Virtude Indecente - Nora Roberts

Sinopse: Quando uma superstar da literatura policial visita a irmã, pretendendo relaxar e espairecer da cansativa turnê de lançamento de seu novo bestseller, vê-se na pista de um assassino da vida real que já desestruturou sua vida e agora... pretende matá-la.
Grace McCabe fica chocada ao descobrir que a irmã Kathleen mora num subúrbio decadente de Washington, D.C., e complementa a renda como operadora de telessexo após ter passado por um divórcio penoso. Entretanto, com a empresa Fantasia garantindo anonimato completo aos funcionários, até onde essa atividade pode ser perigosa? Grace logo descobrirá a resposta quando certa noite, ao regressar para casa, depara-se com uma cena tenebrosa, que poderia ter saído de um de seus mais apavorantes romances.
Ignorando as advertências do tranquilo detetive Ed Jackson, monta sozinha sua própria armadilha para incitar o assassino a sair do esconderijo.
Mas o que pode protegê-la de um maníaco cuja volúpia de matar não se detém diante de nada... nem de ninguém? (Skoob)
ROBERTS, Nora. Virtude Indecente. Bertrand Brasil: 2009. 294 p.

Grace, uma escritora bem sucedida, nunca fora próxima da irmã. Queria que fossem amigas, queria que pudessem se conhecer de verdade, mas Kathleen nunca deu abertura para isso. Até que, depois do fim do casamento Kathy e de sua mudança para um bairro pequeno e tranqüilo, Grace convence a irmã a deixá-la passar as férias em sua casa.

E por um momento, elas tiveram tudo isso. Na primeira noite de Grace na casa da irmã, compartilham idéias, conversas regadas a vinho, e Kathleen chegou a contar mais sobre sua vida do que Grace jamais soubera. Conta-lhe que as aulas durante o dia não garantiriam dinheiro suficiente para brigar pela guarda de seu filho, e que, por isso, estava fazendo um trabalho extra durante as noites. Ser atendente de tele-sexo, usando Desireé como codinome, era algo que Grace nunca imaginaria que a irmã fizesse. Mas depois que Kathy garantiu que não haveria como chegarem até ela, que não correria risco, achou divertida a idéia.

Mas alguém chegou. Antes, Grace chegara a pensar em escrever o roteiro de um de seus romances policiais usando esse tipo de atividade como pano de fundo. Só que, dessa vez, ela não conseguia mudar a história, os eventos não eram uma escolha sua. Kathy estava morta, e não havia nada que pudesse desfazer isso.

Ed, um policial visinho de Kathy com quem Grace havia saído na noite em que a irmã fora assassinada, é quem assume o caso e, sem deixar de lado a postura profissional, apoia Grace e tenta dar a ela um pouco de sensatez para lidar com a situação, permitindo um novo sentimento na vida dos dois.

"Meu Deus, jamais soubera que seria assim. O corpo, a mente, talvez até a alma, se é que existia tal coisa, se haviam elevados a alturas imensas e se retesado ao máximo. Todos os outros artifícios que ele usava, o álcool, as drogas, o jejum, nenhum deles chegara nem perto daquele tipo de intenso prazer. Sentia-se nauseado. Sentia-se forte. Sentia-se invencível.
Era o sexo ou o assassinato?
Rindo um pouco, mudou de posição no lençol molhado de suor. Como poderia saber, se aquela fora a primeira experiência com os dois? Talvez houvesse sido a combinação de ambos. De qualquer modo, teria de descobrir." (pág. 67)

Virtude Indecente, de Nora Roberts, narra a construção do caráter de um serial killer, permitindo-nos compreender o que se passa na cabeça daquela pessoa; em síntese, loucura. Situações inventadas que se tornam tão reais para aquele que as "vivenciam", que podem influenciar todas as suas ações, sua vida. Esse foi o detalhe que mais me agradou na história: saber o tempo quem era o assassino, mas poder conhecer o porquê de suas atitudes, observar o que ele pensava. O quote acima, por exemplo, trata-se de uma passagem logo após o assassinato de Kathleen, quando ele percebe que gostou da sensação proporcionada pelos "atos".

Um detalhe interessante da narração de Nora é que ela intercala primeira e terceira pessoas, inserindo nesse processo todos os personagens. Reparei isso em outro livro dela também, então acho que é uma característica da autora. Na história, isso nos insere no ponto de vista dos envolvidos, e acabamos compreendendo-os, mesmo quando não concordamos com eles. Isso também, aliado à mistura de pontos fortes e fracos dos personagens, tornam-os mais reais.

Grace é uma mulher bem resolvida, bem sucedida e que se descobre forte com o decorrer do tempo. Ela, que sempre tinha alguém para encarar a responsabilidade por ela, precisou tomar as rédeas com a morte da irmã. Os pais precisavam de alguém com fibra, e ela foi esse alguém. Ed é simplesmente hipnotizante, lindo, forte, que quer proteger a mulher que ama, mas não é controlador. É encantador. Apesar de ter a ideia da mulher ideal "dona de casa" no início da história, muda de opinião rapidinho quando conhece Grace. Juntos, os dois são uma graça. Mais que amantes, são amigos.

Impossível deixar de comentar que, sempre que ouço falar dos livros da Nora, fala-se sobre a mistura entre ação, suspense, romance... E tenho que elogiar a autora por conseguir fazer isso com tanta graça (quem seria eu para falar mal, também, hein?). Foi uma mistura muito agradável, sem perder o tom em nenhum trecho, e sem exagero de um ou outro gênero.

