimento tão forte que a liga ao marido. O título, a propósito, foi extremamente propício. "Chama imortal", tal como a paixão, o amor...
    Sua resenha ficou muito bem escrita.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  26. Olá Julia :D
    Também fiz parceria com a Valentine, e ela me mandou esse livro.
    Ainda não comecei a ler, mas agora estou ansiosa para lê-lo.

    Ainda não postei sobre a minha parceria, mas amanhã farei isso.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  27. Recebi este livro esta semana, ja estava querendo ler, mas sua resenha me motivou mais...

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Ju!
    Eu gostei bastante da capa desse livro e a história parece ser muito interessante, mas como esse não faz muito o meu estilo de leitura eu nem fiquei muito empolga pra ler. Você resenha muito bem, gostei de verdade!
    Adorei conhecer o seu blog.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Julia interessante a história desse livro, parece que a autora conseguiu criar algo bem legal só não soube explorar isso direito. Os erros de ortografia e na revisão são cada vez mais comuns nos livros e isso tem me irritado profundamente. As vezes é algo tão irritante que tira a beleza do livro.

    Xero.

    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha lido algo sobre esse livro, a capa parece ser linda mesmo.

    Gostei da história, seus comentários me lembraram a série Os Imortais, acho que pelo fato da culpa que os personagens carregam, e até um ponto, a aceitação desse “castigo”. Vou procurar mais sobre o livro.

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  31. Já tinha lido uma, ou duas resenhas desse livro antes, e adorei...me apaixonei pelam história..

    ResponderExcluir
  32. Oi Julia!

    Sempre tive muita vontade de ler este livro por achar a capa muito bonita. Mas sobre as questões que ele aponta, acho que existem sim alguns homens ou mulheres que aceitariam ser abandonados um milhão de vezes, infelizmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia o livro ainda, nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Pareceu interessante mas não empolgante.

    ResponderExcluir
  34. Ahhh eu adoraria conhecer este trabalho *.*

    A capa é bem bonita e adoraria tirar
    conclusões próprias sobre o livro

    ResponderExcluir
  35. Dos três livros do sorteio este é meu favorito
    a capa é muito boa, e pela sua resenha é um dos temas que gosto muito

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.