Conjuntando #64: Protagonistas estrangeiros

Depois da leitura de A Viajante do Tempo, e com Jamie Fraser insistentemente invadindo meus pensamentos, fiquei me perguntando por que, algumas vezes, determinada nacionalidade, para a qual eu nunca tinha dado muito crédito ou atenção, de repente se torna tão charmosa na personificação de alguém das páginas de um livro. Um sotaque diferente - imaginado durante a leitura, é claro - nos faz prestar atenção em algo que até então não fazia a mínima diferença.

Eu percebi também que o maldito escocês (ou bendito) não é o único e que outros personagens de diferentes nacionalidades já me conquistaram durante a leitura.

Por isso, trouxe hoje uma lista de diferentes sotaques que me encantaram - e quero ver se vocês concordam comigo.

1. Jamie Fraser


Claro que eu não poderia começar essa lista com outro personagem que não com ele: Jamie Fraser. Em Outlander, na verdade, não é ele o estrangeiro, mas a própria Claire, uma britânica que em sua viagem no tempo vai parar no meio de um clã escocês. Porém, como o livro é narrado por ela, é ao sotaque dele que é dado destaque. Entre tantas outras coisas incríveis nesse homem, o sotaque ajudou a caracterizá-lo, e com certeza foi um empurrãozinho para torná-lo mais charmoso aos nossos olhos.

2. Jesse


Da série A Mediadora, li apenas o primeiro livro, A Terra das Sombras, e já faz algum tempo, então não lembro de muitos aspectos da trama. Mas se tem um detalhe que me lembro bem o bastante é Jesse, um fantasma que aparece para Suze, um perfeito cavalheiro, apesar de morto. Não lembro exatamente qual era a nacionalidade dele, mas sei que era latino, e ele me fazia derreter quando chamava a garota por "mi hermosa". Tem como ser mais charmoso?


3. Étienne St. Claire

Em Anna e o Beijo Francês, Anna e Étienne são na verdade da mesma nacionalidade. O garoto, no entanto, tinha alguma descendência francesa e foi criado na Inglaterra, tendo adquirido um leve sotaque britânico. Como se já não bastasse o personagem em si, ainda precisava desse charme para nos conquistar?

4. Dimitri






Academia de Vampiros foi, por um longo tempo, minha série favorita, e um dos maiores responsáveis por isso, sem dúvida alguma, foi Dimitri. Russo, o personagem levava na fala as marcas de sua origem e, muito embora a língua pareça um pouco brusca, Richelle Mead conseguiu tornar o sotaque do personagem um bocado sexy. De todo modo, fui apaixonada por ele (literariamente falando) por um longo tempo, então o achava perfeito, de todo modo. rsrs

Lembro de mais alguns personagens que se destacaram por algum sotaque diferente, mas nenhum que tenha me marcado como esses que citei.

E vocês, lembram de algum que mereça ser citado?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Admito que nunca reparei muito no sotaque para a caracterização do personagem. Li Academia de Vampiros e sou apaixonada por essa serie e agora parando para pensar o sotaque deixa Dimitri ainda mais maravilhoso, uma pena que o filme tenha sido tão ruim, ele teria tudo pra ser o queridinho do mundo ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra, eu nem assisti ao filme por terem dito que parecia uma comédia bem ruim, bem diferente dos livros. Melhor ficar com minha imagem mental dos personagens. rsrs

      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Ainda não li nenhum desses livros...Tenho mta vontade de conhecer, tdos flam desse "maldito escocês"...
    Adorei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Adorei sua seleção. Achei legal essa questão do sutaque, e não lembrava do St. Claire, até me deu saudades do livro :D
    Dos livros citados só li A viajante do tempo e Anna e o beijo francês.
    Muito bom o post.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua listinha, é sempre bom dar uma variada de postagens de resenhas. Infelizmente não li nenhum dos livros que citou, então é impossivel eu ter sido conquistada por alguns desses personagens. No entanto, acredito que alguns detalhes as vezes podem passar despercebidos mesmo, porém, quando notamos, muda totalmente a nossa percepção sobre o personagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,


    Com esse protagonistas as garotas ficam com o coração a mil....kkk...legal....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai Ju!
    Gostei demais das escolhas, mas infelizmente não posso classificá-los como fez, pelo simples fato de não ter lido os livros...
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei as suas escolhas, chega arrepiar quando o Jamie fala todo carinho com a Claire com esse sotaque, A Mediadora, também curto muito o sotaque espanhol, agora o livro que veio na minha memória foi o Desejo à Meia-Noite da série Os Hathaways, quando o Cam Rohan que é meio cigano e meio irlandês, chama a Amelia Hathaway por nomes na sua língua cigana, também gosto muito quando o personagem tem sotaque francês.

    ResponderExcluir
  8. Dos personagens citados conheci Dimitri durante a leitura de Academia de Vampiros e concordo o sotaque dele é tudo de bom rs. Jesse também conheci em A Mediadora e concordo que charme que ele tem. Estou doida pra conhecer o Jamie de Outlander falam muito bem dessa série.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus que post mais amor <3
    Descobri que adoro um protagonista estrangeiro também \o/ Jamie Fraser me conquistou desde o primeiro livro <3 O St. Claire não sei nem lidar com esse menino haha <3 E o Dimitri??? Ohh Pai hahaha adoro!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  10. Eu não conheço nenhum desses que você apresentou. Mas não nego que acho bonito esses sotaques diferentes e que deixam a gente apaixonadas.
    Tenho muita vontade de ler A Mediadora, parece maravilhoso !
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Realmente tem sotaques que deixam qualquer personagem melhor do que já é. Nunca li nenhum dos livros citados, então não vi nada sobre os personagens, mas gostaria de ler. E não lembro de ninguém específico que tenha um sotaque nos livros que já li.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Não assisti nenhum dos filmes,mas os atores são bonitos.Os livros eu também não conheço,mas acho que já ouvi comentários em relação a eles.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.