Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida



Sinopse: Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI. (Skoob)

Um dos clássicos da literatura brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado inicialmente em 1852 em folhetins semanais do jornal Correio Mercantil. O livro, apresentado pela primeira vez nesta forma em 1854, narra a história de Leonardo, e os fatores de sua vida que o levam a se tornar um Sargento de Milícias. A história se passa na época do Brasil Colônia, após a vinda do Rei D. João VI para o Brasil.

Os pais de Leonardo - o qual era tratado apenas como o menino no início do livro -, portugueses, se conheceram durante a viagem para o Brasil e logo providenciaram o filho. Alguns anos após o nascimento, uma traição separa-os, e o menino é deixado sob cuidados do padrinho.

O que o menino sabia fazer de melhor, desde que nascera, era aprontar. Suas "diabruras" aflingiam a todos, mas o padrinho pouco se importava - pelo contrário, achava graça e nada fazia a respeito, além das vontades do menino. Tal postura influenciou o comportamento de Leonardo adulto: "constituiu-se um completo vadio, vadio mestre, vadio-tipo".

Então, já jovem, algumas coisas começam a mudar na vida de Leonardo. Ao conhecer Luisinha, um novo e bom sentimento é despertado no rapaz. Esse sentimento, porém, vem acompanhado de um sentimento não tão bom: o ciúme de José Manoel, outro pretendente de sua amada. A perda de seu padrinho também é um dos pontos que mais influencia as muitas mudanças que ocorrerão na vida de Leonardo.

Me surpreendi por gostar tanto da história. Normalmente leio os clássicos por achar os enredos interessantes, mas me peguei ansiosa para continuar a leitura e saber o que aconteceria na sequência.

No primeiro terço do livro, achei a narração cansativa, por contar, com detalhes, a infância de Leonardo e as diversas peças que o mesmo pregava, sendo um pouco repetitiva. Além disso, o autor desvia várias vezes do foco principal para contar as histórias paralelas da vida de quase todos os personagens, o que permite ver que todas elas estão amarradas umas às outras.

Como não suporto deixar um livro pela metade, persisti. E valeu muito a pena. A partir do momento em que a narração foca a juventude de Leonardo, a história fica mais movimentada. Os romances, e os constrangimentos em virtude desses, são fofos e divertidos. O que eu mais achei interessante foi a malícia quase inocente de narrar os namoricos, ao supor algo nas entrelinhas, para livre interpretação do leitor.

A linguagem é muito fácil, apesar de ter sido escrito há quase 160 anos. Isso ocorre em virtude de ter-se utilizado o linguajar coloquial da época, havendo dificuldades apenas nas expressões e algumas gírias usadas que, no caso do livro que dispus para ler, eram resolvidas com base em notas de rodapé.

Gostei muito do livro, mesmo. Tive vontade de dar uns cascudos no Leonardo algumas vezes, mas acabei sendo conquistada por ele. Para quem gosta de livros do gênero, sem tantos mistérios e com nada de fantasia, recomendo muito.
j
j

20 comentários:

  1. Ei Julia,

    Nossa nunca li este livro todo, lembro de ter começado a ler na biblioteca da escola na falta de algo melhor (isso pq eu devia ter uns 13 anos rsrs) e claro não consegui ler tudo ne? Depois nunca mais tentei novamente. Agora fiquei com vontade de ler o livro inteiro :P

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Adriana, sou escritora e entrevistada pela Fernanda, caçadora de livros; vim lhe agradecer o comentário tão simpático a meu repeito no pós entrevista, e dizer, que ainda bem que existem vocês, para divulgar o trabalho da gente.
    Um super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Julia, esse seu post me fez lembrar a época do colégio, li esse livro para algumas provas, hehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que eu vejo alguém falar desse livro *-* sério. Meu pai vivia me enchendo o saco pra ler, e olha que não me arrependi, viu. Considero um dos melhores livros que já li. Fiquei surpresa com alguém fazendo a resenha dele :O
    Beeijos, Julia.

