Pacto Secreto - Eliane Quintella

Sinopse: Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse?
E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa... (Skoob)
QUINTELLA, Eliane. Pacto Secreto.Novo Século: 2011. 357 p.

Três anos após acidente que deixou sua irmã gêmea, Sara, tetraplégica, Valentina continua a acreditar ser a culpada pelo ocorrido. E após tantas orações pedindo alívio para sua dor, resolve pedir ajuda a quem quer que seja, mesmo ao diabo. O que ela não esperava, entretanto, é que  teria seu pedido atendido.

Na primeira vez que resolve sair com as amigas após o acidente, Valentina encontra um homem misterioso, incrivelmente lindo, que vem lhe explicar sobre as regras do pacto. Valentina se vê em um dilema sério: abandonar seu Deus e ver sua irmã como antes ou deixar as coisas como estavam e suportar a dor que se abatia diariamente sobre a sua família?

Instigada sobre as consequências de fazer um pacto com o diabo, Valentina parte atrás das respostas necessárias para ter firmeza sobre aquilo que queria, e começa a perceber que nem tudo era obra do acaso.

"- Minha filha, quem é esse diabo afinal? Quem é esse enviado? O que eles realmente querem? Tudo isso você precisa saber antes de tomar qualquer atitude. Você não pode partir de premissas, conceitos predeterminados extraídos de sua cabeça, da cabeça do enviado ou de qualquer pessoa; você precisa saber a verdade." (pág. 66)

Mesmo achando estar preparada para o que viria, por ter lido tantas resenhas do livro, Pacto Secreto foi, para mim, uma surpresa muito agradável. Achei a narrativa um pouco repetitiva no início, admito, mas acredito que tenha sido uma forma de a autora salientar as características da Valentina, mostrar bem como ela era, como vivia, do que gostava ou não. Essa repetição, entretanto, logo fica para trás. Os fatos vão acontecendo de forma cativante, os personagens vão nos envolvendo e a curiosidade se aguça a cada página.

A primeira impressão que tive sobre a Valentina é que ela era um pouco ingênua, mas percebi após algum tempo que era apenas irracionalidade devido ao seu desespero. Tanto que, quando se dá conta do tamanho do "jogo" em que se vê envolvida, ela logo percebe em quem pode ou não confiar, que nem tudo aquilo que querem que ela acredite é definitivamente verdade, e passa a realmente jogar. E quem disse que precisa jogar limpo?

Valentina começa a buscar as informações necessárias para decidir o que fazer e essa busca é o ponto principal da história. A personagem não tem medo, principalmente por saber que a queriam viva, então vai a fundo para conseguir o que deseja. Espero que isso não seja nenhum spoiler, mas tenho que comentar que achei inteligente demais a solução que Valentina arranjou e ainda mais inteligente o que Sara fez para conseguir cumprir sua promessa.

Foi interessante conhecer um pouco de histórias e lendas sobre Deus e o diabo, algumas sobre as quais eu era totalmente ignorante. Acho bom demais quando um autor se prepara e pesquisa sobre o assunto que pretende abordar, e é perceptível isso no trabalho da Eliane. As citações bíblicas são um exemplo disso. E, apesar de falar sobre Deus e mostrar a fé, a obra não não chega nem perto de se prender às concepções religiosas.

Um detalhe que me incomodou um pouco foi ver, nas narrações das personagens, alguns tipos de descrições sobre si mesmas que poucas pessoas fariam. Não que prejudicasse a história, longe disso, só achei estranho a Sara dizer que tinha um jeito "doce", por exemplo. Alguns pontos ficaram em suspenso. Gostaria de ter conhecido mais a fundo o enviado, saber o que ele pensava realmente sobre Valentina, se ele se envolveu de alguma forma com ela ou se significava apenas um desafio. Carla também deixou uma interrogação; fiquei me perguntando como e porque entrou na vida da protagonista, e mais algumas coisas que não posso citar porque seriam spoiler. Espero que esses detalhes sejam explicados na continuação que, por sinal, estou bem curiosa para ler.

Parabéns à Eliane, que escreveu uma trama diferente e envolvente e, de uma forma geral, bem amarrada. Espero que os próximos livros amarrem ainda mais pontas, pois a história tem tudo para ficar cada vez melhor. Obrigada à autora por aceitar parceria com o blog e por me permitir conhecer essa obra que eu adorei.
j
j

30 comentários:

  1. Oi Julia,

    A temática desse livro não me interessa muito fora que já li zilhões de resenhas sobre ele pela blogosfera e até pensei em deixar essa passar mas fico feliz por não ter feito pois mesmo não gostando muito da sinopse em si, achei a sua resenha super bem escrita e fundamentada ^^

    Acho que até agora de todas as que eu tinha lido nenhuma teve um olhar tão crítico e fiquei sabendo de aspectos da narrativa, que mesmo depois dessas muitas resenhas que li sobre ele ainda eram desconhecidos para mim!

