Uma Princesa em Meu Lugar - Paula Ottoni


Sinopse: Clara Martins está cansada de sua vida. Faculdade, trabalhos, correria do dia-a-dia, transporte público, televisão, comida congelada... O que ela não esperava é que seu desejo de viver em outro mundo fosse, de uma forma estranha, virar realidade. Quando a Princesa Sofia, do reino de Charmelyn, aparece na sala de estar de Clara, atravessando o quadro centenário que seria o presente de aniversário de sua avó, tem início uma troca. Sofia fica no lugar de Clara e esta no lugar da princesa. Agora ela precisa viver no castelo; uma nova vida em outro tempo. Sofia assume sua vida e seus problemas. Tudo até que a passagem resolva se abrir e a troca possa ser desfeita.
Entre proibições de ver os amigos camponeses, um baile para dançar com pretendentes a noivo, uma madrasta má e a paixão por um plebeu, Clara vai descobrir como é viver como uma garota das histórias de época, mas talvez nem tudo seja um conto de fadas... (Skoob)
OTTONI, Paula. Uma Princesa em Meu Lugar. Bookess, 2011. 324 p.

Como qualquer adolescente, Clara tinha uma vida boa, mas que não achava fácil. Seu pai morrera há alguns anos, vivia sozinha com sua mãe, que sempre precisava deixá-la por causa de seu trabalho. Todos os problemas do mundo pareciam ser seus, principalmente porque tantas coisas erradas ao seu redor não poderiam ser mudadas.

Mas a chance de fugir de tudo isso surgiu da maneira como menos esperava: Sofia, uma princesa que vivera séculos atrás, muito parecida com Clara, passou através de um quadro e chegou ao mundo contemporâneo e, por alguma razão, não conseguia retornar ao seu mundo. A única que poderia passar para o outro do quadro era Clara que, após algumas horas de ensinamento mútuo sobre seus próprios mundos, resolveu viver a vida de Sofia em Chamelyn.

A oportunidade de viver tudo o que estiveram privadas por tanto tempo se deu com essa troca, e as duas garotas se sentiam felizes com isso: Clara, com o ar puro, um príncipe dos sonhos e um pai que nunca teve. Sofia, com a liberdade que era dada a Clara, as novidades do mundo moderno e uma mãe, que nunca fizera parte de sua vida. O maior problema para as duas é que elas não sabiam quando e se poderiam voltar às suas próprias vidas.


"De princípio não reparei que um quadro me observava, é claro, porque eu estava dormindo. Só acordei dois minutos depois, com o telefone tocando.
[...]
Foi quando pus o telefone no gancho que percebi que minha cabeça doía à beça. Passei direto pelo retrato, sem reparar que a garota estava em uma posição diferente. Fui até a cozinha e puxei a minha caixinha de remédios da prateleira. Peguei a aspirina, pus na boca e saí tomando um copo de água pela casa. Estava indo para o banheiro quando finalmente reparei na façanha que acontecia em minha própria sala.
A pintura do quadro se mexia. Eu quis dizer que a garota de tinta a óleo SE MOVIA!"

Mesmo com uma história que lembra muito os contos de fada que eram lidos na infância e que, talvez, eu tivesse gostado muito mais se me viesse às mãos há alguns anos, Uma princesa em meu lugar, de Paula Ottoni, me cativou. A narrativa ingênua e bem desenvolvida do livro envolve, e a escrita gostosa da autora quase não passa a impressão de ser seu livro de estreia.

Narrado em primeira pessoa nas passagens de Clara, e em terceira quando o foco se dá nos acontecimentos que remetem a Sofia, as divisões são bem definidas e não confundem. As personagens, inclusive, têm cada uma sua própria personalidade, e seus traços são marcados ao longo da trama, o que contribui para gostar mais de uma ou de outra, de acordo com os gostos. Ainda que com os outros personagens essa identificação não seja tão fácil, são também encantadores e com características próprias.

Cheio de segredos e mistérios, o livro se desenrola em cenários perfeitamente encaixados e conseguimos nos sentir onde as garotas estão, principalmente quanto às passagens de outro século. Todos as pontas foram amarradas no final, que não chegou a ser surpreendente, mas agrada.

O romance que se desenvolve é fofo, só não faz suspirar. Senti como se fosse mesmo um desenho animado em que tudo dá muito certo e se encaixa, que faz do casal bonitinho, e só. Algumas cenas são um tanto engraçadas, o que deu um ar ainda mais leve à obra. O que eu mais gostei mesmo em toda a história foi que, apesar dos pensamentos egoístas das duas personagens principais, elas aprenderam que, nem sempre, os nossos problemas são os maiores do mundo e que, às vezes, um pequeno gesto pode mudar o mundo de alguém.

Notei alguns errinhos gramaticais, principalmente de alguns "há" que deveriam ser apenas "a", mas isto foi a única coisa que sobressaiu. Se fizer uma pequena comparação com a outra obra da autora que li, A Destinada, gostei mais do enredo e desenvolvimento desta última leitura, mas é perceptível que a autora desenvolveu ainda mais seu trabalho de escrita no segundo livro.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

29 comentários:

  1. Oi JU*
    Adorei a resenha! Nossa, faz tanto tempo que participo deste book tour que nem me lembrava mais do que se tratava o livro, e lendo sua resenha agora me despertou curiosidade.
    Assim que o livro chegar, ja começarei a ler.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, pois é Nessa, você falou! Mas o livro vale a pena, espero que você goste.

      Excluir
  2. É mais difícil em livros nacionais, mas sempre encontramos uns errinhos de digitação ou de gramatica. Mesmo assim, parece ser encantador.

