As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Sinopse: Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – acaba de ganhar nova reimpressão pela Rocco. Livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. (Skoob)

CHBOSKY, Stephen. As Vantagens de Ser Invisível. Rocco: 2012. 224 p.


Sempre que vou falar sobre As Vantagens de Ser Invisível eu travo um pouco. Em partes porque é um livro muito difícil (ao menos foi para mim) e também porque é uma das minhas histórias favoritas da vida. Muito provavelmente nenhum de vocês vai conseguir imaginar o tamanho do meu amor por esse livro e nem eu consigo explicar muito bem. 

Charlie é um garoto solitário e tímido que não conhece praticamente nada do mundo. Ele está prestes a começar o Highschool e nos conta um pouco do seu dia-a-dia através de cartas que ele manda para um amigo anônimo. A única coisa que Charlie quer é que essa pessoa leia sua história, sem julgamentos ou críticas.

A vida do protagonista é uma monotonia total, até que ele conhece duas pessoas que se tornam extremamente importantes para ele e também para a trama: Sam, a garota delicada, mas de personalidade forte, e o divertido, sociável e carismático Patrick - obviamente o meu personagem favorito não só do livro, mas do mundo inteiro. A partir desse momento, sua vida começa a mudar totalmente. 

Charlie: Por que as pessoas boas sempre escolhem 
as pessoas erradas para namorar?
Bill: Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
Charlie: E nós podemos mostrar para essas pessoas que elas merecem mais?
Bill: Nós podemos tentar.

Uma pessoa que também tem certo destaque e é imprescindível para o crescimento pessoal do Charlie é seu professor de Inglês, Bill, que o estimula a desenvolver suas habilidades na escrita através dos livros que oferece. Por falar nisso, o livro é repleto de referências literárias ótimas: O Sol é Para Todos, O Apanhador do Campo de Centeio, Walden e muitos outros. Também há referências musicais ilustres que me fizeram morrer ainda mais de amores, tais como The Beatles - minha banda preferida da vida, não sei se vocês sabem -, Pink Floyd e The Smiths.

Bill é o tipo de professor que todo mundo tem vontade de ter, sabem? Aquela pessoa que não é só para sala de aula, que cria uma relação de amizade com o aluno, acima de tudo. Há também a irmã mais velha de Charlie, outro personagem que merece destaque. Ela e o irmão acabam construindo uma relação de cumplicidade maravilhosa no decorrer da história. É uma pena isso não ser tão bem retratado no filme homônimo.



Como eu disse antes, eu simplesmente não tenho como explicar o quanto eu amo esse livro. O enredo é maravilhoso, os personagens (todos eles) são incríveis e todas as referências serviram para fazer eu me apaixonar ainda mais pela história. Apesar de Charlie e seus amigos serem adolescentes dos anos 90, conseguimos nos identificar com muitos dos acontecimentos presentes na obra. Além disso, o tema abordado - que só é realmente exposto no final - pode ser considerado como bem atual. 

A única coisa que tenho para dizer para vocês é: leiam e leiam rápido. Obviamente, vocês devem assistir ao filme também. Apesar de ter algumas coisinhas ligeiramente diferentes do livro, essas peculiaridades o deixaram ainda mais singular. Ah! Não posso deixar de comentar que a adaptação me apresentou o meu ator favorito, Ezra Miller, que entra na pele do meu amado Patrick. 

Foi emocionante acompanhar Charlie durante um ano da sua vida, tanto é que sentimos de verdade que as cartas que ele escreve são destinadas para nós. As Vantagens de Ser Invisível é repleto de descobertas, de amizades puras e verdadeiras, cumplicidade e, é claro, amor. Resumindo em uma só palavra, é um livro infinito.

Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

6 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Esse é um dos meus livros preferidos. E é um dos raros casos onde achei o filme um pouquinho melhor, com algumas situações mais bem resolvidas, mesmo porque a direção e o roteiro são do próprio autor do livro ;)
    Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos!

      Eu amo tanto o livro quanto o filme, os dois são preferidos.
      O filme para mim é completo, sabe? Acho que mesmo as cenas que não estão presentes no livro ficaram perfeitas no filme. E o elenco... <3 Não só pela Emma Watson, mas o Logan fez um papel incrível e o Ezra é só amor. Ai. <3 hauehauehaeuaheuaeh

      Beijo!

      Excluir
  2. Ganhei esse livro de presente <3 Falta ler, pois ainda só vi o filme... Sua resenha me deu vontade de ler ele logo ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      O filme também é um dos meus favoritos! O elenco é perfeito, a trilha sonora é perfeita, tudo é muito amor. auehauehauehae
      Leia o livro logo, você vai adorar!

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá Ana,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e a cada resenha que leio minha curiosidade só aumenta, a sua ficou perfeita, parabéns....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.