Para um primeiro livro que leio da autora, achei bom. Era um pouco menos que esperava, mas não tenho do que reclamar. Quer dizer, até tenho, mas não é culpa da Nora. Isso porque a edição que eu li era vira-vira da Saraiva e durante a história percebi que esse livro era uma continuação de outro, mas o livro que vinha do outro lado não era o primeiro. Até agora não entendi o por quê disso, e não sei qual a ideia de fazerem dois livros em um e separar a série, mas... vai entender!
j
j

19 comentários:

  1. Estou lendo um romance policial, de Agatha Christie, só que não é parecido com esse livro, parece-me, rsrsr! A estória parece maravilhasa essa estória, além de bonita envolvente, né?

    É sempre bom livros que descrevem bem os sentimentos e tudo mais, deixando o leitor mais inclinado a ler mais e mais, haha

    Aah! Tá rolando a primeira promo lá no blog, e seria uma honra tê-la participando!

    Bjokas

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Mesmo com você tenho se decepcionado um pouco, fiquei curiosíssima pra ler!
    Achei esse quote totalmente sexy e eu adorei sobre o que a série trata!
    Quero muito ler!
    Eu nunca li nada dela e encararia esse como primeiro livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia, os livros da Nora Roberts são muito bons, mas faz tempo que não leio nada dela. Este parece ser ótimo e tem um tema policial?
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia! Que estranho isso... era para vir os dois volumes né? A Saraiva viajou legal nessa.
    Até hoje só li um livro da Nora Roberts: Segredos.
    Achei muitooo bom!
    O livro é enorme, mas vc lê super rápido.
    Também comprei o vira-vira daquela coleção "mortal" dela, mas ainda não li...
    Bjooo! Bom fim de semana! \o/

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho muita vontade de ler Nora Roberts. Eu comecei a ler um livro dela, não gostei e abandonei, daí desanimei de ler os outros.
    E que estranho isso do vira-vira, eu sempre achei que todos eram continuação o.O
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Sou fa dela sem ter lido nenhum livro dela!
    Estou louca para ler algo! Este livro parece ser bem interessante!
    bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia! :D
    No começo eu tinha vontade de ler algo da Nora, mas com o tempo perdi a vontade sem ler nada. Vai saber o porquê... =S haha'
    Mas achei a estória bem interessante, em geral eu curto suspenses com serial killer's e tal'z, então parece legal.
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima. *-*

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu não lembro se foi para você que eu disse, mas...eu tenho um pé atrás com a Nora Roberts, hahaha! Acho que pela quantidade de livros que ela escreve e sei lá, pelos temas e conteúdo, eu sempre acabo com um pé atrás. Mas também acho que é porque eu não sou a maior fã de histórias policias, com aquele grande mistérios e tudo...enfim, uma amiga que também não era fã leu um e disse que gostou. Quem sabe um dia eu não tente?! haha! Para a gente falar com mais propriedade, é óbvio que temos que ler ;)

    Grande beijo!!!!!! :D

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros da Nora, mas já tem um tempo que não leio nada dela.
    Por exemplo, esse livro eu ainda não li, mas parece ser ótimo. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Julia,

    Acho que você não poderia ter selecionado uma quote melhor para nos ambientar no clima da história. Senti essa mistura do suspense, da ação com o lado sensualizado que já é característica registrada da autora.

    Entretanto, assim como outra pessoa comentou, fico com um pé atrás com a autora, tantos livros que ela escreve, como uma verdadeira máquina. Acho o negócio muito comercial, e sinto falta daquele ímpeto inspirador de ter um livro genial, arrebatador.

    Quem sabe um dia, não?

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  11. Oi Julia!!
    Eu já li esse livro e adorei!! E adorei a análise que você fez dele!
    Eu li a versão com a capa que você colocou no post. Não sabia que ele é continuação de outro livro.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Acho que eu acabaria me decepcionando com qualquer livro da escritora porque eu vou esperar mais que muito. :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito da Nora, mas acho q só presta se você os livros na ordem sabe?
    ^^
    Espero que você dê mais uma chance a ela ^^

    Beeeijos
    Little piece of me.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da Nora
    Mas sempre leio comentarios positivos ao seu respeito
    E me interesso bastante e essa resenha tambem me chamou atenção!


    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Os livros da Nora são sempre um delícia de ler. Já li alguns comentários negativos sobre esse livro, talvez não seja uns dos seus melhores, por isso te aconselho a ler outros. Acabei de comprar Belíssima e Segredos, os dois tem uma mistura de ação, com romance e o toque especial da Nora.

    Experimente outros livros dela, você não vai se arrepender.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. Ei Julia,

    Adorei a resenha, eu tenho muita curiosidade para ler este livro da Nora pq muita gente fala bem. Este é o primeiro ou o segundo? rs

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Julia!
    Ah eu sou louca para ler algo da Nora Roberts mais os livros dela são tão caros que dá uma tristeza!haha
    Quando finalmente ia conseguir comprar algum, esqueço de pagar o boleto :(
    Ah mais adorei a resenha, e acho que esse é meu tipo de livro.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia

    Gosto muito da Nora, exatamente pelo ponto que você citou, ela sabe mesclar romance, ação e mistério em sua narrativa de uma forma muito envolvente. Esse livro, em especial parece bem legal, compreender os motivos e as loucuras de um serial killer realmente é um ponto profundo, acredito que a Nora deva ter se superado com os elementos de ação, ela realmente me surpreende com isso.

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  19. Oi Julia!
    Eu li e gostei desse livro da Nora, mesmo não sendo um dos melhores dela. Pra mim, a melhor série dela e a Mortal. Não consigo segurar a ansiedade por cada livro lançado dessa série.rs Espero que você ainda tenha a oportunidade de ler outros livros da autora!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.