Serviço Secreto - Lee Child

Sinopse: Jack Reacher está acostumado a vagar sozinho de uma cidade a outra, sem destino, emprego, endereço ou identidade. Entretanto, ao ser procurado por M. I. Froelich, uma agente do Serviço Secreto, recebe um pedido bastante incomum: “Quero contratá-lo para assassinar o vice-presidente dos Estados Unidos da América”. Mais nova chefe de segurança do vice-presidente eleito, ela quer que Reacher tente encontrar as falhas na defesa de sua equipe, testando sua eficácia contra um potencial ataque. Reacher é a pessoa certa para isso: tem a habilidade e a furtividade de um ex-policial do Exército, além de ser totalmente anônimo. Ela só não fala que, na verdade, a ameaça é real e a vida do vice-presidente de fato corre perigo. (Skoob)
CHILD, Lee Serviço Secreto. Editora Bertrand, 2016. 420 p.


A primeira vez que tive contato com o personagem Jack Reacher foi no cinema, no filme com o Tom Cruise. Na verdade, nem sabia que existia uma série de livros sobre ele. Descobri quando recebi Serviço Secreto da Bertrand. Ai veio a curiosidade de descobrir como seria descrever o tipo de ação que vi no filme. Ou se existia assim tanta ação.


Devido ao filme, durante a leitura, não foi fácil desvincular a imagem do ator com a do personagem que Lee Child criou. Assim, nem tentei e visualizei o Tom Cruise o tempo todo. Não sei se isso é bom rsssssss

Bem, a história segue aquela linha de aventuras de ação misturadas com política que costumamos ver nos filmes americanos desse gênero. Jack é o cara que não tem moradia fixa, que se isola do mundo a seu jeito, mas que está sempre por dentro do que interessa a ele, principalmente para se proteger. Ele sempre tem a ideia certa, seja através de sua inteligência e perícia, seja nos chutes que dá.


Por causa de suas habilidades, o Serviço Secreto, para testar a confiabilidade de seus esquemas de segurança, contrata Jack para ele entrar na Casa Branca e chegar perto do vice-presidente dos EUA. Obviamente, ele consegue. Três vezes! Mais do que isso: ele descobre que realmente existe um plano em andamento contra a vida do vice-presidente.

A narrativa é bastante direta e cheia de jargões. Existem vários trechos muito bem montados em termos de clímax, sem falar que o autor não se limita a matar personagens secundários, mas parte para os importantes também, o que é um ponto muito positivo, porque surpreende o leitor e dá um tom mais verossímil à história.


O único ponto da narrativa que não gostei, foi a tentativa de criar situações românticas que convencessem. Bem, isso, pelo menos para mim, não funcionou. Ficou superficial e mais do tipo: Jack é foda, todas as garotas querem ele. Achei forçado. Mas acho que é uma característica do autor e do personagem. Então, ignorem.

Após finalizar a leitura, cheguei à conclusão que Tom Cruise foi a escolha certa para interpretar Jack. O ator tem toda a confiança que o papel exige, além daquele olhar arrogante e atrevido.


De qualquer forma, isso não atrapalha em nada. Eu estranhei mais, porque não é o gênero de leitura que costumo ter, mas não considero ruim. É só questão de hábito mesmo. Para quem gosta de um thriller de ação, é um prato cheio.
Carl
Carl

10 comentários:

  1. Oi, Carlos!
    Eu odeio quando autores forçam romances em personagens. Dá pra vender livro sem isso, sociedade!
    Apesar de ter gostado muito de sua resenha, vou passar a dica. Eu já que é uma série um tanto grande e no momento não está rolando isso pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente odeio filmes de ação, tanto que nem lembro o último que vi. Nunca li nenhum livro do gênero mas fiquei curiosa para conhecer esse, parece ser o tipo de livro que prende o leitor até a última página e gosto muito de livros assim, acho que merece uma chance.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos!!
    Não sabia da existência desse livro, mas gostei bastante, gosto muito de thriller de ação, suspense e mistério é sem dúvida esse livro despertou minha curiosidade, adorei saber que Tom Cruise interpretou esse personagem!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha livros daquele personagem do filme. Que louco...
    Mas não sei se leria assim do nada. Só se fosse muito falado pra mim, se me indicassem mesmo ou me dessem. A história não me chamou muita atenção pra ler. Acho que não faz muito meu estilo ou só não está chamativo no momento. De qualquer forma pra quem gosta de um livro de ação e coisas assim ele parece ser mesmo uma boa dica.

    ResponderExcluir
  5. Carlos!
    Mas nesse tipo de 'herói' sempre tem de ter muita mulher o desejando, acho até normal, mesmo que não haja um romance intenso.
    Quanto ao livro, bem é o tipo que gosto com conspiração, muita ação e sempre tudo dando certo para o protagonista.
    Nem sabia também que havia uma série de livros com ele, achei que eram apenas os filmes e fiquei bem feliz com a novidade.
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia do livro, adoro filmes com ação e livro também, esse clima de serviço secreto envolvido com um possível assassinato de alguém importante é adrenalina pura, gosto muito. Gosto quando tem um romance nas historias e acho que por ele ser o expert em segurança a mulherada cai em cima kkk.

    ResponderExcluir
  7. Acredita que eu nem mesmo conhecia o filme? Mas bom saber que existe, pois gostei bastante da proposta, então seria uma boa assistir. De qualquer maneira, o livro se mostra interessante, e bem diferente do que eu costumo ler, então arriscaria mesmo com os momentos de romance desnecessários.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos.
    adorei a premissa do livro, parece ser bem interessante.
    Também não curto muito quando o romance parece forçado isso acada ficando meio chato.
    Adoro esse suspense a tudo mais envolvendo um possível assassinato enfim irei ler com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um thriller de ação, parece ser bem eletrizante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia este livro!
    Lendo a sinopse e sua resenha, achei bem interessante, mas o estilo da história não faz muito meu estilo de leituras e não me chama muito a atenção, então no momento eu não pretendo ler, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.