Após a tempestade - Karen White

Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã.
Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie.
No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera.
A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado... (Skoob)
WHITE, Karen. Após a TempestadeRibeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013. 416 p.


Colecionar coisas das quais pudesse se desligar facilmente e nunca fincar raízes em qualquer lugar era, para Julie, uma forma de não fazer com que a situação fosse definitiva, um modo de se prender à possibilidade de que as coisas voltariam ao seu lugar, mesmo depois de tanto tempo. Contudo, Monica, sua melhor amiga, falecera recentemente e a nomeou responsável por seu filho, Beau. Também deixou para Julie sua parte na casa que chamava de River Song, sobre a qual compartilhara inúmeras lembranças.

O maior problema era que essa casa também pertencia à família de Monica, que havia deixado para trás, mais de dez anos antes, sua avó, Aimee, e seu irmão, Trey, sem qualquer notícia depois disso, inclusive quanto ao nascimento de Beau.

Tantos anos depois, encarregada das notícias após a morte de Monica, Julie levou um misto de alívio e tristeza para Aimee, enquanto Trey não fazia outra coisa senão desconfiar. Enquanto reconstruiam juntos River Song, que fora destruída pelo Katrina, Julie e Trey começavam a baixar a guarda, ao mesmo tempo em que compreendiam, ao ouvir as historias de Aimee, o que levara Monica para longe do lugar e das pessoas que amava.


“Eu sabia que tinha escolhas a fazer, decisões acerca do meu futuro. O futuro de Beau. Referentes a dinheiro, a um emprego e às ruínas de River Song. Mas, antes que pudesse tomar quaisquer decisões, tinha que saber o que eu queria. Esse era o verdadeiro problema. Desde meus doze anos, só havia uma coisa que eu queria e pela qual rezava diariamente, uma coisa que me permitia nutrir esperanças. Tinha medo de que um desejo diferente pudesse enfraquecer minha vontade de encontrar Chelsea, pudesse me desviar para uma direção completamente errada. 
Tudo o que fizera ou conseguira nos últimos anos fora acidental e circunstancial. Desde a escolha da faculdade para dar início à minha carreira, tudo fora casualidade, porque eu nunca me permitira querer.” (p. 33)


Ainda não tinha tido a oportunidade de ler algo de Karen White, e Após a Tempestade pode ser considerado um bom começo. Não consigo dizer exatamente o porquê, mas a escrita da autora tem certa musicalidade, com ricas figuras de linguagem, sinestesias, que contribuíram para o envolvimento da história. Gostei bastante das técnicas utilizadas para desenvolver a narrativa e fiquei encantada pela escrita da autora.

O enredo se desenvolve alternando entre o ponto de vista de Julie, no tempo atual, e de Aimee, que conta sua história a partir da década de 1950, e mistura fatos históricos - como os furacões que atingiram a costa de Nova Orleans - com as fictícias histórias dos personagens. Os livros com carga histórica têm me conquistado cada vez mais, e as narrativas de Aimee foram as que mais me agradaram.

Ainda, outro ponto interessante é a localização do enredo, já que Nova Orleans não é uma área muito aproveitada para construção dos livros, pelo menos vi pouquíssimas citações nos que li. As descrições que a autora fez do local e a imagem que se formula são apaixonantes. Principalmente porque há paixão por aquela terra, e isso transparece nas palavras; Nova Orleans, inclusive, tem fundamental importância à trama.

A autora conseguiu imprimir em cada personagem seus desastres, suas dores, e mostrou que, por mais que a vida possa parecer benevolente, cada um tem suas marcas internas. Talvez os protagonistas da história tenham muitas tragédias somadas, numerosas demais para um grupo de pessoas tão pequeno. Porém, o exagero – que mal é percebido durante a leitura, cabe ressaltar – cumpre sua função literária. Até porque, mesmo para aqueles cujas tragédias não são tão devastadoras quanto as dos personagens, cada um sabe aquilo que carrega consigo.
Após a Tempestade traz uma história de superação e de reconstrução contínua, da sensação de pertencer a algum lugar, de ter a quem amar. Não se trata de um romance de tirar o fôlego, mas cumpre seu papel e agrada àqueles que o leem.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Oi Ju!
    Eu me apaixonei pela escrita da Karen White! Até separei um outro livro dela que tenho aqui pra ler, mas até hoje não fiz isso porque os livros dela são meio grandinhos e consomem muito tempo.
    Adorei a história pelo ponto de vista da Julie, mas quem me conquistou mesmo foi a Aimee. Fiquei louca para saber o que realmente aconteceu para as mulheres sumirem "do nada" naquela família, e aquele triangulo amoroso me deixava nervosa.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou com esse livro há bastante tempo
    Comecei a ler umas 3 páginas, depois parei
    Mas tenho que criar vergonha na cara e ler logo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Julia

    Aquele De volta para a casa é dela tbm? eu ainda não li, mas acho que tenho um dela em casa e este eu não tenho rsrs.
    Eu acho o enredo legal, não sou louca para ler, mas quero conhecer a autora.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, nem a autora, mas gostei do título e a sinopse também é interessante. Também gosto quando fatos históricos se misturam à ficção e da narrativa alternada. Vou colocar na wishlist!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não consegui me interessar pelo livro, por mais que goste do que leio nas resenhas que já encontrei. Será que tenho algum problema? haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. virei fã da Karen White depois que li "De Volta Pra Casa". nossa como sofri com esse livro. e por sorte minha ganhei "Após a Tempestade" e comecei logo depois. me encantei com a escrita da autora, ela escreve com uma facilidade, a história apesar de ser cheia de detalhes, te prende uma certa forma, é muito bom. o equilibrio que a autora conseguiu entre passado e presente é muito legal, o leitor não se confunde. chorei e chorei muito com "Após a Tempestade" e quero muito que a NC lance logo outro livro dela. =)

    ResponderExcluir
  7. Hey Ju
    A capa desse livro me passa algo melancólico haha
    A sua resenha foi a primeira que li e pude conhecer um pouco da história.
    Imagino que essa criança vira a vida da protagonista do avesso né...

    Leio dramas, só quando estou no humor, senão acabo odiando haha

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Não li esse livro ainda, mas vou lê-lo. Essa autora me conquistou com sua escrita, li De Volta Para Casa, e amei! Quero muito ler esse livro também.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa do livro, e também a resenha me interessei!! Obrigada pelas resenhas sempre tão bem escritas! Parabéns pelo blog!! ^^ Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.