Promessa de Sangue - Richelle Mead

Fonte da Imagem: Nuvem Literária
Sinopse: A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno? (Skoob)
MEAD, Richelle. Promessa de Sangue. Academia de Vampiros #4. Agir: 2010. 448 p.

Promessa de Sangue, quarto livro da série Academia de Vampiros - que eu já li há algum tempo, por sinal, e já folheei várias vezes depois disso -, me deixou com o coração acelerado e, por vezes até, sem fôlego. É incrível como Richelle Mead consegue conectar todos os pontos, fazer uma história cheia de romance, ação, aventura, drama, tudo, na medida certa.

Para quem ainda não leu os primeiros livros, haverá muitos spoilers!

Mason tentou avisar, mas foi impossível evitar o ataque Strigoi à escola São Vladimir. Esse aviso ao menos permitiu que os dampiros e Moroi não fossem pegos de surpresa e pudessem se defender. O resultado disso, porém, foi devastador. Mesmo tendo acabado com a maioria dos invasores, as perdas foram imensuráveis, inclusive para Rose. Parecia impossível acreditar que o homem que amava, que a completava, agora se transformara no ser que ele mais repugnava: um Strigoi.

Tudo o que Rose sonhou alcançar até então já não tinha mais sentido. Ela passa a se sentir presa a uma promessa que ela nem fizera, uma conversa muito antiga, mas acredita que precisa salvar a alma de Dimitri e libertá-lo de sua atual condição; esse agora é seu objetivo de vida. Deixando de lado a possibilidade de se tornar a guardiã de Lissa, Rose parte da escola em direção ao incerto, na busca daquele que ela quase desejava não encontrar.

"Eu nunca estivera em Moscou. Era uma linda cidade, próspera e cheia de gente e comércio. Poderia ter ficado dias lá, só fazendo compras e experimentando restaurantes. [...] Por mais legal que aquilo tudo fosse, acabei tentando me desligar dos cenários e dos sons da cidade porque me lembravam... bom, Dimitri.
Ele vivia me falando sobre a Rússia o tempo todo e jurará que eu iria amar o pais. [...]
Seu rosto se iluminara ao lembrar os lugares que ele tinha visto, com uma alegria que deixara aqueles traços maravilhosos ainda mais divinos. Acho que ele poderia ter passado o dia todo citando pontos turísticos. Meu peito queimara por dentro, só de observá-lo. E então, como sempre acontecia quando eu temia acabar dando uma de idiota ou sentimentaloide, eu soltava uma piada para desviar a atenção e ocultar meus sentimentos. Isso o fizera reassumir a postura profissional, e voltáramos ao trabalho.
Agora, andando pelas ruas da cidade com Sydney, desejei não ter feito aquela piada e ouvido Dimitri falar mais sobre sua terra natal. Daria qualquer coisa para tê-lo ali comigo, do jeito que ele costumava ser. [...] E o tempo todo não parei de pensar que Dimitri é quem devia estar ali, do meu lado apontando as coisas e me explicando o que eram." (Pág. 51-52)

Com auxílio financeiro de Adrian, Rose vai para a Rússia, onde acredita que encontrará Dimitri e, de Strigoi em Strigoi, procura por ele em cada rosto. No rastro de corpos que vai deixando, ela conhece Sydney, uma humana alquimista responsável por manter os vampiros em segredo dos humanos, que passa a acompanhá-la e, por ordem de seus superiores, a leva à cidade natal de Dimitri.

Ao mesmo tempo, Rose acompanha Lissa através do laço, vê os sentimentos confusos da amiga se desenvolverem conforme treina a utilização do espírito com Adrian, o envolvimento dela com Avery, que chega à São Vladimir e se mostra uma companheira para Lissa, e os problemas dela com Christian.

Como tenho dito desde que li o primeiro livro, a história fica ainda melhor conforme o andamento. Promessa de Sangue me deixou grudada em suas páginas do início ao fim, foi perfeito. Uma mistura de drama, quando Rose se lembra dos momentos com Dimitri e se entrega aos sentimentos de luto; ação, quando ela caça cada Strigoi pensando que poderia ser Dimitri; aventura, considerando todas as habilidades que ela desenvolveu por ter sido beijada pelas sombras; e paixão... muita paixão, completamente irracional.

