Especial #17: Melhores de 2014

Pela primeira vez na história do Conjunto da Obra, todos os integrantes do blog conseguiram se reunir para falar, juntos, de livros!

E o tema da vez é: quais foram as melhores leituras de 2014?

Vamos descobrir quais as melhores leituras de 2014, segundo o ponto de vista de cada membro dessa equipe?




Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo: a primeira coisa incrível desse livro é, sem sombra de dúvidas, o nome. Como curso Ciência e Tecnologia, tudo que envolve esse ramo da filosofia que também abrange a física, metafísica e astronomia me interessa. Assim que vi esse título, já estava ligeiramente apaixonada. Mas o mais incrível de tudo é a forma como esse livro, que conta de uma forma bem simples e leve o dia-a-dia de dois adolescentes que estão descobrindo sua sexualidade num meio caótico envolvendo famílias problemáticas, lembranças e segredos, me surpreendeu e mexeu comigo. É uma história linda sobre amor e, acima de tudo, companheirismo.
Memórias de Uma Gueixa: acho que, de todos os livros que li na vida, esse foi o que mais tive vontade de ler. Tanto que, quando finalmente consegui um exemplar para minha coleção (que é um dos mais especiais de todo, já que foi o meu amor que me deu), fiquei com tanto medo de lê-lo e me decepcionar que o peguei já com dor no coração. É claro que ele não deixou nem um pouco a desejar e também é claro que se tornou um dos meus livros preferidos da vida. Arthur Golden nos apresenta uma garotinha de nove anos que é vendida para um okiya, após a morte da sua mãe. A partir daí conhecemos todos os detalhes, até mesmo os mais sujos, da vida de uma gueixa. É simplesmente incrível.





Trash foi, para mim, a melhor leitura de 2014. O livro conseguiu unir o drama de três garotos que vivem no lixão, sem ser apelativo, a uma aventura emocionante em busca de um segredo que pode mudar a vida deles e de mais uma dezena de pessoas. Raphel, Gardo e Rato conquistam o leitor através de suas ações rodeadas por um ideal ingênuo de justiça e lealdade. Depois de muitas situações perigosas, a história termina de forma melancólica e alegre, dando um sopro de esperança sobre a vida de pessoas que sobrevivem em uma condição sub-humana, mas que são mais honestas e confiáveis do que aqueles que governam politicamente o país e moram em palácios de soberba e corrupção.






Minhas leituras este ano foram em geral levinhas, bobas até, mas a maioria me fez grudar nas páginas, pois foram boas surpresas. Um dos livros que comecei a ler despretensiosamente e que me conquistou por completo foi Olho por Olho, de Jenny Han e Sobhan Vivian, assim como sua sequência, Dente por Dente. É uma história um pouco adolescente, mas com um lado sombrio que dá um equilíbrio ótimo à trama e, quando percebi, já estava até os dedos dos pés envolvida. Além disso, o último livro lançado, Dente por Dente, termina de uma maneira tão inesperada que estou há meses esperando que terceiro livro seja logo publicado. Ao mesmo tempo em que diverte, dá medo! É uma delícia!
Não é muito difícil descobrir o mistério por traz de O segredo do meu marido, de Liane Moriarty, mas na verdade não é isso que faz do livro tão gostoso de ler. São as possibilidades com as quais a autora brinca, as consequências de cada pequeno ato, os "e se..." de nossas vida. Além disso, a escrita da autora tem um quê especial, uma mistura de humor, drama e ironia, algo que não dá de definir com palavras ou explicações. Não é um livro que tenha algo específico e especial, mas uma mistura de elementos que me fizeram refletir bastante.





O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson. É sempre muito difícil escrever sobre as melhores leituras, mas "O Diário de Suzana para Nicolas" não poderia ficar de fora. Uma das mais emocionantes leituras deste ano, fiquei realmente muito surpresa com o final do livro e com a sensibilidade do autor (tão conhecido por romance policiais). James Patterson me conquistou justamente pela carga dramática e romântica da história, e foi impossível não chorar. O livro (como o próprio nome sugere) é boa parte escrito em forma de diário de uma mãe para seu filho, e acompanhar o redescobrimento da protagonista, a paixão que o casal tem, o amor incondicional pelo filho e as pequenas coisas que nos são descritas foi realmente cativante. Eu marcaria "O Diário de Suzana para Nicolas" como a mais emocionante e bonita leitura do ano <3 Para os favoritos? (i)Magina'. Leiam, leiam, leiaaam.
Os Contos de Beedle, O Bardo - Rowling. Para quem gosta de Harry Potter é maravilhoso. Dos três livros da Biblioteca de Hogwarts, "Os Contos de Beedle, o Bardo" é o meu favorito. É o livro onde mostra as Relíquias da Morte (O Conto dos Três Irmãos) e é muito esclarecedor. Para quem não sabe, "Os Contos de Beedle, O Bardo" é o livro que Dumbledore presenteia Hermione no último livro da saga e que possui importância magnífica. O livro é mega levinho e rápido de ler, e para os fãs de HP é livro indispensável. Uma das melhores leituras do ano, sem dúvidas <3




E vocês, já leram algum desses? Quais leriam?

Um grande beijo de todos os integrante do Conjunto da Obra e o mais sincero desejo de que 2015 comece MUITO BEM, ok?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

6 comentários:

  1. Oi Julia!
    Eu li Olho por Olho mas não gostei. :(
    Outro da lista que eu li foi Os Contos de Beedle, o Bardo, esse eu gostei bastante.
    Feliz ano-novo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo é muito bom, também entrou para minha lista de melhores de 2014. Quero muito ler O segredo do meu marido.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo e O segredo do meu marido são ótimos, quero muito ler Memórias de Uma Gueixa e O Diário de Suzana para Nicolas

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu lembro da sua resenha Carlos, desse livro, eu to curiosa para ler.
    Ai Ju, Tenho muita vontade de ler Segredo do meu marido.
    Oi Soso, eu já li os dois livros que você citou e eu adoreii.

    Feliz ano novo pra vocês!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Ari e Dante e O diário de Suzana para Nicolas são livros excelentes. O segredo do meu marido foi um dos mais inteligentes que li em 2014, adoraria conferir outras obras da autora.

    Feliz 2015!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal!
    Assim como a Ana, eu também inclui "Aristóteles e Dante" na minha lista de melhores leituras do ano. Esse livro é lindo e uma delícia de ler :)
    Tenho curiosidade de ler "O Segredo do meu Marido". Não dei muita importância para ele quando foi lançado, mas desde lá vi muitos elogios e fiquei curiosa.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.