A cidade ilhada - Milton Hatoum

Fonte da imagem: Universo dos leitores.
 HATOUM, Milton. A cidade ilhada. Companhia das letras: 2009. 128 p.

Já há algum tempo que li Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e simplesmente adorei. Considerando que era uma leitura obrigatória para vestibular, na época, imaginei que iria gostar ainda mais quando pudesse ler por opção. Acabei não buscando algo do autor por algum tempo, mas agora que tinha um livro de contos dele em mãos, tentei mergulhar na leitura de forma imparcial. E me surpreendi.

É impossível não se deixar envolver pelas palavras do autor. Carregadas de sentimentos reais, por vezes sombrios ou puros, fazem de contos simples uma obra para reler durante a vida. São textos originais, surpreendentes, que vão desde a loucura de Bárbara no Inverno à doçura de Um Oriental na Vastidão.

Não sei quanto disso é verdade, mas ouvi dizerem uma vez que Hatoum, considerado escritor contemporâneo, questionou o motivo de não ser considerado realista: "Porque não nasci no século XIX?". Encontros na Península, por exemplo, cita idéias de Machado de Assis, que, de acordo com o conto só falava de "loucos e adúlteros". E não falta disso em A cidade Ilhada: Bárbara no Inverno, já citado, O Adeus do Comandante, A Casa Ilhada, A ninfa do teatro Amazonas, o próprio Encontros na Península, entre outros, tratam de ao menos uma dessas características.

E de todos os contos, apenas dois não se passam ou citam Manaus. Como o próprio Hatoum cita, "para onde eu vou, Manaus me persegue" (pág. 26). É interessante ver como o autor mescla ficção e realidade. Fica quase impossível definir, em vários textos, quanto dos fatos narrados são ou não acontecimentos reais. Os próprios personagens, por vezes, aparecem em mais de um conto, como tia Mira e tio Ranulfo, que podem ser vistos também em seu romance Cinzas do Norte, de 2005; Lyris, personagem de Uma estrangeira na nossa rua, recebe uma dedicatória em Manaus, Bombaim, Palo Alto. E quanto do livro são fatos que ocorreram com Milton? Impossível saber.

A linguagem do autor é totalmente usual, o que facilita a leitura e a compreensão, e é por vezes carregada de uma ironia subentendida. Subentendida, por sinal, talvez seja exatamente a palavra para descrever esse livro. Nada é entregue de bandeja, como degustar um belo prato de olhos fechados. Sentir, perceber e imaginar.

Como já citei aqui no blog antes, me rendi aos contos. E os "finais" de Hatoum, abruptos, nos permitem visualizar uma continuação da forma que quisermos, ou odiar o autor por não nos contar. Mergulhei de cabeça em cada conto e queria mais, sempre mais... e havia nada além de questionamentos. Como a vida, que não sabemos como será e se realmente haverá um fim para determinados momentos. Isso não torna o livro ruim, entretanto. Foi exatamente essa antítese entre desejar e não receber que me fez gostar de cada vírgula dessa obra.
j
j

21 comentários:

  1. Oi Ju!
    Não sou muito de ler contos, apesar que gosto!
    E depende muito da forma que são escritos né?
    Não conhecia o livro, mas se tivesse oportunidade daria uma chance sim!

    HAHA nem fala em livros do vestibular eu nem lia... pq se eu me sinto 'obrigada' a ler... realmente não rola.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Legal sua resenha Ju
    Não faz muito o meu estilo, mas parece ser legal.

    Bjs

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. OI, Julia!

    Fiquei com vontade de ler o livro. Não conheço a obra do autor e sua resenha me fez ter essa vontade.

    Beijos!!

    Carissa

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia!!
    O livro não me atraiu, acho que não condiz com o que gosto, mas parece ser interessante. Acho legal quando o autor mistura ficção com realidade!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu nunca ouvi falar deste livro, parece ser bem diferente!
    bjinhs

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia!
    Nossa, o livro parece ótimo! Adoro quando sou tragada pelo livro e você foi completamente tragada pra esse!
    Dois pontos me deixaram bem curiosas pra ler: a ironia subentendida e o fato de se passar em Manaus! Bem diferente esse último!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia,adorei ler sua resenha para conhecer um pouco deste livro. Sou fanzassa deste autor, e suas histórias são muito envolvente. Quem o ler uma vez fica fã de carteirinha dele para sempre. Admiro escritores que citam o lugar em que viveu em suas obras, sinal que amam suas origens.
    Adorei.Bju

    ResponderExcluir
  8. Ei Julia,

    Não sou muito de livros de contos, mas estou curiosa para conhecer alguma obra do autor, nunca li nada dele.

