Conjunto de Séries #12: 8 razões para assistir Once Upon a Time

Quando decidi me aventurar no mundo das séries, numa época em que Netflix ainda não fazia parte da minha vida, uma das séries que escolhi assistir foi Once Upon a Time. Isso aconteceu lá em 2012, quando segunda temporada ainda nem tinha iniciado. Meus comentários sobre a série foram feitos num dos primeiros posts do Conjunto de Séries.

A facilidade do streaming chegou para mim e eu quase chorei de felicidade quando vi que Once Upon a Time estava disponível - tá, nem tanto para chorar, mas eu fiquei feliz.

Em setembro deste ano, a 5ª temporada ficou disponível e, apesar de ser a mais fraquinha de toda a série, ainda é boa o suficiente, e eu fiquei listando mentalmente os motivos que me fazem gostar tanto do seriado. E agora é hora de dividir esses motivos com vocês:


1. Contos de fadas
Eu adorava ler histórias de contos de fadas quando era mais, assistia a todos os filmes da Disney e sonhava em ser princesa. rsrs Na série, todos os contos de fadas estão juntos e se inter-relacionam: Branca de Neve, A Bela e a Fera, Cinderela e até os mais modernos, como Mulan e Valente.

2. Repense os contos de fadas
Embora tenha como tema principal os contos e fadas, o mais legal de Once Upon a Time é que se trata de uma versão adaptada, então todos os pontos negativos das histórias tradicionais - como donzelas indefesas que precisam de príncipes para superar seus obstáculos - são deixados de lado, o que tira aquele mimimi habitual e torna a trama mais interessante.
Além disso, existe uma liberdade criativa enorme, e um personagem que é vilão na história tradicional pode ser o mocinho nessa nova versão, e tudo bem!, porque os produtores conseguem deixar a trama ainda mais incrível.


3. As mulheres são o "sexo forte"
Nada de donzela indefesa aqui, como eu já disse. As mulheres não só lutam por aquilo que querem, mas são poderosas: como regra, são elas que lutam contra o mal, elas que enfrentas os maiores perigos e que salvam alguém. Os homens são amigos, maridos e filhos e contribuem muito, mas como uma equipe, não como centro do poder.

4. Vilões x Heróis
Quase sempre, o mote das temporadas é o tradicional confronto entre vilões e heróis. Isso torna a trama mais dinâmica, dá aquele toque de suspense e nos faz temer por nossos queridinhos - afinal, como eles vão solucionar seus problemas?
O melhor de tudo, porém, é que ninguém é 100% vilão ou 100% herói, todo mundo dá uma fora de vez em quando ou um vilão começa a mostrar que tem algum coração.


5. Personalidades constantes
Durante as várias temporadas da série, vários vilões se redimiram, mas o fato de se tornarem pessoas melhores não significa que perderam suas personalidades. Regina que o diga, já que a personagem deixou de ser a Evil Queen, mas sua língua afiada e seu humor negro continuam com ela - para nossa alegria, afinal, suas tiradas são as melhores.

6. Regina & Emma
As personagens, que começaram como inimigas na trama, conseguiram criar uma relação de confiança e amizade fantástica de se acompanhar. É nítido como elas se preocupam uma com a outra, mas não existe aquele "não-me-toque" entre as duas. Elas fazem o que é preciso, às vezes se machucam e brigam, mas sabem que podem confiar uma na outra exatamente por conta da sinceridade e da determinação existente entre elas.


7. Quebra de estigmas
Once Upon a Time é definitivamente uma série à frente de seu tempo. Além da força das mulheres citada no motivo 3, os paradigmas sexuais também são deixados de lado em vários momentos da série. Casal homoafetivo? Tem também. E o mais legal é que é tratado com muita naturalidade e beleza, sem abrir espaço para julgamentos preconceituosos.


8. Lana Parrilla
Alguém me diz, por favor, o que é essa atriz? Vocês devem ter percebido minha admiração por ela desde o início, já que das cinco imagens dos personagens, três são dela. Lana Parrilla consegue atuar, num mesmo episódio, em três diferentes momentos de sua personagem e convencer em todos os três - seja como uma menina meiga e apaixonada, seja como a rainha cruel. Ela consegue também, com um único olhar, transmitir tudo que é preciso saber. Sério, gente, a mulher é fantástica atuando e só isso já vale a série.

