Fazendo Meu Filme 1 - Paula Pimenta


“Eu poderia ter dito que ele estava distorcendo as coisas. Que eu não estava nem aí para ele, que, por mim, ele poderia andar com quem ele bem entendesse, que podia até namorar aquela vaca da Vanessa se ele quisesse [...]. Mais do que isso, eu quis dizer para ele que o fato de eu fazer intercâmbio não significa que não seremos mais amigos. Que distância nenhuma iria diminuir uma amizade como a nossa. 
Mas eu não falei nada disso. Eu simplesmente desliguei o telefone. Na cara dele.” (p. 75)

Existem livros que nos conquistam não apenas porque são bem escritos, nem porque nos envolvem completamente; alguns livros parecem refletir um pouco de nós mesmos, uma parte de nossa essência, algo que somos ou que fomos e, por isso, tomam um espaço especial em nossos corações. Fazendo meu filme, de Paula Pimenta, se encaixou nessa categoria e conquistou um pedacinho especial de mim.

Estefânia (ops, Fani!) está no segundo ano do ensino médio, em um novo colégio, onde encontrou amigos mais do que especiais: Natália, Gabi, Rodrigo, Priscila e Leo fazem parte do seu dia a dia e tornam sua vida mais fácil. Sua paixão por filmes é conhecida por todos, e o melhor programa que poderia existir, em sua opinião, é ficar em casa, com seus filmes e amigos.

Com sua timidez beirando o absurdo e uma baixíssima autoestima, Fani não consegue enxergar que seu melhor amigo, Leo, sempre foi apaixonado por ela, e perde seu tempo em uma paixão platônica pelo professor de biologia, Marquinho. Agora, com uma oportunidade única em mãos de fazer um intercâmbio e passar o próximo ano fora do país, algumas coisas começam a mudar totalmente na vida de Fani. Algumas decisões precisam ser tomadas e passos importantes que refletirão por todo o futuro da garota precisam ser dados – ou não.

A protagonista de Fazendo Meu Filme 1 – A estréia de Fani, escrito por Paula Pimenta, trouxe de volta sensações que eu não sentia há alguns anos, permitindo relembrar alguns dos melhores momentos da minha vida. Como é gostosa aquela fase da adolescência que você redescobre, a cada dia, a si mesma e a todos que estão ao seu redor, vive o primeiro amor, sonha com um futuro que não deixa nem pistas ainda de como será.

Paula Pimenta soube como criar um personagem na idade certa. Deixem-me explicar: Fani tem 16 anos, vive e pensa como alguém nessa idade, sofre com as ansiedades e os medos mais comuns nessa etapa da vida, e Paula soube como colocar tudo isso de uma forma sutil, sem precisar jogar de bandeja e estragar a graça que tem de descobrir durante a leitura. Também fugiu do estereotipo da adolescente chata e que só sabe reclamar, como vemos tanto em livros. E isso não acontece apenas com a protagonista, mas com todos os personagens da história, fazendo de cada um deles completo e especial.

A escrita simples de Paula não deixa de enriquecer a trama, já que consegue alcançar desde as meninas na fase de pré-adolescência até aquelas que já passaram por esse período conturbado da vida, assim como eu. Ainda mais quando usa alguns recursos tecnológicos para embalar os acontecimentos, que fugiriam muito do real, caso não fossem utilizados.

A identificação que tive com Fani (quando tinha a idade dela) foi tão intensa que tive até medo de ter os mesmos defeitos que ela, rsrs. Algumas coisas não são realmente semelhantes, é claro, mas as situações em nossas vidas foram parecidas, e na mesma época. E o Leo é o tipo de garoto que eu gostaria de ter conhecido, até sofrer por ele teria me feito feliz.

Talvez eu não tenha sido tão objetiva nesta resenha quanto sou normalmente, mas não havia como escrever outra coisa senão exatamente o que senti. Eu ri e chorei, e me apaixonei, e corri para ler Fazendo Meu Filme 2 – Fani na terra da Rainha.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

45 comentários:

  1. Oi Julia!
    Esse livro parece ser super divertido, faz tempo que quero ler ele. Também me irrito com adolescentes que só reclamam, ainda bem que a personagem não é assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É divertido sim Sora, mesmo sendo teen, vale a pena dar uma chance.