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de livros de contos, mas peloque você disse a respeito do autor fiquei curiosa para ler alguma obra dele.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Júlia não sou muito fã de contos. Mas a sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer um pouco mais do trabalho desse autor. Ótima resenha.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho o costumo de ler contos, mas gosto. Só não sei se gostaria de Hatoum, apesar da Priscila, do The Killing Words, sempre me falar dele, hahaha! Bom, sempre fica a indicação :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Julia (:
    Nunca ouvi falar nem do livro e nem do autor.
    Confesso que a capa n me prendeu, mas o fato de ser contos sim. Adoro contos!
    Mas mesmo gostando de contos, pelo que você contou deles aqui, percebi que não fazem meu estilo.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito de ler contos, mas se tivesse a oportunidade de ler esse livro eu leria. Gosto muito de dar chances e não ficar julgando sem ter lido uma mísera linha.

    ResponderExcluir
  14. Sim, a Priscila (eu) sempre fala dele...haha :D

    Belíssima resenha!! Como fã número 1 do Milton Hatoum na humanidade (haha) não poderia deixar de comentar. Eu também não sou a maior fã de contos, confesso. Leio poucos, e não sei o motivo disso, mas como eu havia lido quase todos os romances do autor (com exceção de "Órfãos do Eldorado", que é o último que falta na minha lista), me arrisquei a ler "A Cidade Ilhada" e...amei. Profundamente. Como você citou, os finais que ele consegue escrever são sensacionais, bem como o estilo "simples" que ele tem de transformar assuntos corriqueiros em diálogos memoráveis. Desse livro, o conto que mais gostei foi "Bárbara no Inverno", me identifiquei muito e apesar de toda a insanidade, ainda o achei de uma delicadeza muito grande. E sim, em toda as suas obras temos pelo menos uma personagem "forte" (para não dizer louca) e ele comenta de Manaus, das comidas, de uma maneira...ummm...li "Cinzas do Norte" morrendo de vontade de comer o peixe frito com banana que ele tanto citava, haha!

    Enfim, falei demais, mas também comecei a ler o Hatoum por "obrigação": a faculdade exigiu a leitura de dois de seus livros, e eu acabei lendo por obrigação e amando por opção. Não largo mão, excelente recomendação! (rimou tudo sem querer, haha!)

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro
    Mas gostei bastante da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha, Julia, bem explicativa, mas não curto livros de contos não... rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  17. Tive uma experiência com livros de contos, e não foi muito positiva, apesar de que realmente há contos ótimos.
    Então acho que eu leria, assim como já estou tentando ler outro livro de contos.
    Ótima a sua resenha.

    Beijos.
    Tici- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia, tudo bem?

    Gosto de livros de contos e esse chamou minha atenção, pela forma subjetiva que você comentou que o autor narra os fatos, gosto disso nos livros, esse tipo de trama nos faz pensar, além do fato de gostar de narrativas irônicas.

    Vou procurar mais sobre o autor, pq. confesso, não o conhecia.

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  19. Julia,
    Adoro livros de contos, é bom por que podemos navegar por atmosferas diferentes em um mesmo livro.
    Mas no momento estou evitando esse tipo de livro, até porque minha lista de livros já está la em cima. haha

    Mas vou procurar algo do autor, porque eu também não conhecia.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, confesso que não gosto muito de contos, porém a sua resenha ficou tão boa que fiquei super curiosa para ler o livro, vou procurar saber mais sobre ele.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  21. To fazendo um trabalho de aula sobre ninfa do teatro amazonas. o que vc tiver manda pra mim. jfernandesforte@gmail.com. Faço Letras da Língua Portuguesa, li muitos livros. Bjos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.