Horizontes: Revelações - Roberto Laaf

Sinopse: Ana Clara possui um raro dom de premonição que lhe permite saber quando uma pessoa tem a vida ameaçada, bastando o mínimo de contato físico com ela para que terríveis visões de assassinato fervilhem em sua mente.
Depois de adormecido por vários anos, o dom de Ana Clara ressurge de forma inesperada, trazendo-lhe visões apavorantes com sua melhor amiga sendo brutalmente assassinada.
Sua angústia é saber que, em todas as vezes que seu dom se manifestou, as pessoas em suas visões morreram. E, agora, ela deseja desesperadamente evitar o assassinato de sua amiga.
---
“De uma varanda do terceiro andar no prédio em frente, a apenas cerca de 25 metros de distância, o assassino mantinha o olho direito na mira telescópica de seu rifle, observando o estrago que acabara de fazer...” (Skoob)
LAAF, Roberto. Horizontes - Revelações. Alcantis, 2010. 163 p.


Ana Clara é uma médica veterinária que trabalha na clínica Pet’s Health, de Matheus, há alguns anos. Apesar de não ter um namorado, não sente falta disso, e encontra a companhia que necessita junto aos amigos, principalmente junto à sua melhor amiga Clarisse. A protagonista até passaria por uma garota normal, não fosse seu semblante sempre sério e carregado, em virtude das perdas que sofre desde a infância: seus pais foram brutalmente assassinados e, pior que isso, ela previra as mortes, mas não pode fazer nada para evitar.

Depois de tantos anos sem essas visões que lhe alertavam quando alguém próximo corria perigo de vida, Ana Clara recebe outro aviso: Clarisse será assassinada. E mesmo sem saber ao certo o que fazer para proteger a amiga, Ana Clara tenta de todas as formas mantê-la fora de perigo, desconhecendo o perigo que ela mesma corre. Embora não saiba, o assassino de seus pais saiu recentemente da prisão, e não é em todo mundo que se pode confiar.

"[...] Não conseguia, ou melhor, não podia acreditar no que lhe havia acontecido. Depois de tantos anos, não esperava mais passar por aquilo, contudo, o que mais estava deixando Ana Clara abalada não era exatamente o retorno daquelas estranhas visões, era saber, pela visão em si, que a vida de Clarisse estava em perigo." (pág. 27)

Horizontes – Revelações é o primeiro livro da série escrita por Roberto Laaf, e tem como ingredientes principais mistério, suspense, ação e um toque de drama. A narração do autor é gostosa, apesar de ainda não ter me decidido se o fato de ser rápida e direta seja bom ou ruim, já que pode entregar demais ou simplesmente ir direto ao ponto.

A trama bem elaborada e emaranhada dá um toque todo especial e os mistérios deixam uma curiosidade no ar e, apesar de não durarem muito, por serem esclarecidos, logo dão lugar a outros ainda mais instigantes. Talvez essa solução rápida das situações seja, na visão de muitos, algo que prejudique o envolvimento com a história, mas em minha opinião, nesse primeiro livro, os fatos foram colocados de maneira desafiadora o suficiente para manter acesa a curiosidade. A falta de um "ápice", ou a minha não percepção desse, também não prejudica a leitura, pois não diminui a vontade de chegar ao fim.

Quanto às personagens, não consegui criar uma identificação com nenhuma delas. Mesmo que tente se passar determinada imagem de cada uma e um perfil previamente definido, senti falta de fatos, acontecimentos que comprovassem isso, seus modos de ser, já que, infelizmente, somente citar algo não consegue me convencer.