      Excluir
  2. Depois de ler Minha vida fora de série que é uma fofura, fiquei com muita vontade ler Fazendo Meu Filme. Esta autora escreve muito bem. Se eu pudesse favoritar uma resenha, eu favoritava esta. Comentou de um jeito lindo Julia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, que legal saber disso ;)
      Eu quero ler Minha vida fora de série também, será outra série que eu vou pegar emprestada ^^

      Excluir
  3. Sou suspeita pra falar da Paula. FMF foi uma das séries que foi responsável para que eu começasse a ler de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alana, a gente sempre tem algo que nos impulsiona nesse mundo, né? Que bom, a história é muito boa.

      Excluir
  4. Oi Ju não fui correndo ler o segundo porque não tenho nem o terceiro nem o quarto e sabia que ficaria desesperada por mais. Eu também me apaixonei pela forma como a Paula escreve, ela nos envolve de uma forma que é possível sentir tudo que os personagens estão sentindo.
    Espero poder ler os outros em breve.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caline, eu estou com o terceiro, mas não sei como vou conseguir o quarto ;~

      Excluir
  5. Todos comentam super bem da Paula Pimenta, e confesso minha certa curiosidade em ler uma obra sua. Que bom que ela abordou a fase da adolescência de forma boa!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para pegar esse livro da minha estante (sim, sou cara de pau a ponto de possuir o livro há mais de 1 ano e nunca ter lido), mas ainda vou precisar esperar mais um pouquinho pra fazer isso, tô cheia de livro pra ler. Já li Minha Vida Fora de Série tb da Paula e amei!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kel, como assim ainda não leu?
      Mas eu entendo essa correria, a gente sempre fica louca com tanta coisa que quer ler para agora.

      Excluir
  7. É tão bom quando um livro mexe com todos os nossos sentidos, emoções e virtudes. Acho muito importante essa entrega de leitura, já que vc sentiu as emoções do livro, talvez se eu ler o msm ele fará comigo esse misto de emoções.

    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Julia.
    Tenho muita vontade de ler algo dessa autora, todos falam tão bem de suas obras que a minha curiosidade só aumenta! Espero poder ler essa série em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Já li os 2 primeiros livros da Série e gostei bastante
    A autora tem uma escrita tão leve

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Ju
    os livros da Paula, são sempre super comentados, e isso desperta a curiosidade de qualquer apaixonado por leitura.
    Não li a série, pois pensei ser bem adolescente, e no momento estava buscando apenas histórias mais maduras, mas que bom saber que o livro não é tão juvenil. Só pela sua resenha, já vi que vou me identificar com Fani, pois eu era super timida na adolescência, e tenho baixa autoestima até hoje kkkkkkkkkkkkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque, o livro é bem teen sim, mas não é aquele chora-chora chato, sabe? Vale a pena ler, é bem gostoso.

      Excluir
  11. oi querida,
    o livro nao faz muito o meu genero, mas parece ser divertido mesmo assim. Ótima resenha :D
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo. Eu relembrei minha adolescência quando li, e a Fani é uma protagonista legal.

    Beijos,
    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  13. Ju, eu não sei como ainda não li essa série, sei que preciso correr pra ler urgentemente!!
    Espero ter essa mesma identificação e esse mesmo envolvimento. Acho que é isso que faz das leituras as melhores possíveis!
    E adoro quando o autor consegue fazer de um personagem alguém real, e não estereotipado pela idade.
    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mi, corre sim, é uma história muito gostosa de acompanhar :D
      Eu adorei esse envolvimento que tive, espero que tenhas também.

      Beijos

      Excluir
  14. Acho simplesmente lindas as capas dessa série. #éumasériemesmo?
    Todos que leram elogiam bastante, mas na época da Bienal aqui em Fortaleza o livro estava super, ultra, mega caro. Vida de estudante não arranja dinheiro fácil não, ainda mais qndo se faz faculdade rs.
    Adorei a resenha e realmente é um livro que pretendo ler ainda esse ano, nem que seja emprestrado.
    Lançamento das Editoras Parceiras
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lauri, os livros da série são mesmo um pouco carinhos, eu - como exemplo - peguei emprestado porque ainda não tive coragem de comprar.

      Excluir
  15. Sou doida pra ler essa serie, só ouço elogios
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Julia, eu ainda não li nada da Paula Pimenta, acredita? Sempre leio bons comentários de seus livros, mas ainda assim fico de pé atrás, pois não gosto muito de livro para adolescentes.
    Mas sua resenha está perfeita e que bom que você também gostou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, acho que a possibilidade de gostar da história é grande, mas se você não gosta de histórias mais adolescentes não sei se vale arriscar.

