A bússola da felicidade - Tammy Kling e John Spencer Ellis

Sinopse: "A Bússola da Felicidade" é uma parábola sobre as transformações que as pessoas passam na vida. Apresenta lições para que o leitor identifique e compreenda quem ele realmente é, quais são suas crenças e valores para que viva seu destino com plenitude, e compreenda seu papel e conexões com o mundo. (Skoob)
KLING, Tammy. ELLIS, John Spencer. A bússola da felicidade. Editora Ediouro, 2010. 219 p.


Após o acidente que destruiu sua família e arruinou todas as bases sobre as quais Jonathan havia construído sua vida, ele se viu impelido a seguir para sempre mais longe, deixando para trás o pouco que ficou, fugindo daquela realidade que não era sua. Com a apatia como fiel companheira e a amargura estampada nos olhos, ele precisava encontrar um sentido para aquilo que aconteceu e o que ainda estava por vir.

Cruzando o mundo com uma mochila nas costas e sem dinheiro, por caminhos que ele nunca pensou trilhar, Jonathan, quando ao lado de pessoas que talvez nunca tivesse oportunidade de conhecer, encontra, longe de casa, mais motivos para estar finalmente de volta.


- Jonathan, nenhum de nós sabe nada. Pensamos que sabemos, até ficar claro que estamos enganados. O universo tem um jeito especial de interferir em nossa vida. De mudar você. No final, você não sabe o que está procurando e não sabe o que vai encontrar. 
[...] 
- Mas, de qualquer maneira, tudo isso é irrelevante - ela continuou. - Afinal, não importa o que você procura ou o que vai encontrar. O mais importante é deixar sua bússola guiá-lo e permitir que seus dons e conhecimento cheguem à superfície, de forma que possa realizar o propósito de sua vida. - Ela parou para refletir por um momento. - A jornada vale a pena - concluiu. (pág. 23)


A Bússola da Felicidade, de Tammy Kling e John Spencer Ellis, trata mais do que de fuga; adentra o espaço do rancor e do perdão, do ódio e do amor, da desilusão e da esperança, que se separam por linhas tão tênues que quase se confundem.

Cada um dos que passaram pela vida de Jonathan deixaram com ele um pedacinho de si e do que eram; Marilyn, a vontade de estar viva; Pete, a felicidade de saber de onde vem; Salomão e Tain, o companheirismo incondicional e a superação das barreiras que a vida coloca.

O livro trata, acima de tudo, de superação, de saber viver com cada cicatriz que nos é dada, por elas fazerem também parte de nós; de saber amar aqueles que tanto nos fazem bem, e perdoar seus erros, que por piores que sejam, não poderão apagar tudo de bom que já se viveu.

A história de A Bússola da Felicidade é linda e cheia de mensagens ocultas (que os autores, por sinal, citam de uma em uma nas últimas páginas), que tocam o coração, não na forma carregada de uma lágrima, mas apenas num singelo suspiro. Por ser curtinho, faz-se uma leitura rápida que, independente do momento que se vive, faz com que se tive proveito das belas mensagens.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Oie!
    Gostei muito da sua resenha, o livro parece ser ótimo!! Ainda não conhecia ele!!
    Esta capa parece ter tudo a ver com o livro, so de ler sua resenha!!

    Bjinhs*
    (me mande seu endereço para envio de mimos vanessapereira04@hotmail.com)

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia,

    Não conhecia o livro, viu? Mas gostei da história, parece mesmo ser um enredo marcante, daqueles que podem passar alguma mensagem ao leitor. E por ser curtinho, melhor ainda =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro
    E parece ter uma estoria bem envolvente e emocionante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Mudou o layout daqui, gostei bastante. :)
    Eu adoro livros que se tratam de superação. Pra mim autores que conseguem transmitir um certo "crescimento" do enredo a partir disso são geniais.
    Excelente indicação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju
    Não conhecia o livro, mas pela capa e nome jurava que era auto ajuda.
    Gostei do enredo, essa questão de perdoar é um pouco difícil para mim, e pelo visto a leitura parece ser muito proveitosa.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e pela capa se eu visse em alguma livraria nem pararia para ler a sinopse. Mas achei interessante a resenha e fiquei curiosa pra ler o livro. Acho muito bacana livros que passam essas mensagens sem ser do tipo auto ajuda.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro,mas adorei sua história!
    Com certeza entrará na minha lista!
    Amei!
    òtima dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia o livro e acredito que seja uma boa leitura mesmo. Fiquei bastante interessado após ler sua resenha e espero lê-lo algum dia.
    Nunca o encontrei na internet para eu comprá-lo. rs
    Parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Julia,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei interessante e gostei da capa...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este livro é sensacional! Quando o comprei, foi a capa que me chamou atenção, mas então eu o li e fiquei completamente fascinado, diante desta incrível jornada do personagem Jonathan, percebi que a vida sempre nos ensina o que devemos aprender.. Esta é uma história de amor, angústia, abnegação e redenção.. Simplesmente magnífica!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.