Um ponto muito positivo da narrativa é a escrita impecável de Laaf. Não encontrei erro algum, seja de digitação ou ortografia, e isso conta muito a favor de um autor e uma editora. A capa do livro se encaixa bem na série, as folhas são brancas e o título não poderia ter sido melhor escolhido. A história deixa ainda alguns detalhes em suspenso, que espero encontrar nos próximos livros da série.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. Oi,
    Tudo bom?
    Adorei seu blog ^^ Já estou seguindo...
    Nunca ouvi falar deste livro.. Gostei.. fiquei curiosa... =)
    Deixo o convite para visitar meu blog que está no comecinho ainda, mas que foi feito com muito carinho. ^^
    Beijinhos...
    Oceano Literário – http://www.oceanoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia, tudo bem?

    Ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas, apesar de não fazer muito meu estilo parece ser boa...
    Com certeza uma boa revisão ajuda e muito um livro =]
    Adorei a resenha

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia muito bem.. Gostei de conhecer, parece ser interessante =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Escrita impecável certamente é um ponto muito favorável!
    Gosto dos elementos que parecem estar presentes no livro, mas ele pareceu não ser assim tão animador, o que não despertou muito minha vontade de lê-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju!

    Tenho muito interesse de ler este livro. Acho que o plano de fundo da história é o tipo de sobrenatural que ainda não foi muito bem explorado ainda.

    É ruim quando não nos identificamos com os personagens mesmo. Por mais que você goste da história parece que ficou algo faltando.

    Livro com ortografia e revisão perfeitas??? Sério??? Nossa está cada vez mais dificil encontrar livros assim ...

    bjinhos e uma ótima semana ;**

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro
    Mas essa trama sobrenatural me chamou bastante atenção
    Além da capa ser muito chamativa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!
    Adoro histórias de mistério e sobrenatural e esta parece ótima.
    Pena que não deu para se identificar com nenhum personagens, não gosto quando isso acontece.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Apesar dos aparentes deslizes, achei a história do livro interessante. Tinha lido apenas uma resenha do mesmo, antes da sua que falava muito bem, mas adorei saber sobre esses pontos negativos; acho bem melhor assim, para a expectativa não ficar muito grande caso o leia algum dia. Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu nuca tinha visto este livro, mas parece ser bem interessante!!
    Adorei sua resenha e a capa é bem legal!!

    BJinhs e Boa Semana*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se eu não me engano, eu já li outra resenha desse livro, mas a sua está tão bem elaborada. Eu gosto do jeito co o você escreve. Eu não tenho ideia do que eu faria no lugar da personagem e fiquei super curiosa pra ler o livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  11. Oi Julia,

    Eu gosto muito do estilo suspense com uma pontinha de sobrenatural. Mas não sei ainda se quero ler este livro, nenhuma resenha me deixou louca para ler e acho a capa sinistra hehe.

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar dessa série e não faz muito meu estilo literário, mas, adorei sua resenha e talvez por ela eu arriscaria ler este livro.

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas achei a capa muito linda, mas a estória parece ser muito boa, fiquei curiosa.
    Bjs

    palavrasdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei, eu gosto de mistérios sendo revelados logo, muita enrolação me deixa angustiada e incomodada, mesmo gostando disso,rs.
    Ótima resenha :}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  15. Oi, Julia
    Adorei a resenha, até me interessei pelo livro, nunca tinha ouvido falar dele rsrs
    Beijos,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Julia!
    Já estou seguindo seu blog, se puder convido para seguir eternamente-princesa.blogspot.com

    Não conhecia esse livro desta postagem, mas nossa quando eu vi o livro da postagem anterior :0 rsrsrRSR Eu sou super fã da série Academia de vampiros da Richelle Mead RSRSrsrs A acapa da nova coleção ficou D+

    bJS

    ResponderExcluir
  17. Oi, Julia!
    Só o fato de a escrita ser impecável já ganhou vários pontos comigo. Gostei da história, me deixou curiosa pra saber quem é o assassino. A capa também me agradou bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia =D
    Adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa, gosto de livros assim como você descreveu e ainda mais tendo uma boa escrita ganha muitos pontos.
    Não conhecia o livro, mas ele fica devendo no quesito romance, né?

    Beijos
    -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para lê-lo. Boa resenha.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.