Sinopse: Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha.
Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo... (Skoob)
A Agenda - João Varella
Arquivado em: Editora Novo Conceito, resenhas
VARELLA, João. A Agenda. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013. 240 p.
Sandra era uma executiva de marketing de uma grande empresa. Seu profissionalismo e sua eficiência eram reconhecidos por todos, o que fazia dela bastante respeitada. Sandra nem mesmo gostava de literatura e poesias; somente lia os livros “úteis”. E parte de tudo o que construiu era consequência da agenda, já que nela Sandra conseguia organizar todas as minúcias de seu dia a dia.
Mas enganado aquele que pensa que tudo eram flores na vida de Sandra. Se seu lado profissional era milimetricamente organizado, a vida pessoal em nada se assemelhava: sozinha depois dos quarenta e tendo como família apenas uma filha que morava em outro país e quase não mandava notícias, Sandra parecia perder o equilíbrio. E tudo se agravou quando Sandra perdeu a agência e, tempo depois, ela foi devolvida com rabiscos de outra pessoa.
“– Melhor eu ir agora. – O surfista deu um beijo em Sandra e caminhou para o elevador.
Sandra acompanhou da sacada o surfista indo embora. Sentiu que seu ego havia sido jogado do edifício. O maldito roupão com âncora no peito foi deixado para trás em meio à correria. Para piorar, a peça estava impregnada com o cheiro dele.
Cerca de duas semanas depois, Sandra já estava com a agenda cheia de compromissos, sem parar para pensar em nada que não fosse interessante em termos de desenvolvimento pessoal e profissional.” (p. 35 - 36)
João Varella colocou em A agenda elementos cotidianos que poderiam acontecer na vida de qualquer um. A história, até certo ponto, é rotineira, simples, o que pode torna-la sem graça para aqueles que esperam grandes emoções. Mas não é cansativa; os capítulos em geral são curtos, a linguagem é objetiva e tem um quê de ironia, além dos vários núcleos que, a princípio, parecem não ter qualquer relação, mas que fazem a trama ainda mais rápida.
Por outro lado, a objetividade impede o envolvimento com os personagens, o que influencia para um distanciamento com a história como um todo. Além disso, vale o aviso: citei que a história é cotidiana, mas isso não significa que todos que passassem por aquelas situações chegariam ao mesmo ponto, especialmente porque foi Sandra quem tomou as decisões que a levaram até lá. E, acreditem em mim, ela não é uma pessoa muito equilibrada.
Para mim, o problema de Sandra é querer levar sua vida da maneira mais racional o possível; até em seus envolvimentos amorosos não havia sentimentos. Contudo, tal conduta não faz dela imune. Sandra é carente de amor, de um homem, da filha... e é essa carência que a faz tomar decisões impensáveis que levam a um final fora do comum.
Ju
Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.
Leia também
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Julia G
Busca
Curta no Facebook
Seguidores
Categorias
Outras Histórias
-
▼
2014
(169)
-
▼
janeiro
(11)
- Se você fosse minha - Bella Andre
- Leituras do Mês - Janeiro
- O retorno - Victoria Hislop
- Novidades #62: Fevereiro com a Novo Conceito
- Anjos à mesa - Debbie Macomber
- Conjuntando #21: Das metas que não cumpri
- Após a tempestade - Karen White
- Além das Páginas #4: A menina que roubava livros
- A Agenda - João Varella
- Resultados: Top Comentarista e #2014 com muitos li...
- Retrospectiva Literária 2013
-
▼
janeiro
(11)
Leitura Atual
Postagens Populares
Livros Lidos em 2019
01 - A Nuvem
02 - Uma noiva para Winterborne
03 - Sol em Júpiter
04 - Leah fora de sintonia
Oi Julia!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas me interessei. Eu gosto de ler crônicas, então talvez goste do livro.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi, Ju!
ResponderExcluirHavia visto esse livro em alguns sites e confesso que não me chamou tanta atenção, mas fiquei curiosa agora, mesmo sendo rotineira e simples, como você citou.
Beijo
acredita que lendo tua resenha eu senti uma certa "frieza" da personagem com a própria vida, uma necessidade de ter tudo certinho e todo mundo sabe que a vida não é assim. =/ como vc disse, é uma carência que qdo é posta a prova, fica mais em evidência. a capa é bem artística, gostei e legal ver um autor nacional =)
ResponderExcluirEssas crônicas parecem ser bem interessantes
ResponderExcluirGostei do lançamento da editora
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi Ju!
ResponderExcluirEu não sou muito fã de crônicas, leio no máximo 1 por ano e olhe lá.
Pelo que você falou do livro, eu tenho certeza de que não ia gostar muito da leitura. Parece ser meio parado e a personagem principal não me agradou nem um pouco. =/
A capa é fofa! Quase solicitei esse livro antes por causa dela.rs
Beijos!
Apesar do livro parecer ser muito bom, não me chamou muito atenção, não acredito que leria.
ResponderExcluirOi Ju*
ResponderExcluirA temática em si do livro chama muita minha atenção, mas essa capa eu achei horrível.
Beijos*