"- [...] A mente é uma massa de contradições e conflitos. Nós mentimos para fazer com que os outros confiem em nós. Escondemos nosso eu verdadeiro em busca da intimidade. Nossas estratégias para perseguir a felicidade acabam afastando-a. Quando estamos errados é que mais nos empenhamos em provar que estamos certos." (p. 90)
Bilhetes sem remetente e que surpreendem: aquele que envia conhece tão bem o destinatário que consegue saber o que ele pensa, a ponto de acertar um número, dentre tantos. E, depois de ameaças cada vez mais concretas, o destinatário acaba morto.
David Guney, detetive aposentado, se envolve quase que por acaso neste caso de assassinato em série, repleto de inúmeras pistas que não fazem sentido e que parecem levar do nada para lugar nenhum. Como apanhar um criminoso sobre o qual não se sabe nada e que parece conhecer intimamente suas vítimas?
Eu sei o que você está pensando, de John Verdan, trata-se de um romance policial que conta com todos os elementos que deixam uma história do gênero viciante. Um quebra cabeças aparentemente sem solução, um detetive com rápido raciocínio e um criminoso que parece ainda mais genial. É um desafio que, no entanto, envolve tantas vidas e mortes que não é tão fácil assim esperar para ver o que acontece a seguir.
Para os que gostam do suspense que os policiais têm, esse é o livro perfeito: uma história bem amarrada, inteligente, e que não falta em nenhum aspecto da vida dos personagens. O autor soube colocar todos os elementos na hora certa para gerar aquela sensação de "não pode ser", que acaba deixando os leitores grudados a cada página. Além disso, o livro tem uma premissa original, indispensável neste tipo de obra; o "lugar comum" e o clichê não funcionam para o gênero, já que a graça está no tentar advinhar, e errar.
Toda a obra é narrada em terceira pessoa, mas o enfoque psicológico acontece apenas com o detetive, e todos os demais personagens são vistos sob seu ponto de vista. Gostei desse tipo de narrativa, por não deixar a desejar quanto à narração em primeira pessoa, mas dá um tom impessoal que se faz necessário neste tipo de enredo.
E o detalhe que mais gostei em Guney, o protagonista do livro, é que, mesmo que seu lado racional se sobressaia, há um lado humano e sensível por traz de seu cérebro veloz que o torna um personagem complexo - e, sem soltar spoilers, é esse o aspecto que consegue fazer o final da história quase fofo, apesar de tudo.
Mesmo com todos os pontos positivos que citei acima, demorei um pouco para concluir a leitura, pois ainda que não sejam tantas páginas e não haja tanta intensidade, elas são densas - há muita informação e raciocínio em cada uma delas, o que torna o enredo mais lento até que se chegue ao ponto alto da narrativa. Para quem anda com a mente cansada, talvez não seja uma das leituras mais fáceis por causa destes últimos aspectos, mas é uma história que envolve, e vale bastante a pena.
Alguns comentaram aqui no blog que há outros livros do autor que são uma espécie de continuação deste primeiro, mas tenho a impressão de serem independentes. Assim que tiver possibilidade, pretendo lê-los também, só não sei quando vai acontecer, já que ainda não tenho os livros.
Acho que eu curtiria ler esse livro, pelo fato dele ser denso e ter muito informação, gosto de livros que nos faça passar muito tempo com eles. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
ResponderExcluirQue bom, espero que tenha a oportunidade de ler.
ExcluirOi Ju*
ResponderExcluirAté gosto do estilo, livro policial, mas faz tempo que não leio algo do tipo.
Pelo que você diz parece ser bom, quem sabe eu leia.
Beijos*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Nessa, também fazia um tempo que não lia nada assim, mas foi uma boa escolha.
Excluiropa,não conhecia esse autor,me lembrou um pouco os livros do Harlan Coben,que é meu divo!! rsrs bom, você disse um detalhe importantíssimo pra quem vai ler esse tipo de livro,mente cansada não vai desenrolar fácil,romances policiais geralemente vem cheios de informação,mas se for bem elaborado e conseguir prender atenção,ler rapidinho!pela resenha,o autor acertou em criar essa expectativa entre detetive e assasino,com esse diferencial do lado mais humano do detetive David,bacana! vou já marcar no meu skoob e procurar ler o quanto antes. e Ju,amei o quote lá em cima,não podia ser mais verdadeiro. =) bj!
ResponderExcluirEi Ana, não li nada do Harlan ainda, mas parece ser o mesmo estilo mesmo.
ExcluirSe não é um livro bom para quem está com a mente cansada, acho que não é pra mim agora MESMO! Parece ser um suspense bem bacana e até faz um bom tempo que não leio nada nesse estilo, então... Quem sabe mais pra frente. :)
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Pois é Lu, cansada a leitura se arrasta mais, e acabamos não aproveitando tanto.
ExcluirOie Ju =)
ResponderExcluirFaço minha as palavras da Luara:"Se não é um livro bom para quem está com a mente cansada, acho que não é pra mim agora MESMO!"
Eu até gosto de suspense, mas ou ele tem que ser bem leve e não me assustar muito, ou tem que ser bem assustador do começo ao fim. Livros que perdem o ritmo conforme a leitura avança me incomodam um pouco.
Gosto da temática desse livro em especial, não sei se é pelo nome ou alguma coisa na sinopse dele que me chama atenção, mas vou deixar para ler ele quando a minha mente estiver mais relaxada.
Bjus;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
rsrs, é complicado, né? Ele é leve até, não assusta não.
