Sinopse: Nas sombras da noite, em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça. Ainda assim, nenhum deles deseja a aniquilação de seus inimigos mais que Wrath, o líder da Irmandade da Adaga Negra. Wrath é o vampiro de raça mais pura dentre os que povoam a terra e possui uma dívida pendente com os assassinos de seus pais. Ao perder um de seus mais fiéis guerreiros, que deixou órfã uma jovem mestiça, ignorante de sua herança e destino, não lhe resta outra saída senão levar a bela garota para o mundo dos não mortos.
Traída pela debilidade de seu corpo, Beth Randall se vê impotente em tentar resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente, que a visita todas as noites envolto em sombras. As histórias dele sobre a Irmandade a aterrorizam e fascinam. Seu simples toque faísca, um fogo que pode acabar consumindo a ambos. (
Skoob)
WARD, J. R.
Amante Sombrio. Irmandade da Adaga Negra #1. Universo dos Livros, 2009. 448 p.
Quase imperceptíveis aos humanos, toda uma sociedade vampira divide os espaços nas cidades. Os ataques constantes dos Redutores a essa sociedade, contudo, fez com que fosse necessária a formação de um grupo de vampiros defensores de sua raça: são os Guerreiros da Irmandade da Adaga Negra.
Wrath, o "Rei cego", pertencente à irmandade, chamado assim por sua visão deficiente e um cargo hereditário que não está disposto a assumir, é o vampiro vivo com o mais puro sangue. Exatamente por isso, Darius, um dos guerreiros, pede que Wrath ajude sua filha, Beth, a passar pela transformação que se aproxima e que ela ainda desconhece. O maior problema é que a mulher é uma jovem mestiça, meio humana, coisa que Wrath despreza.
Quando Darius é assassinado, entretanto, Wrath passa a sentir que precisa cumprir seu último desejo, e a aproximação entre ele e Beth parece acontecer em um misto entre temeridade e puro desejo.
"Wrath observou-a se aproximar da porta de vidro e olhar para fora. Seus olhos estavam fixos em sua direção, mas sabia que não podia vê-lo. A escuridão o envolvia por completo.
Beth abriu a porta e pôs a cabeça para fora, impedindo, com o pé, que o gato saísse.
Wrath sentiu sua respiração alterada ao distinguir o cheiro da mulher. Verdadeiramente bom. Como uma flor intensamente perfumada. [...]" (p. 48)
Amante Sombrio, primeiro livro da Irmandade da Adaga Negra, tem autoria da já consagrada J. R. Ward. Recheado de mistério e de sedução, parece se tratar realmente de um volume introdutório, ao mesmo tempo em que se passa o encontro de uma companheira pelo Rei da comunidade vampírica. Além dos Guerreiros cheios de músculos, conhecemos Fritz, o mordomo, a Virgem Escriba, e vários outros personagens desse mundo novo criado por Ward.
A escrita da autora é extramemente envolvente, e fica bastante difícil largar o livro (ou talvez a série inteira) após começar a leitura. Apesar de ter me apaixonado pela série já nesse primeiro volume e ter gostado de todos os personagens, tenho que dizer que algumas coisas não me agradaram tanto. A autora tentou criar seres diferentes, assemelhando-os de certa forma a outros animais, até nas expressões utilizadas, como "macho" e "fêmea", por exemplo, o que ficou um pouco estranho, em minha opinião. Foi utilizado também na narrativa um tom um pouco machista, apesar de não tanto evidente.
Wrath, protagonista desta obra, apesar de inicialmente assustador e insensível, acaba se mostrando um homem compassivo por trás da cara de mau. Beth, diferente do que imaginei que seria, mostrou ser uma mulher forte e que sabia se impor, por isso os "contras" que citei acima acabaram não sendo tão prejudiciais à história. O envolvimento dos dois foi um tanto quanto irreal, o que só confirmou a impressão de que a autora quis mostrá-los quase como animais que agiam por impulsos e instinto.
Esse instinto, inclusive, ficou bastante evidente, principalmente quanto aos sexuais. Os vampiros pareciam envoltos em sensualidade, já que tudo neles infere isso. E a autora não poupa detalhes, o que faz com que o livro fique pesado demais para "menores", se é que me entendem. Em contrapartida, os carrascos da história, os Redutores, foram delineados em contraposição aos personagens principais. Enquanto os guerreiros exalam virilidade e masculidade, os Redutores cheiram a talco de bebê e são impotentes. Li algumas reclamações sobre as passagens com esses personagens, mas, para mim, foram apenas indiferentes.
De maneira especial, me apaixonei por cada um dos guerreiros. Wrath, Vishious, Thorment, Rhage e Zsadist, o qual me amedrontou no começo, mas acabou por me encantar completamente. Até Butch, que acabou junto deles por "acidente", ganhou meu respeito. Só posso dizer que quem ainda não leu, não faz idéia do que está perdendo.
Sinopse: Nas sombras da noite, em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça. Ainda assim, nenhum deles deseja a aniquilação de seus inimigos mais que Wrath, o líder da Irmandade da Adaga Negra. Wrath é o vampiro de raça mais pura dentre os que povoam a t...