Retrospectiva Literária 2013

Já virou tradição aqui no Conjunto da Obra participar todos os anos da retrospectiva literária organizada pela Angélica, do blog Pensamento Tangencial.

Em 2013 não poderia ser diferente, apesar de não ter conseguido postá-la no dia em que deveria (31 de dezembro - estou péssima para cumprir prazos). Mas, como a regra é "antes tarde do que nunca", vamos conferir o que teve de melhor aqui no blog no ano que recém acabou:

  • A aventura que me tirou o fôlego:
Caramba, só li uma aventura esse ano, e não sei se posso dizer que ela me conquistou. Foi o primeiro livro das Crônicas de Nárnia, O sobrinho do mago. Resenha aqui.


  • O suspense mais eletrizante:
Também li poucos suspenses, mas o que mais me chamou a atenção foi Eu sei o que você está pensando. É um livro não tão recente, que já tinha há um tempo, mas só tive oportunidade de ler este ano. Resenha aqui.

  • O romance que me fez suspirar:
Meu ano foi recheado de ótimos romances, então acho que essa pode ser a mais difícil de responder. Um dos que mais gostei foi A Última Carta de Amor. Foi de uma delicadeza incrível. Resenha aqui.


  • A saga que me conquistou:
Não sei se posso dizer que é uma "saga", mas a série que me encantou este ano foi Fazendo meu Filme. Adorei conhecer a escrita de Paula Pimenta, e me surpreendi com a história de Fani. Para ler as resenhas, basta clicar nas capas.

http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/03/fazendo-meu-filme-1-paula-pimenta.htmlhttp://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/04/fazendo-meu-filme-2-paula-pimenta.htmlhttp://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/12/fazendo-meu-filme-3-paula-pimenta.html

  • O clássico que me marcou:
Aix, nada de Clássicos neste ano ;x

  • O livro que me fez refletir:
Foram dois neste ano: A última grande lição e Enjaulado. Me fizeram refletir por motivos diferentes, mas acho que cada um mudou um pouquinho de mim.


  • O livro que me fez rir:
Charlie *-*  Ri muito com os pensamentos desconexos do personagem de As vantagens de ser invisível.
http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/04/as-vantagens-de-ser-invisivel-stephen.html


  • O livro que me fez chorar:
Jardim de Inverno. Chorei muito.


  • O livro de fantasia que me encantou:
Laços de Sangue. Não porque o livro tenha realmente algo especial, mas é um amor antigo por esses personagens.


  • O livro que me decepcionou:
Anjos à Mesa. Não que ele seja ruim, só esperava gostar mais dele, depois de ter me encantado por outro livro da autora.


  • O livro que me surpreendeu:
Ok, não foi nenhuma grande surpresa, mas eu não esperava nada e adorei! Se você fosse minha, da série Sullivans, de Bella Andre.



  • O livro que mudou a minha forma de ver o mundo:
 O Presente. Lindo, simples assim.


  • A capa mais bonita:
As violetas de março. Adoro a capa, e adorei o livro.

 
  • A frase que não saiu da minha cabeça:
"O mundo precisava de menos cinismo, mais amor. O amor era a resposta. O amor fazia o mundo girar. O amor era tudo de que precisava. O amor, na verdade, estava por toda a parte." (Esc@ndalo)
  • O(a) personagem do ano:
Franco, de Céu em Chamas, que mudou, não mudando. 
  • O casal perfeito:
Anna e St. Clair. Eu só li o livro este ano, ok? rsrs

  • O(a) autor(a) revelação:
Kristin Hannah. Foi incrível ler Jardim de Inverno, quero mais livros dela logo.
  • O melhor livro nacional:
Céu em Chamas, de Janice Diniz. Há tempos sou fã declarada da autora e não aguentava de ansiedade por este livro. 
  • O melhor livro que li em 2013:
Poxa, essa é difícil. Acho que todos que citei acima, pode ser? O ano foi realmente bom.
  • Li em 2013 52 livros.
  • A minha meta literária para 2014 é: ler, novamente, mais de 50 livros. E livros bons, de preferência.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Oi Ju!
    Eu nem participei da retrospectiva literária porque não tenho nem idéia de quantos e quais livros eu li no ano que passou. #perdida
    Também gosto muito dessa capa de As Violetas de Março, e o livro é ótimo mesmo. Ainda não li O Presente, mas como sou fã da Cecelia Ahern já sei que vou gostar.rs
    Adorei acompanhar a sua retrospectiva.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Julia

    Ah acho que é este que eu fiz em vídeo ano passado, vou tentar fazer este ano também rsrs. Engraçado que vi uns dois comentários acho de quem não gostou deste O presente, eu adoro a autora, espero gostar.