    ResponderExcluir
  5. Ai, amo clássicos! Esse aí eu não tinha muita vontade de ler, mas agora que li sua resenha a vontade surgiu! E são tão baratinhos!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia!!
    Nunca li esse livro, acho que não animo de ler clássicos porque fiquei com trauma do vestibular... :P
    Mas você não é a primeira que vejo que gostou da história desse livro!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. eu tenho esse livro mas ate hj naum li :/
    esses livros antigos tem essa coisa msm, de ser meio cansativo, ate q a coisa realmente anda
    acho Dom Casmurro assim, é insuportavel as primeiras paginas, de uma hr p outra o livro flui...

    bjs
    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  8. Hey, Julia!

    Menina, vou confessar, não gostei desse livro, não... rs. Talvez porque eu tenha lido muito rápido para entregar um trabalho sobre ele, na faculdade. Um dia lerei com mais calma. :)

    Beijo grande e lindo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Sabe eu não gosto muito de literatura brasileira clássica, mas do Machado de Assis até que eu gosto. Mas esse livro, da sua resenha, eu li na escola e obrigada, então não me agradou muito, não tenho lembranças boas dele haha
    Mas amei sua resenha, tu explica muito bem o tem ponto de vista! E coragem fazer uma resenha desse livro - apesar de eu não gostar dele, achei a resenha muito boa
    Beijos querida
    Bruna
    www.desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  10. ei Juh,

    confesso que não sou lá muito fã de clássico, mas esse livro me chamou a atenção pela sua resenha.
    Fiquei curiosa para conhecer o Leonardo e saber se ele fica com sua amada, rsrsrs.
    Ele parece ser aquele mocinho que você ama e odeia ao mesmo tempo.
    Pretendo ler querida, anotei a dica aqui. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li esse livro mas lembro de ter estudado ele na escola. Os professores diziam mesmo que era uma história bem dificil e com uma linguagem "fácil", considerando a época em que foi escrita.
    Mas eu nunca acreditei neles hauahauhauaha

    Deveria ter lido esse livro =P

    teh mais

    ResponderExcluir
  12. Oi Julia, tudo bem?
    Gostei muito desse post, é temos que dar valor a literatura brasileira...
    Já estou seguindo seu blog *_*
    Obrigada e bjss

    ResponderExcluir
  13. Julia, vim retribuir seu comentário lá no meu blog!

    Devemos valorizar esses pequenos momentos, fico feliz que ainda tenha refeições em família, é muito importante!

    Tenha um ótimo final de semana!Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Literatura brasileira, até que um dia achei um Blog que fale disto õ/
    Parabéns pelo teu espaço, ta ótimo! Estamos seguindo!
    Retribui? *-*
    http://allstargt.blogspot.com

    Blog do casal, Gladimir e Tainara

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Passei para responder o comentário =P

    Gostei mesmo da história hehe pena que o epilogo foi meio apressado... Mas eu me diverti ^^ Sou fã de romances de banca rs

    teh mais

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu adorei esse livro!
    O Leonardo me irritou diversas vezes! HAHAHA mas depois eu acabei gostando dele!
    Li por causa da escola e do vestibular e talz.
    Adorei sua resenha e a capa da minha versão não apareceu aí :( haha

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li esse livro tbm, mas já vi várias apresentações sobre ele no meu ensino médio.
    Parece ser excelente!
    Eu tenho que pegar alguns clássicos brasileiros de vez em quando..
    Por falar nisso, eu vi uma edição desse livro em quadrinhos, achei bem bacana!
    Gostei muito da resenha! xD

    beeeeijoo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  18. este livro é realmente fascinante!
    beijoss Tô Seguindo!

    ResponderExcluir
  19. Já vi esse livro com a segunda capa postada aqui nessas feirinhas de livros no supermercado. Eu n me interessei por ele admito hehe e o fato de vc ter dito que a linguagem é difícil já me desanima lot.
    bjs,
    tudo por um livro -http://issotudoporumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Julia, quando li este livro na adolescia, realmente achei um saco, apesar de sempre gostar de literatura clássica. Mas depois de adulta, bem depois, kkk eu tive que lê-lo para a faculdade e eu simplesmente adorei. É uma história muito engraçada! Fácil de ler, e ainda por cima, cativante, pois a gente fica querendo saber o que vai acontecer com o desvairado do Leonardo.
    Muito boa sua resenha,
    Bju

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.