Alguém já assistiu? Lembra de alguma outra razão para assistir?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Oii Julia!
    Ainda não assisti a série, mas ouvi flar mto bem, por isso tenho mta vontade de ver...Preciso em programar pra tentar ver logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Acredita que até hoje eu parei na primeira temporada?
    Eu lembro que amei assistir e estava super empolgada pela continuação, mas o tempo foi passando e eu sempre fui deixando pra "depois". Acho que a disponibilidade no streaming é maravilhosa, mas por esse motivo eu sempre acho que posso assistir tudo em um outro momento e acabo não vendo nada.hahahah
    Você me convenceu a reassistir a série só por causa da Lana Parrilla, sinta-se culpada por isso. :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou contando os dias para ficar de férias e poder vê minhas séries favoritas, entre elas Once Upon a Time ai vem você e me lembra os maravilhosos motivos que me levaram a me apaixonar por esse universo fantástico! Nossa ansiedade só aumenta!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  4. oi Ju, que legal essa dica que você trouxe. Vejo muitas pessoas comentarem dessa série, mas não sabia o que ela oferecia, agora que li seu post, já entendi. Sabe que nunca assisti uma série? Pois é, desde que terminei o ensino médio só estudo pra passar na faculdade, então não tenho tempo nenhum ! Mas vejo várias dicas legais; beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Adoro essa série!! Gostei muito da postagem!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. JU!
    Acompanho a série pelo canal fechado e gosto muito, embora tenha mudado demais do início para cá, o que é algo bom porque as mudanças foram para melhor.
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu amei a resenha sobre Once Upon a Time. Eu conheço a série e amo, é simplesmente incrível e fascinante. Parabéns pelo ótimo trabalho no blog. (^_^)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Realmente a Lana é a estrela dessa série, essa linda!
    Eu assistia, mas abandonei na quinta temporada. Estava tudo meio pombo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Nunca vi essa série, excelentes razões para assistir Once Upon a Time, fiquei bem curiosa em conferi isso tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Assisto essa série e adoro, li também o primeiro livro. Parei na quarta temporada, pena que a quinta é mais fraca, mas vou assistir assim mesmo, pois quero assistir até o final, achei bem diferente, misturar vários contos de fadas na historia. A Regina é demais mesmo rs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Juuu!
    Sim, eis uma fã aqui! Já acompanho faz algum tempo e realmente há temporadas que decepcionam, mas eu nunca abandono a série. Adoro a Lana, mas também me encantei pelos outros atores e atrizes. O que mais gosto na série é a liberdade com que eles modificam as histórias sem deixar cair a peteca!

    ResponderExcluir
  12. OUAT é uma das minhas series favoritas no momento, amo essa releitura que fizeram dos contos de fadas e amo o jeito que tudo acaba se interligando em algum momento, não estou conseguindo acompanhar direito a temporada atual mas é uma serie que jamais vou abandonar.

    ResponderExcluir
  13. Não assisti a série, mas nas férias vou colocar em dia todos os filmes que quero ver.

    ResponderExcluir
  14. Minhas amigas assistem essa série e me recomendam demais, porém ainda não comecei. Eu também amava ler conto de fadas quando era mais nova, e ainda gosto muito, por isso tenho quase certeza que vou amar essa série. Adorei todos os motivos, principalmente o 3º. Não tem coisa que eu mais ame em filmes/livros/séries do que mulheres fortes e independentes.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!
    Estou de volta e sério quando vi esse post tive que vim comentar, afinal Once Upon A Time é minha série preferida, acho muito criativo como os autores conseguiram interligar os contos de fadas que pra mim seriam impossível juntar tudo na mesma história.
    Sério eu tenho uma queda pelos vilões da série *-*
    A Regina é diva, o Rumplestilskin é o melhor vilão e eu desmaio só em ver o Gancho (Suspiros aqui rsrsrs)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.