    Também gosto quando um autor se prepara para escrever o livro pois é isso que o torna um material de qualidade!
    Concordo com você que é realmente meio estranho a própria personagem falar sobre alguns aspectos de sua personalidade em primeira pessoa! Acho que nunca vi isso em algum livro, mesmo que isso não prejudique a história de modo geral!
    E é muito bom quando encerramos uma trama bem amarrada que não deixa pontas soltas no decorrer da trama e as dúvidas que ainda surgem são devido ao fato de que haverá uma continuação para esclarece-las!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!

    Eu também gostei muito da pesquisa que a Eliane fez para o livro, foi o que mais gostei no livro! Também era ignorante em muitas das temáticas abordadas e gostei da leitura que fiz!
    Estou curiosa pra ler a continuação e você não soltou nenhum spoiler não, foi um comentário que não permite que se saiba o que acontecerá ;)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia.
    Eu também gostei bastante desse livro.
    E também achei que algumas coisas ficaram faltando, mas com certeza no 2° livro a autora vai retornar nesses tópicos que ficaram em aberto.
    Acho que o 2° vai ser ainda melhor.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Eu gostei muito deste livro, a Eliane é uma ótima autora e teve muita coragem para tratar deste assunto.
    E livro é envolvente e com uma leitura fácil eu gostei muito dele. *-*
    Parabéns pela resenha.

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  5. Também estou com o livro aqui como cortesia e apesar de uma curiosidade imensa, confesso que tenho um pouco de medo por abordar este tema. Nunca li nada do gênero e mesmo parecendo totalmente inovador, sei lá, tenho medo! ;x


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  6. Perdi a oportunidade de participar de um book tour desse livro... Não por não ter interesse nele. Na verdade nem sei porque :/
    Adorei sua resenha, só aumentou minha curiosidade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Também gostei do livro, mas como vc, achei que algumas partes foram repetitivas. Não sobre a descrição dela no início, mas o papo muito longo sobre religião.

    De qualquer forma, achei a história bem envolvente e me deixou muito curiosa pela continuação. Quero saber mais sobre o enviado, que é super interessante rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li este livro
    Mas fiquei um pouco assustada com a tematica
    E tbm curiosa, é claro
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Te confesso que eu li so o inicio de sua resenha, pois eu estou lendo este livro e estou adorando!! bjinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tem super curiosidade em ler esse livro, parece ser muito bom, só vi coisas boas sobre ele. Adorei sua resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Nunca tinha lido uma resenha deste livro, e acho que nem tinha lido a sinopse ainda, haha. Adorei a história, achei bem legal essa trama que envolve Deus e o diabo, meio que me lembrou "Supernatural", rsrs. Só que em vez dos dois irmãos gatos, tem duas irmãs =P
    Acho legal ser repetitivo se for proposital, se for pra marcar uma personalidade, como vc disse.
    Fiquei curiosa =P

    Beijos, adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. oi ^^
    pois é, estou em uma super maratona Georgina Kincaid! já comecei o sonho do sucubo e acabando ja entro direto no quarto livro!
    tentei dar uma parada e ler outros livros da serie mas naum consegui, to ansiosa :p
    kkk

    bjs

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  13. Não li este livro,mas já li muitas resenha dele por aqui e confesso que também já vi muitas histórias de pacto com o diabo. Está parece ser bem interessante, é muita criatividade como o bicho ruim, kkk

    Bjin

    ResponderExcluir
  14. Oi Julia!
    Eu já li esse livro e gostei bastante. Não tinha reparado nos detalhes que te incomodaram, mas pensando agora, concordo com o que você escreveu.
    Estou ansiosa para ler a continuação :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi julia.
    Também adorei esse livro, achei a temática muito bem desenvolvida com bem criativa. No começo também achei que a Valentina fosse uma garota mimada e ingênua mas depois ela se mostrou ser super inteligente e astuta.
    Estou curiosa para a continuação.
    Beijos.

    Books e desenhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Julia!
    Ai sou mega curiosa para ler esse livro!
    Ele me lembra um pouco Supernatural, o seriado...

    Adorei a sua resenha, e espero algum dia ter oportunidade para ler.

