Sinopse: A Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que a heroína descobrirá força dentro de si. (Skoob)
MEAD, Richelle. Aura Negra. Academia de Vampiros #2. Nova Fronteira: 2010. 304 p.
Obs.: Para aqueles que ainda não leram
O beijo das Sombras, este post contém spoilers.
"As coisas morrem. Mas nem sempre elas permanecem mortas. Acreditem em mim, eu sei do que estou falando."
Após perceber que Victor Dashkov gostaria de utilizar os poderes de Lissa de maneira egoísta e equivocada, usando meios radicais para isso e incentivando, inclusive, sua filha Natalie a se tornar Strigoi para ajudá-lo, finalmente a rotina de Rose volta ao normal. Lissa está tomando remédios que impedem os efeitos colaterais de sua magia e mantém sua mente estável.
Rose agora precisa fazer o exame que perdeu quando fugia da escola São Vladimir. Dimitri, seu instrutor, a leva para fora do campus, em um encontro com um dos grandes exterminadores de Strigoi da história, mas o que encontram no local é uma cena devastadora, que estremece todas as crenças do mundo Moroi. Há humanos trabalhando ao lado dos Strigoi.
"Isso muda tudo, não é? - perguntei.
Muda, sim - disse ele. - Muda tudo."
A luz do dia já não é mais segura. As magias protetoras, agora podem ser quebradas. O clima de medo e pânico atinge a todos, e levanta questões sobre os costumes que até então eram ignoradas. Deve a magia dos Moroi ser usada para ataque?
Em razão do caos que se instaurou na sociedade Moroi, os alunos da escola e suas famílias deverão passar as férias de inverno em uma estação de esqui em Idaho. A união de todos os guardiões em um só lugar será a maneira mais eficiente de manter todos a salvo.
Para Rose, no entanto, isso não significa ficar fora de problemas. Além de ter que encarar sua mãe, Janine Hathaway, de quem guarda profundo ressentimento, o não-relacionamento com Dimitri, os ciúmes dele com Tasha, e uma tentativa falha de namoro com seu amigo Mason, Rose acaba deixando escapar informações importantes que levam Mason a tomar uma atitude arriscada: juntar um grupo de amigos e partir na busca de Strigoi.
O livro é emocionante e rico em detalhes. Li ele há algum tempo, mas ao relê-lo, pude perceber pequenos aspectos que antes não havia dado tanta atenção e que realçam ainda mais a ligação de toda a história da série. A autora não deixou de comentar os aspectos vampirescos, mas isso é apenas uma peça que ajuda a tornar toda a trama plausível, e não a característica central dela. Lissa aparece mais como um plano de fundo, principalmente por estar um pouco afastada de Rose. Alguns personagens novos aparecem, como Janine, Tasha e Adrian, que conseguem nos provocar sentimentos ambíguos. Nesse livro Adrian, me passou a impressão de ser um cara metido, arrogante, e não gostei quase nada dele. (Essa impressão, entretanto, muda mais tarde.)
O enredo do livro é muito mais emocionante e apaixonante se comparado ao primeiro, e alguns acontecimentos, importantíssimos e, por vezes, tristes demais, modificarão para sempre a vida de nossos queridos personagens. Richelle Mead fez um trabalho maravilhoso ao escrever Aura Negra e outro ainda melhor com Tocada pelas Sombras, próximo livro da série, que comentarei aqui em breve.
Sinopse: A Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por u...