    Este da Janice é série? onde eu consigo o primeiro?

    Eu tbm me surpreendi com Só tenho olhos para vc, muito fofo. Este Eu sei o q vc está pensando eu gsotei, mas não adorei não rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Jardim de Inverno é muito bom mesmo, os dois livros que li desta autora me emocionaram, na verdade O caminho para casa eu chorei de soluçar. Minha leitura atual é As vantagens de ser invisível e os pensamentos de Charlie são mesmo uma viagem, como não vi o filme, nem leio sinopse, nem imagino onde esta história vai acabar. Feliz 2014!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. O melhor livro nacional <33333 Céu em Chamas foi mesmo o melhor livro brazuca que li em 2013, não poderia ser diferente! mal posso esperar para ler Fogo no Cerrado! eu tenho mais ainda não li Jardim de Inverno, quero muito ler pra agora. eu sou suspeita pra falar dos livros da Bella Andre pq eu amo demais! rs espero que esse 2014 venha com muitos livros bons!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, não li nenhum dos livros da sua lista, mas muitos estão na minha estante para serem lidos. Mas de todos, acredito que a série Fazendo meu Filme é a que mais desejo ler no momento, todo mundo comenta e parece ser realmente bom... mas nunca acho os livros com um preço bom (to poooobre)! HAUSHAUS Mas um dia vou ler, sem dúvidas!
    Adorei a retrospectiva, vou tentar fazer uma lista no meu blog também! Vou contar quantos livros li, com certeza foi bem menos que 52 (ual!), mas acredito que tenha sido mais que ano passado! :D

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Já li alguns da sua lista, outros quero muito ler. A última carta de amor é um deles. Tenho há um tempão, mas só agora sairá da estante. Espero gostar também.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Li poucos dos livros que você citou, mas estou doida para ler O Presente, Jardim de Inverno e principalmente Laços de Sangue, porque eu amo a escrita da Mead. Adorei a retrospectiva e a frase que você escolheu.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI Julia!
    Gostei quando disse, ler mais de 50 livros, ler livros, livros bons..é isso ai!
    Gostei da retrospectiva, desse eu não li nenhum em comum, opa só Anna e o beijo...por enquanto rs. Vi os livros da Paula Pimenta baratos, mas o frete do submarino é broxante, ai já viu, neca! Como não recebi Se você fosse minha, li o seguinte, Quero ser Seu (*-*). A última carta de amor eu pretendo ler ainda. E As vantagens de ser invisível eu só vi o filme.

    Beijos
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  9. Depois que vi uma vídeo resenha sobre As crônicas de Nárnia fiquei bem curiosa em relação a toda série.
    Também já li Fazendo meu filme até o 3 e amei, quero muito a continuação
    As vantagens de ser invisivel também foi uma ótima leitura em 2013
    Também já li O presente, As violetas de março e Anna e o Beijo Francês é maravilhoso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia,
    Bem criativa esta TAG.
    Li o primeiro livro das Cronicas de Nárnia há muitos anos, e lembro que achei o primeiro livro um dos mais fracos. Mas vale a pena continuar lendo a série.
    Ainda não li nada do John Verdon, mas todo mundo que gosta de suspense policial fala super bem dele. Pretendo ler algo dele este ano.
    Vantagens de ser invisivel foi só elogios e acabei comprando no fim do ano passado, mas não sei quando vou conseguir ler.
    Gostei bastante de Laços de Sangue, mas não chegou a ser o melhor livro de fantasia que li. Mas estou bem curioso para conferir O Lírio Dourado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. As vantagens de ser invisível e FMF são <3
    Eu adoro a Kristen Hannah e a Richelle Mead. Quero muito ler os dois.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  12. Também amei A Última Carta de Amor e As Vantagens de Ser Invisível! Uma amiga sempre me fala para ler Fazendo meu filme e acho que esse ano farei isso. Também quero ler O Presente.

    Beijo
    Nádia Tamanaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju
    Fez ótimas leituras, tem alguns livros aí que eu quero muito ler.

    Beijos*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.