Foi bom poder conhecer um outro lado da história que ainda não tinha sido visto de dentro dos muros da escola. Richelle Mead permitiu que soubéssemos como eram as comunidades de prostitutas de sangue e como o imaginário dos vampiros é permeado por preconceitos infundados; vemos também, como os corpos dos vampiros eram eliminados para ocultar sua existência dos humanos; mostrou a interação e a volatilidade das relações Strigoi, principalmente quando vivem em grupos. Além disso, o livro é cheio de trechos maravilhosos, e poderia escrever vários posts, só com eles.

O final me surpreendeu mais uma vez. É admirável como Richelle Mead consegue fazer isso, nos deixando tão presos à história que mal suportamos esperar pelo próximo livro. Tanto é assim, que comprei Spirit Bound em inglês mesmo, e sempre que dá, me delicio com essa história tão fantástica que é impossível expressar em palavras.

Preciso dizer que recomendo?
j
j

25 comentários:

  1. Promessa de Sangue foi definitivamente o melhor livro da série até agora (falando só dos que já saíram no Brasil). Confesso que não amo essa série como todo mundo, mas ela melhora mais a cada livro.
    A Rose é tão determinada e forte, eu adoro ver ela em ação! Lissa tinha me estressado muito no livro anterior e só se redimiu naquela 'luta', você sabe qual é, não preciso detalhar, hahah :x
    E Adrian, ahh, eu amo tanto o Adrian! Eu sei que o cara perfeito para ela é o Dimka, mas Adrian é o tipo de cara que eu amo: sarcástico, problematico, sexy e com um lado completamente fofo. É de apaixonar. Se bem que Christian não fica muito atrás dele não, hahah.
    Eu ainda preciso ler Spirit Bound, mas acho que vou esperar sair aqui no Brasil, se não minha relação com essa série vai ficar ainda mais estranha (li os dois primeiros em portugues, o terceiro em ingles e o quarto em portugues).
    Enfim.. adorei a resenha, você até conseguiu me fazer ver alguns pontos que não tinha conseguido enxergar antes.

    Beijoos Julia!

    ResponderExcluir
  2. Eu não li essa série ainda, só passei o olho pela resenha para não ler spoilers :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Ka Macedo, acho que Promessa de Sangue foi o melhor livro até agora, e que final foi aquele?
    Nossa quis morrer no 3livro da série quando a Rose foi atrás de Dimitri, que triste, acabou o livro e fiquei procurando pelo resto, mais as folhas tinham acabado! Juro dei um grito de despero.
    Mais este livro, nossa foi simplismente demais.
    Agora é esperar para não demorar a sair o próximo livro da série.
    Beijokas enormes.
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    PS: Dimitri é demais, mesmo sendo mal ele é muito bom uhauhauhauha

    ResponderExcluir
  4. Julia, só não vou ler sua resenha porque ainda não li os outros...
    Eu tenho muita curiosidade sobre a série, então melhor não arriscar, caso um dia eu vá ler.
    Mas tenho certeza que a resenha está ótima, como sempre (:

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia, sua resenha está ótima, a capa é linda! Mas infelizmente e contra a opinião da maioria, não é bem meu estilo. Mas longe de mim discordar de tanta ação, romance e aventura, só tenho a lamentar em perder mais um bom livro.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Então Julia, não li os primeiros livros, mas eu li a resenha, não sei se lerei esta série e fiquei meio curiosa para saber maiores detalhes sobre ela. E gente?! O negócio tá pegando fogo! hahahahahaha

    Sua resenha, sem questionamentos, perfeita. E foi bom, porque realmente li aquilo que queria saber da estória. Mas a primeira oportunidade que eu tiver e puder, com certeza comprarei os dois primeiros livros!

    Beijos!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia! :D
    Não li a resenha, porque não li os livros ainda.
    Mesmo voando um pouco, eu curti o quote do começo. *-*
    Antes eu tinha mais vontade de ler essa série, agora não tenho mais tanta. Mas quem sabe né!?