    Have a nice weekend
    xoxo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Mais um da Novo Século pra lista, a cada blog que eu passo encontro um novo. haha O problema vai ser escolher por qual começar.
    Eu gostei do novo modo de tratar o tema nesse. '-'

    ResponderExcluir
  18. Também gostei bastante do livro, pra mim as cenas da Tina e do Enviado eram tão intensas, também gostaria de saber o que ele realmente achava dela..A Carla pra mim teve sentido, como não posso dar detalhes aqui, manipulação..

    Sua resenha ficou ótima..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite! Primeira visita aqui... adorei :) Olha, vi esse livro no site da autora e você não imagina a minha curiosidade para ler esse livro :3 risos. Bem, adorei a sua resenha. Aumentou mais ainda a minha vontade de ler :) Já estou seguindo, aceita parceria?
    Abraços, http://doceescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ei, Julia!
    Então, tô com o livro aqui e li 40 páginas, somente. Achei ótimo você ressaltar aquele ponto "narrativa um pouco repetitiva no início", realmente foi minha impressão até agora. A protagonista mesmo assume, mas não mudou o foco ainda. Isso me desistimulou, mas sua resenha me fez enxergar novamente o que eu tinha enxergado com outras resenhas. A tematica é bem original, envolvente. Vou ler e te digo o que achei, tudo bem? Ótima resenha, mesmo. :)

    Beijo
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  21. A Michelle, do blog, já leu o livro e não vejo a hora de ela me mandar para eu poder ler também.
    A cada resenha que leio, mais vontade sinto de lê-lo e de poder dizer o que eu acho dele!
    Foi legal saber dos pontos negativos dele (acho sempre bom estar preparada para o que pode incomodar).
    Adorei a resenha, Julia!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  22. Julia,

    Sua resenha ficou incrível. Bem detalhada e você destacou fatores que não havia visto em algumas resenhas que ninguém tinha mostrado.

    Sobre a personagem falar sobre sua própria personalidade, realmente é uma coisa que vi em poucos livros (alguns livros de Machado, em algumas partes possuem isso), mas acho bom. Sabe? O personagem reafirma aquilo que a narradora nos mostra.

    O que mais atraiu nesse livro foi a capa, achei bem obscura e acredito que existe muita coisa para ser 'explicada' junto com a Valentina.

    Mais uma vez, parabéns pela resenha. Espero em breve ler este livro! (:

    Beijos!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  23. Eu não sei porque eu tenho uma coisa com esse livro que não me deixar ter nenhuma vontade de lê-lo. Por mais que as pessoas falem que ele é bom. :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  24. Oi Júliiia!
    Awn, esse livro é realmente fantástido! Eu adoro ele *-* rs. O li já tem algum tempo e fiquei fascinada com a história, a Eliane desenvolveu super bem, apesar dessas repetições que voc falou! :D
    Tbm to louca pela continuaçÃo e espero que saia logo *-* rs. Tbm achei incrível a forma como a Sara e a Valentina enganaram o enviado e tbm queria saber mais dele :( awn. HDOAISHD

    Beeeijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Quando li esse livro eu simplesmente amei!! Sou louca por ele e claro que quero ler o próximo, que por sinal já li o 1° capítulo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu não me interessei por esse livro. Sei lá, não tenho curiosidade.
    BJs

    ResponderExcluir
  27. Julia,
    Achei o seu ponto de vista sobre a história bastante privilegiado. Das várias resenhas que li de "Pacto Secreto", a sua foi uma das mais sinceras.
    Não duvido de que o livro seja bom, apenas não consigo entender o porquê de tanto medo em dizer que faltou alguma coisinha aqui e ali. Venhamos e convenhamos, sem essas observações, fica difícil da Eliane saber o que o pessoal está achando por completo do livro, o que faltou e o que poderá aparecer em uma obra futura. É um apoio ao autor, uma forma de guiá-lo, e creio que você o tenha desempenhado muito bem.
    Não é um dos livros que mais me intriga no momento, mas creio que ele valha a pena.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Selinho pra vc no blog!! Bjos e Boa Semana!!

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2011/10/selinhos.html

    ResponderExcluir
  29. Oi Julia!
    Eu já li algumas resenhas desse livro e todo mundo costuma dizer que ele pode ser bem repetitivo em algumas partes. Mesmo assim, eu ainda tenho muita vontade de ler Pacto Secreto. Essa relação entre Deus, Diabo e um ser humano geralmente contém a formula certa para uma boa história.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  30. Ah, faz um bom tempo que sou louca para ler esse livro, todo esse lance de pacto e tal me deixou bem curiosa. E confesso que também gosto bastante quando o autor se prepara para escrever um livro, na maioria das vezes a obra fica com bem mais conteúdo. Enfim, adorei a resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.