Conjunto de Séries #10: House of Cards


Produzida pela Netflix, House of Cards retrata a história de um congressista democrata ambicioso e sem escrúpulos que manipula a política de Washington para traçar seu caminho rumo à Casa Branca. Francis Underwood faz o possível e o impossível para conseguir o que quer, e conta com a cumplicidade e a parceria incondicional de sua esposa, Claire, e também com a fidelidade incontestável de seu chefe de gabinete, Doug.

Para que seus objetivos possam ser alcançados, Frank tem ainda o apoio de Zoe Barnes, uma jovem e ambiciosa jornalista do The Washington Herald que vê nas informações repassadas pelo político um modo de crescer rapidamente em sua carreira.
  

Em House of Cards, os personagens principais estão longe de serem heróis, modelos de bom comportamento, e isso é o mais interessante da série. Eles possuem seus motivos para fazerem o que fazem, mas estão extremamente longe de fazer o politicamente correto. São capazes de crueldades enormes com uma frieza inacreditável. É assustador assistir a isso, principalmente porque é provável que isso exista.

Mesmo assim, é fácil se flagrar torcendo para que algo dê certo para eles. Eles são os protagonistas da trama, afinal, e é a eles que acompanhamos desde o primeiro episódio. Frank Underwood, aliás, constantemente confidencia ao espectador e deixa às claras o que se passa na mente do personagem. Neste aspecto, House of Cards consegue envolver em sentimentos conflitantes, uma mistura de nojo e admiração. Ainda que as atitudes sejam questionáveis, não dá para dizer que não há inteligência e racionalidade sobrando em Frank e Claire.

A série tem base em uma grande trama política, então quem não gosta do assunto pode achá-la cansativa. Por outro lado, acho que é um retrato bem semelhante ao jogo de poder que temos visto diariamente em nosso país. São interessantes as reflexões que a série traz, sobre o que pode estar por trás de cada decisão política.

Atualmente, as três primeiras temporadas da série estão disponíveis no streaming e, apesar de ter um enredo lento a princípio, depois que se começa a assistir, é difícil querer parar.

E vocês, assistiram? Do que mais gostam na série?

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

16 comentários:

  1. Oi Ju! Não conhecia essa série, apesar de não curtir política, parece bem interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju. Eu não assisto séries, não sinto essa vontade que algumas pessoas tem. Mas eu conheço essa porque curso Administração, e praticamente usamos ela como exemplo de quase todas as aulas de Ciência Política. É uma ótima série, na verdade.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Sou viciada em séries, mas essa ainda não comecei a assistir. É um tema bem interessante e que sempre traz muitos questionamentos. Se tiver oportunidade, vou começar a assistir, gosto desse gênero polêmico , cheio de surpresas e jogos de interesse. Ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já vi muita coisa legal dessa série, mas a parte política e o estilo dela mesmo não me chamaram muita atenção pra ver. Estou com muita série parada pra assistir, atrasada e tal. Sem tempo pra colocar outra nesse meio. Quem sabe algum dia, mas agora...não é pra mim. Fica a dica pra quem curte coisas assim.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já vi falarem bem dessa série, mas nunca assisti até porque minha grade de séries está cheia, mas a premissa parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já havia ouvido falar, mas nunca.me interessei...essa dica dxo pra quem curte o gênero..
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti a série, mas ela está na lista das próximas que irei assistir. O difícil é conseguir arranjar tempo entre os estudos da faculdade, as mais de vinte séries que já acompanho e os livros que gosto de ler. Mas como ela tem cara de ser interessantíssima, logo logo vou arranjar um espaço pra assisti-la.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de assistir House Of Cards pois adoro assuntos políticos! Espero achar tempo pra ver essa série eletrizante e a ganância dos políticos =D . Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Só vejo coisas positivas sobre essa serie mas apesar de ser muito boa acho que não assistiria, tenho muitas séries que ainda quero começar a ver e infelizmente não tenho tempo para todas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju...
    Já ouvi falar dessa série, mas ainda não tive oportunidade de assisti-la... Sou daquelas que quando começa uma série não consegue parar de assistir enquanto não chego ao fim... E essa pelo jeito vai me fazer virar noites em claro... Temas políticos no levam realmente a diversas reflexões... Vou assistir com certeza...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem..
    Ja tinha ouvido falar de House of Cards mas pensei que era um filme e ate tava curiosa pra assistir,mas como serie por se tratar do meio politico acho que nao assistiria,mas se fosse filme com certeza assistiria.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Julia,
    Tenho várias séries atrasadas, mas mesmo assim continuo colocando ainda mais séries na lista hahaha
    Porém, no momento não estou assistindo nenhuma série, deu uma cansada.
    Apesar de não curti muito série com trama política, tenho a impressão de que gostaria de ver House of Cards, parece ser bem interessante e traz vários questionamentos e pontos para reflexão. Vou deixar anotada na lista, quando colocar em dia as atrasadas quem sabe dou uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não assisti essa série, mas já ouvi falar. Deve dar uma aflição assistir uma série assim com envolvimento político e tudo que acontece por trás dos bastidores digamos assim, pois sabemos que na politica rola muita coisa na vida real, como vemos nos jornais. Espero poder assistir um dia.

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi muios elogias a serie, mas nunca tive vontade de assistir. Gosto de conspirações politicas, mas não curto quando é o centro da historia. Quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto essa série enquanto fuçava o catálogo de séries da Netflix, mas nunca tinha lido sobre o que se tratava. Agora, conhecendo o enredo, fiquei bastante curiosa com ela e vou assistir assim que possível.
    Gostei do fato de trazer um enredo "real", que mostra como a política pode ser corrupta e as tramas das pessoas para se chegar ao topo.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia a serie House of Cards, mas achei a historia interessante ainda mais nos trazendo os personagens complexos e que fazem de tudo para alcançar seus objetivos, não é muito o tipo de serie que gosto de assistir, mas quero ver o trailer !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.