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei muito da sua resenha!!
    Eu não conhecia este autor e nem o livro! Mas fiquei curiosa para ler e conhecer outros livros!! bjinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A série é ótima!
    Já li todos os livros e estou esperando o lançamento deles aqui no Brasil ^^
    Vale muito a pena!
    E Dimi é único hehehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ei Julia,

    Este livro é dos meus favoritos e o melhor da série até agora, concordo com vc, ela só melhora.

    Fico triste só de ler a resenha, da vontade de ler tudo de novo rsrs.
    Estou ansiosa demais para o próximo livro aiai

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Julia.Só li até agora o primeiro livro da série por isso até pulei a parte que contém os spoilers.
    Sabe quem eu gosto mais? O lindo Dimitri.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  12. Julia, eu só tenho os 3 primeiros livros de VA e só li o primeiro ainda, mas já amei! Assim que diminuir a pilha dos parceiros, pretendo continuar. Estou super ansiosa pra ver o que ainda está por vir. Nem li sua resenha pra não ter spoiler... rsrs.

    Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
  13. Só nao vou acabar Julia, porque nao li também. senao estraga com spoillers,

    bjos

    Philip Rangel- Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  14. Oi Julia!

    Ah e não li a resenha toda, porque eu não comecei a ler a série, apesar de já tê-la..quando fico louca pela continuação tenho que esperar, ainda não me garanto em um livro inglês..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  15. Julia,
    Não li a resenha toda porque ainda tenho vontade de ler Vampire Academy, tantos são os elogios que ouço a respeito.
    O pessoal adora, pira. E foi você que me falou no blog que ficou quase ofendida com o meu comentário "o tal do Dimitri"? heiueheiuheueh Lembrei disso! Você adora, né?
    Tô começando a por fé nessa série. Vocês, fãs, ainda vão me convencer!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  16. Ai ai... VA é sempre sinônimo de coração acelerado para mim rs
    Amo demais!
    Promessa de Sangue é sem dúvida um dos melhores da saga... Ótima resenha ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  17. Ui, ainda bem que a informação sobre os spoilers tava em vermelho, assim eu parei de ler aí, porque ainda quero ler essa série. Já ouvi falar taanto desses livros que preciso ler, sério. Os blogs me venceram no cansaço, rs. Mas vou esperar sair um box pra comprar tudo junto \o/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Ai, ai Julia!
    Quando vc disse que tinha muitoooos spoilers vim direto comentar.
    Ainda não li o livro e estou fugindo deles.
    Estão demorando d+ para publicar o restante da série (quero ler direto).
    Bjins

    ResponderExcluir
  19. Aii, fiquei super curiosa para ler a resenha, mas já que tem spoiler, essa tive que passar! Estou super curiosa para ler os livros e não vejo a hora de tê-los aqui! ^^


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  20. Pulei a resenha porque ainda preciso ler o três e não quero mais nenhum spoiler indesejado ¬¬' Sério tava do lado das meninas quando elas falaram o spoiler e não consigo mais esquecer, odeio.
    Mas assim que ler o terceiro volto para ler a resenha :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. awwwwwwwwwn Julia, porqueee? KK
    Eu ainda nao li os anteriores, mais uma vez num deu pra ler sua resenha né? >< KKKK e voc despertou meu desejo louco de ler a série de novo awn >< rs

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Julia!!
    AAAHH não faça isso, não me deixe com mais vontade de ler esse livro!!
    Eu li até o 3º volume, estou louca para ler esse!
    Que bom saber que a série manteve a qualidade dos outros livros.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Julia!
    Não li sua resenha por medo de spoiler :s
    Sempre vejo essa série nos blogs e em promoção, fico com vontade de ler, mas sempre com um pé atrás sabe? Coisas de vampiros não me agradam muito desde a saga Crepúsculo dkljasd

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Julia!

    Suspeita nº1 ao falar de VA. Eu li esse livro em inglês até :3 Faz tempo, preciso reler. Eu acho que foi um dos livros mais emocionantes da série, cara, eu me sentia a Rose .-. Richelle me matou com aquela narração... e aquele final? aquele desenrolar? morri/ USHDKSD Adorei a resenha!

    Beijos, World of Carol Espilotro xx

    ResponderExcluir
  25. Julia estou começando a ler essa série. Estou gostando bastante.
    Ah nem li a resenha, quero evitar os spollers.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.