      Excluir
  17. Oi, Julia! Tudo bem? Morro de vontade de ler os livros da Paula Pimenta. Sempre ouço elogios sobre a série Fazendo Meu Filme e a vontade sempre aumenta, como agora com sua resenha. Lendo a sua deu pra perceber que você realmente gostou do livro e isso é muito bom. Espero poder comprar e ler os livros logo, pois a cada dia fico mais ansiosa ainda.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  18. Bom, fiquei curiosa porque "a culpa é das estrelas" foi o primeiro livro que fala de adolescente fugindo desse padrão de "adolescente aborrecente", o que é bom. Eu não aguento mais esse troço de adolescente chato.
    Porém, tenho preconceito com livros de adolescente. kkkkkkkkkk estou querendo ler sempre algo mais adulto. E que não seja pornografia ou semi pornografia como 50 tons de cinza né, ngm merece,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ninguém mais aguenta esse tipo de adolescente chato! Perdi a paciência e estou correndo deles também.

      Excluir
  19. ahhh! Eu virei fã da Paula Pimenta! Amei esse livro dela.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gente eu PRECISO ler esse livro, me sinto uma estranha porque acho que sou a única pessoa que ainda não leu. Ele parece ser o estilo de livro que eu gosto!
    Adorei a resenha ;)

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Julia!
    Ah, assim você me tortura! rs
    Quero ler esse livro há um bom tempo, mas ainda não tive oportunidade. A história parece ser uma delícia mesmo e a protagonista aparenta ser muito fofa.
    Percebi que você se identificou BASTANTE, hein?!
    Isso é ótimo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifiquei sim, Leandro. Me fez lembrar da minha própria adolescência, e isso é tão bom.

      Excluir
  22. Oi, Julia!
    Eu sou apaixonada por essa série. Li numa época em que quase ninguém falava muita coisa sobre esse livro e fiquei surpresa com o quanto eu me apaixonei por essa estória. Se prepara que ainda vem muitos risos e MUITAS lágrimas por aí. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso Dé! Espero mesmo rir e chorar muito ainda com a série.

      Excluir
  23. Oi Ju*
    Te confesso que estou resistindo para ler esta série. Ela nunca chamou muito minha atenção.
    A autora ja teve aqui na minha cidade, mas não fui conhecê-la. Sei lá, talvez um dia eu leia, mas não é minha prioridade.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Nessa. Não é realmente uma história indispensável, mas é ótima.

      Excluir
  24. Own, own e owwwwwwwwwwwwwn *-* Amo esse livro!!! Fico mto feliz q vc tb tenha gostado Julinha, alias.. quem é que nao gosta, né? hahaha A Paula é diva e eu já sou fã dela! Sou louca pra ler o Apaixonada por Palavras *-*


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rapha, quem não gosta? Eu também quero ler Apaixonada por Palavras, mas nada que precise para agora.

      Excluir
  25. Bom dia Julia,

    Tenho muita curiosidade em ler os livros dessa autora e a sua resenhei só fez ela aumentar...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quem me conhece sabe do amor que eu tenho por essa série!
    Me apaixonei por FMF há dois anos, quando uma amiga me emprestou os livros.
    Adoro a sensação gostosa que a leitura me passa, o ritmo confortável da escrita, a familiaridade com os sentimentos dos personagens, enfim, adoro FMF!
    Sua resenha passou tudo o que eu senti ao longo da leitura, sem contar que esse sentimento bom vem com todos os outros livros da Paula.
    Não deixe de ler o restante da série e também Minha Vida Fora de Série, que é uma graça, e eu particularmente me identifico mais com a Priscila do que com a Fani, mas adoro as duas ^^
    Adorei a resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Mi! Eu vou ler MFS também, tomara que goste ainda mais.

      Excluir
  27. Eu nunca acho esse livro com o precinho que cabe no meu bolso.. =(

    ResponderExcluir
  28. Ei Pam, que bom que vai comprar, mesmo que sejam carinhos. A história é super divertida.

    ResponderExcluir
  29. Que resenha maravilhosa Ju, me deixou mais ansiosa pela série!! Vou por minha leitura em ordem para comprar o livro!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.