Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian


Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…
Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas.
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas! (Skoob)
HAN, Jenny; VIVIAN, Siobhan. Olho por Olho. #1 Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013. 320 p.


Kat era considerada a garota estranha do colégio, depois de ser abandonada por aquelas que considerava suas melhores amigas e ser caluniada por uma delas. Mary sofreu muito por causa dos maus-tratos de um colega na infância, deixou sua casa e sua escola e, agora, anos depois, volta para provar que está melhor do que nunca. Lillia tem uma posição social considerada boa no colégio, mas agora sua irmã, Nadia, precisará enfrentar esse momento do colegial e, para protegê-la, Lillia é capaz de tudo. Por mais improvável que fosse, o destino acabou unindo essas garotas, que precisarão ser bastante corajosas para se vingar daqueles que lhes fizeram mal.

“–Temos de ser mais que cuidadosas – digo. – Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. – Limpo a garganta, porque essa é a parte mais importante. – E, se vamos fazer mesmo isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça.” (p. 122)

Eu sei que vou parecer louca ao dizer isso, mas tenho algumas manias que surpreendem a mim mesma. Uma delas é que, quando não consigo decidir qual será o próximo livro que lerei, seleciono aquele que menos tenho curiosidade de ler, só para ver o quanto a história me agrada. E foi assim que comecei a ler Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian. A conclusão dessa “aventura” foi que, por mais que o livro não seja nenhum novo clássico e que muitos o considerem fraco, me vi totalmente fisgada para dentro do enredo, do qual não quis, de jeito nenhum, separar-me até concluir a leitura.

O livro, narrado em cada capítulo por uma das três personagens principais, em primeira pessoa em todos os casos, inicia sem dar muitas pistas sobre como cada uma delas chegou até ali. Fica um pouco confuso, a princípio, por causa disso, mas gera certo suspense que traz curiosidade. Além disso, há uma sensação permanente de que algo está errado, um sentimento sombrio em torno da história, mas não se consegue saber em quem confiar.

Depois que se compreende como as garotas chegaram a ponto de querer se vingar, a vingança em si se torna propulsora para a leitura que, dessa forma, acaba rapidamente. A curiosidade era tanta, que li o livro em poucas horas. Queria saber o que elas fariam, a que limites chegariam, e me questionava o tempo inteiro se aquilo tudo era necessário, já que em nenhum momento conseguimos compreender o outro lado.

Já deixo o aviso àqueles que têm grandes expectativas: trata-se de uma leitura deliciosa, instigante, mas não há nada grandioso. Pode até parecer superficial para alguns, já que não se prende a um tema específico – apesar de ter como enredo o bullying – e nem mesmo se embrenha nos sentimentos das protagonistas, deixando ao leitor a tarefa de compreender a extensão daquela situação.

O final é um tanto inesperado e totalmente incompleto. O livro termina exatamente no ponto alto da história, deixando para Dente por Dente a competência de solucionar os problemas iniciados neste primeiro volume e a curiosidade dos leitores, totalmente aguçada.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. ganhei esse livro em uma promo etá aqui me esperando. confesso que quando vi a capa e a sinopse, fiquei com um pé atrás porque pensei que fosse mais uma história de adolescentes querendo vingança e blá blá blá, mas não! tem sim o clichê, mas as autoras souberam equilibrar as situações e não cair na mesmice. estou pensando seriamente e furar a fila da leitura rsrs. amei a resenha Ju!

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua resenha e principalmente a sua sinceridade sobre o livro. No momento, eu não o leria. Estou procurando leituras mais densas e profundas. Mas, quem sabe, mais para frente esse livro não entre na minha listinha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. esse livro é incrível *---*
    li tbm Dente por dente e aguardo o terceiro livro ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Julia,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, tinha algumas dúvidas em relação a ele, mas as resenhas que leio são positivas e espero gostar, mas acabei não solicitando o segundo, será que vou me arrepender? Abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com o segundo livro aqui, mas não tenho nem perspectivas de ler tão cedo
    Amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mesmo assim acredito que irei gostar bastante deste livro, estou ansiosa para começa-lo!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece muito bom, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sinopse e fiquei muito curiosa para ler esse livro *-*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.