ExcluirOi Ju
ResponderExcluirTenho super curiosidade nesse livro.
Adoro suspense, policial mais ainda.
E parece mexer bastante com o psicológico..
Parabéns pela resenha.
bjs
Nana - Obsession Valley
É um livro bom Nana, mas nada pesado demais.
ExcluirEi Julia,
ResponderExcluirEu tenho curiosidade com este livro porque ainda não li nada do autor, mas tenho medo de não gostar por ser mais denso e mais parado,sei la. Por outro lado eu adoro policial e suspense hummmm. Acho que vai para os desejados hehe.
bjs
rsrs, Nanda, a proposta do livro é ótima, e a maioria dos que leram caíram de amores.
ExcluirOi Ju!
ResponderExcluirTodos falam super bem dos livros deste autor, em especial "Eu Sei o que Você está Pensando", e como gosto bastante do gênero, creio que possa ser uma excelente pedida!
Beijo
Oi So, se você gosta bastante do estilo, vale bastante a leitura.
ExcluirOi Ju, tentei ler esse livro há um tempo e não consegui passar das primeiras páginas. Lendo sua resenha nem parecia ser o mesmo livro que eu tentei ler e não consegui.
ResponderExcluirAchei a leitura bem chata e entediante apesar de amar romance policiais. Engraçado como um mesmo livro pode despertar opiniões tão diferentes.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
Que pena Caline, mas acho que pode ser o fato de ele demorar a se desenvolver. Se tivesse um andamento mais rápido, talvez agradasse mais.
ExcluirNão tenho o costume de ler esse tipo de livro
ResponderExcluirMas sempre que encontro uma resenha assim, fico com vontade de ler
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
às vezes é bom variar os estilos. Se quiser um nesse, vale a dica.
ExcluirNunca li nada do autor, mas tenho muita vontade. Gosto muito do estilo.
ResponderExcluirBeijos,
Carissa
www.carissavieira.com
Oi Carissa, os leitores normalmente se agradam muito com a história.
ExcluirOi Ju! Eu não li nada deste autor, mas sempre que leio resenhas dos livros dele são bem positivas. Mais um para a minha lista.
ResponderExcluirBjos!
Também leio Cida. Foi por isso, inclusive, que tive vontade de ler.
ExcluirOi Julia, tudo bem?
ResponderExcluirEu achei a premissa do livro bem interessante, mas confesso que como ainda estou me recuperado de uma ressaca eu estou deixando livros assim mais de lado. Mas a dica está anotada.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê
rsrs, realmente este não é o mais indicado para ressacas.
ExcluirPrimeira resenha que leio do livro, quando vi a sinopse eu fiquei bem interessada, parece ser uma grande história, mas ando com a cabeça tão cheia de coisas que estou procurando por livros leves por agora, mas não vou deixar de coloca-lo em minha listinha de leituras futuras! Ótima resenha!
ResponderExcluirAdorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Também estou mais para esse estilo Claris :) Coisas leves estão mais no meu foco.
ExcluirOlá, Ju!
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio a respeito desse livro, realmente parece ser bem interessante. Eu particularmente nunca li um romance policial, mas sua resenha me fez querer lê-lo!
Beijos.
Corre para ler pelo menos um policial, então, porque sempre agrada a maioria das pessoas.
ExcluirOlá Julia,
ResponderExcluirTinha bastante curiosidade em relação a esse livro e sua resenha me esclareceu muito, vai para a lista de desejados....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Marco, que bom que a premissa agradou. Espero que goste, se ler.
ExcluirOie Ju
ResponderExcluiressa é a primeira resenha que leio do livro e ressalta seus pontos positivos. A maioria classificava como um livro cansativo, e enfadonho. Bom saber que tem um toque de fofura vinda do personagem.
bjos
Para mim não chegou nem perto do enfadonho, apesar de ser uma leitura bastante detalhista.
ExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirEu comprei esse livro assim que foi lançado e até hoje não consegui tempo para ler. Adoro livros com investigação policial e algum criminoso inteligente envolvido, na verdade esse é o meu tipo de leitura favorita! Só acho que ainda vou demorar um pouco para ler, acho que vou acabar abandonando o livro pela metade se começar agora justamente por ser uma leitura densa.
Beijos!
Pois é Dé, por isso fiz o aviso. Eu mesma quase fiz isso.
ExcluirOi!
ResponderExcluirQuando esse livro foi lançado aqui eu ganhei um marcador de páginas dele, lembro de ter pensado em comprar mas, por motivos que não sei, esqueci totalmente dele! Porém a sua resenha fez a minha vontade de ler "Eu sei o que você está pensando" voltar! Obrigada hahaha
Beijos:*
Ellen
http://landofsomething.com/
Não sei se leria, pq não faz muito meu estilo. Eu até leio vez ou outra um livro do gênero, mas muito pouco. Ainda tenho que ler os que tenho aqui do Harlan Coben e James Patterson rsrs
ResponderExcluirBjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Também leio bem pouco Kel, esse foi mais porque ganhei mesmo.
ExcluirOi, Julia! Sempre vejo elogios sobre esse livro do autor, e apesar de adora o gênero, não sei se leria. Tenho sérios problemas com leituras mais densas, então depende muito do momento. Mas confesso que fiquei bem curiosa depois da sua resenha e acho que vale sim dar uma chance a ele.
ResponderExcluirBeijos, http://leituradavez.blogspot.com.br/
Pois é Pam, ganhei ele no sorteio do seu blog! rsrs
ResponderExcluir