Sociedade Secreta Rosa & Túmulo - Diana Peterfreund


"- Amy Maureen Haskel?
- Sim - falei numa voz um tanto ofegante.
- Rosa & Túmulo: aceite ou rejeite.
Ali estava. Acabara o tempo. E eu não fazia idéia do que pensar.
E então, as palavras de Brandon voltaram a mim: Prometa-me, só uma vez na vida, só por diversão, não pense demais.
Abri a boca.
- Eu aceito." (p. 49)

Um requisito básico de qualquer estudante da Universidade de Eli para o mercado de trabalho era a participação em uma das sociedades secretas. Amy não tinha muitas preocupações quanto a isso: como editora de uma revista da instituição, sua convocação para a Tinta & Pena era certa, pelo menos era o que ela achava.

Após uma convocação realmente macabra, a Sociedade que dizia a estar recrutando era a Rosa & Túmulo. O problema é que a Rosa & Túmulo não convocava mulheres... seria isso um trote? Mas entrar para uma sociedade secreta poderia trazer tantos problemas quanto vantagens, e Amy descobriria isso do jeito mais difícil: com relacionamentos abalados com as pessoas mais próximas, como Lydia e seu quase namorado Brandon, e com influências na sua vida mesmo fora da faculdade. Será que valeria a pena?

Diferentemente de Uma manhã gloriosa, outro livro que li de Diana Peterfreund, Sociedade Secreta Rosa & Túmulo é bastante original. A proposta, ainda que enfoque personagens jovens, foge do estilo colegial, já que se ambienta em uma faculdade, mas ainda não senti grande maturidade e, mesmo que isso não tenha me irritado, também não foi algo que agradou.

O livro parece inicialmente conter um toque sombrio, mas isso não se confirma durante a leitura; não consigo classificar exatamente a qual gênero ele pertence, mas a mistura está longe de ser ruim: há suspense, romance, pegação e um leve humor que deixa o livro quase exagerado, mas gostoso. O porém é que, para mim, foi uma história quase que indiferente: quando lia, as páginas passavam rápido, mas não me identifiquei com a história ou com os personagens e, quando fazia pausas, também não sentia aquela curiosidade que faz continuar.

Essa falta de identificação e de curiosidade talvez seja pelo enredo desse primeiro livro, que se fundamenta principalmente na apresentação da sociedade e de seus integrantes e, acreditem, são muitos. Além dos nomes com que foram batizados, cada um possui também um codinome a ser usado dentro da sociedade, então, esqueçam, só mesmo alguém com grande poder de memorização para lembrar todo mundo.

Como comentei antes, a história é interessante, e o final foi um tanto inesperado, mesmo com pontos que não favoreceram a obra. Mas resolvi continuar e ver como o enredo se desenrola, tanto que já estou com o segundo livro em mãos, e será minha próxima leitura.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

17 comentários:

  1. pelo visto,não é um livro que empolgue né.é aquele tipo de livro que se espera e que até é legal,mas não cativa.=/ não conheço o trabalho da autora,espero ler um livro dela,mas acho que essa série,eu vou deixar pra depois.rsrs

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade de ler esta série. Gosto de sociedades secretas e dizem que o livro é engraçado.
    Não espero nada grandioso, e é bom saber que o livro é uma grande mistura.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carissa, acho que esperar algo grandioso do livro acaba atrapalhando.

      Excluir
  3. Oi Julia, tudo bem flor?
    Eu tenho muita curiosidade quanto a esse livro. Sempre leio elogios a respeito. Ele já esta entre os desejados, assim que possível adquiro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Ainda não li livros de sociedades secretas, mas tenho curiosidade.
    Este livro não chama muita minha atenção, mas se eu tiver oportunidade o lerei.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, também não chamava a minha, mas não foi uma experiência ruim. ;)

      Excluir
  5. Sempre encontro boas resenhas em relação a essa série
    Tenho muita curiosidade e já esta na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a maioria das resenhas é muito boa, mas para mim não foi aquilo tudo.

      Excluir
  6. Bom dia Julia,

    Tenho curiosidade em relação a esse livro, já li resenha positivas e outras nem tanto, quem sabe eu leia um dia....parabéns pela sua resenha.....abçs.




    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Sempre li muitos comentários a respeito desse primeiro livro, mas te confesso que no todo não me desperta tanta atenção. Que pena que você não se envolveu inteiramente (pelo menos foi essa conclusão que eu tirei, haha) com a história...
    Beijão, Ju!

    P.s: adorei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso mesmo Sofia, o envolvimento não foi grandes coisas. Vou tentar o segundo.

      Excluir
  8. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  9. Oi Júlia, esse livro foi uma decepção pra mim. Parei nele, não vou dar seguimento a série. Talvez eu estivesse com expectativas demais, o fato é que demorei meses pra ler e quase não chego ao final. Me sinto uma total estranha quando falo que não gostei nadinha dele, que bom que com você foi diferente (apesar de você não ter amado totalmente e sem ressalvas). Espero que goste ainda mais do próximo livro.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline, que pena que não deu certo ;~ Eu não caí de amores, mas também não desgostei. Vou tentar o segundo para ver se desenvolve.

      Excluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.