    ResponderExcluir
  3. Hey, Júlia!
    Bom dia, tudo bem?

    Sabe que tem tempo que tenho vontade de ler esse livro?
    Desde que foi lançado e eu li a sinopse, fiquei muito curiosa pra ler, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir. Espero ter a chance de o ler ainda. :)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ;)
      Pois é, também tinha vontade de conferir desde o lançamento, por isso me inscrevi no booktour.

      Excluir
  4. Acho muito legal a quantidade de livros nacionais que você lê. Sempre que quero encontrar algo novo venho aqui.
    A sua resenha me deixou bem curiosa sobre o livro. Vou ficar de olho nos booktour que aparecerem pra poder participar e ler mais livros nacionais.

    Beijos
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline, muito legal saber disso! Eu leio mesmo muitos nacionais, não perdem nada em qualidade (muito pelo contrário), e o blog me permitiu criar um relacionamento maior com muitos autores.
      Vale a pena mesmo ficar ligada nos booktour, é uma forma mais barata de ter acesso aos livros dos nossos conterrâneos. ;)

      Excluir
  5. Sou super lerda e sempre perco prazos de inscrição em booktours :// Mas enfim, adorei! Me lembrou um pouco aqueles filmes com as gêmeas Olsen, mas é bom saber que a autora desenvolveu a história de uma forma legal :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Confesso já ter lido algumas resenhas negativas a respeito do desenvolvimento da história, da construção do cenário quando no passado por exemplo, e isso me desanimou um pouco pela leitura, apesar da ideia geral ser interessante. É uma pena que o romance não seja tão envolvente também, gosto de suspirar com os livros haha Entendi essa sensação de desenho animado, mas pelo menos ele deixa uma leve mensagem para reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. pena que houveram errinhos
    parece ser uum livro bem legal ^^
    mas acho que nao leria porque desde a sinopse nao me chamou muito a atenção sabe. ahshuusha deve ser pq ja li tanta fanfic nesse estilo que estou um pouco enjoada e acho que ler um livro seria mais algo pra enjoar.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas adorei sua resenha. Você foi além e demonstrou sua opinião de forma justa.
    Apesar de se tratar de um livro muita coisa extraordinária eu gostei do enredo e pode ser ser que eu venha a lê-lo quando estiver em busca de algo mais leve.


    Beijoooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia. Fiquei interessada agora.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal. Sou parceira, mas nunca tive oportunidade de ler...quem sabe um dia. Adoro tramas com romances fofos, suspenses e aventura.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Faz tempo que tenho vontade de ler esse livro e a cada resenha esse desejo aumenta mais!
    Gostei de todos os pontos que você citou, mas é tão chato esses errinhos né? Sempre quando leio algo que tenha alguns erros fico um pouco desanimada, porém muitas vezes o restante da leitura compensa e esse parece ser o caso :)
    Espero ter a a oportunidade de ler algum dia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha e fiquei batsante interessada na leitura
    E essas bookstours sao ótimas

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Julinha ^^

    Adorei a resenha, aliás, adoro suas resenhas, são super completas!
    Eu gosto de livros com um enredo mais desenvolvido, mas tem epoca que a gente procura mesmo por uma leitura levinha que nos relaxe. Acho que esse livro deve ser bom pra essas epocas, né?

    Beeijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha, é uma leitura exatamente para esses momentos.
      ;)

      Excluir
  14. Adorei a resenha, adoro essas histórias, quem nunca quis trocar de lugar?
    Fiquei curiosa pra ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju! Gostei demais do livro, mais do que o outro da autora. Fiquei apaixonada pelo enredo. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Mesmo com a resenha positiva fico com o pé atras. Acho que sou um tanto quanto traumatizada com esse tipo de história que envolve "trocas de lugar". Mas caso eu tenha a oportunidade será um prazer ler o livros da Paula :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Olá gostei da capa e acho muito legal estorias baseadas em contos de fada, li a resenha por causa do titulo e achei maneira a estoria

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi Jú, o livro me parece bem infanto-juvenil pra falar a verdade, como você mesma disse lembra aqueles livros que lemos quando criança... Parece legal pra quem está começando a entrar no mundo literário agora, não parece meu estilo de leitura, não por não me interessar, mas acho que se eu fosse mais nova leria com certeza, até porque você gostou mais desse livro da autora que do outro que você leu!

    Beijos
    Passa lá?
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,

    tem meme para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/01/selinho-e-meme.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Sempre vi resenhas positivas desse livro, parece mesmo ser uma leitura agradável mesmo que o romance não seja tão... esfuziante rsrs
    E eu adoro livros com narrações intercaladas!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Julia, que linda resenha, obrigada!! Que bom que gostou da história! Obrigada pela sua participação no booktour ;D

    Beijão!

    Paula
    www.paulaottoni.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Parabéns pela resenha!
    Eu tenho vontade de ler esse livro, porque conheço a autora e a acho uma fofa.
    Um dos seus livros será minha próxima leitura.
    A colocação das personagens na história é bem interessante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Julia! Parabéns pela resenha, ela ficou ótima! O livro parece ser legal, a sua resenha me deixou bem curiosa.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ei Ju!
    Eu não entendi muito da sinopse do livro (achei um tanto confusa, mas pelo visto ele é bom, né?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  25. Tenho gostado muito dos livros essa autora, querendo comprar A Destinada já há algum tempo e ansiosa pra ler.
    Adorei a resenha, parece bem o tipo de estória que gosto de ler.
    Resenha #63 - Algemas de Seda.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.