Amores Impossíveis e Outras Perturbações Quânticas - Lucas Silveira

Sinopse: O que teria a dizer um músico sobre o amor, o sentido da vida e a física quântica? A proposta deste livro pode parecer ousada, mas Lucas Silveira consegue lançar mão de sua sensibilidade artística para guiar o leitor por uma intrincada rede de reflexões e sentimentos com os quais é fácil se identificar.
Entusiasta das teorias quânticas, Lucas busca medir a natureza humana dentro das infinitas possibilidades do universo, e a resposta só poderia ser desconcertante: nossa pequenez é evidente, e nossas vidas duram muito pouco. Ainda assim, é possível preencher nosso tempo sobre o mundo com amores capazes de descarrilar trens, músicas capazes de ressoar à eternidade e sonhos capazes de unir pessoas.
Misturando reminiscências e questionamentos existenciais, o autor constrói uma narrativa fragmentada mas fluida. Aqueles que já são seus fãs vão encontrar ecos de suas músicas, e aqueles que o conhecem agora poderão mergulhar em suas inquietações e confirmar que somos, todos nós, mais parecidos do que à primeira vista. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
 SILVEIRA, Lucas. Amores Impossíveis e Outras Perturbações Quânticas. Editora Dublinense, 2016. 144 p.


Sabe aqueles livros que ao ler percebemos que ficarão guardados para sempre em nossa memória? Então, esse é um desses livros. As palavras contidas nele tem uma profundidade incrível, que nos faz trasbordar em sentimentos e reflexões.

Creio que a maioria dos brasileiros deve conhecer Lucas Silveira, cantor e um dos compositores da banda Fresno, que fez muito sucesso há alguns anos atrás. Hoje em dia não o vemos tanto nas mídias, mas mesmo com algumas modificações de integrantes, a banda continua na estrada. Confesso que como muitas pessoas, era fã da banda, conhecia todas as músicas... Mas o tempo vai passando e o gosto vai mudando, acabei deixando de ouvir a banda por bastante tempo. Até o ano passado, onde acabei voltando a ouvir por acaso e tive a oportunidade de ir em um dos shows que eles fizeram na cidade vizinha. Percebi que a banda amadureceu muito, tanto no tipo de som quanto nas letras, e neste livro podemos ver um pouquinho dessa evolução.


O livro é composto por textos que falam sobre diferentes assuntos, todos muito bem escritos e na maioria das vezes com uma carga de sentimentos muito grande, outras nem tanto. A maior parte dos textos são escritos em tons de memórias, como se o autor estivesse relembrando fatos que marcaram de alguma forma a sua vida.

Há uma mistura de sentimentos e leis da física que pode parecer estranho, mas funcionaram muito bem! A forma como o autor mergulha na imensidão das palavras é muito inspiradora e ele usou bastante de metáforas, proporcionando uma viagem ainda maior aos leitores.

A diagramação ficou bem bacana com uma fonte diferente e linhas bem espaçadas, como se tivesse sido escrito em máquina de escrever. Há algumas frases grifadas, que marcam o leitor e causa reflexão. Para aumentar a ainda mais a qualidade da obra, inseriram algumas ilustrações muito bonitas, todas em tons de azul, tornando o livro ainda mais belo.

Esse é um daqueles livros que não deveriam ser lidos de uma vez, devem ser lido aos poucos, com calma, para que o leitor possa absorver cada sentimento transmitido no decorrer dos textos. E se possível, dever ser lido mais de uma vez, por que não? Recomendo para todos que assim como eu, gostam de mergulhar nesses pequenos textos, mas com grandes significados.









Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

9 comentários:

  1. Adoro esses livros que nos mostre uma ótima reflexão e consegue conquistar o leitor com simples palavras, ouvia muito pouco as musicas da banda mais nem é tão ruim assim, não sei muito o que pensar sobre o livro mas se é uma historia para se ler com calma deve ter muita paciência e compreensão para ser lido, gostei de ter conhecido a obra do autor a capa é muito linda.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thuanne!
    Logo que vi o nome do autor no título do post não associei ele como integrante da banda, mas agora reconheci, rs. Interessante a premissa, sempre bom variar as ficções com um pouco de crônicas e textos em geral mais cotidianos, né? E livros assim realmente são ótimos para terem sua leitura feita aos poucos, é assim que se aproveita e absorve bem mais das boas mensagens e reflexões contidas na leitura. Indicação interessante, ainda que não seja o meu estilo principal de leitura, mas valeu a dica para caso venha a surgir alguma oportunidade de lê-lo. ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    nossa faz muito tempo que tinha escutado musicas dessa banda e alias nem sabia que uns deles escrevia livro...deve ser lindo esse livro por dentro, as coisas que serão abordada..espero pode encontrar para ler!!

    ResponderExcluir
  4. Thuanne!
    Ando impressionada com os cantores que estão lançando livros e acho ótimo, porque podemos ter uma visão diferente da que temos sobre eles.
    Claro que conheço o Lucas, embora fosse apreciadora apenas de algumas músicas do grupo, nunca cheguei a ser fã.
    Fiquei encantada com a mistura, porque amo filosofia e física quântica e deve ter construído um bom livro com suas divagações que nos trazem reflexões.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse book ainda, mas me interessei bastante por ele! Achei bacana a forma que tu falou dele, foi algo muito fofo KKK eu espero ler em breve. Ah, achei lindo esses trechos marcados, da um toque a mais no book. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thuanne!!
    Gostei muito da indicação da leitura, realmente já faz muito tempo que não vejo essa banda na mídia. Mas amei a os quotes do livro e sem dúvida é uma leitura para ser apreciada!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Também não associei o nome do autor com a banda que ja ouvi falar e escutei as músicas no rádio, embora não sou fã da banda. Os textos parecem ser muitos bons, ainda mais por tratar de assuntos diferentes e ter sentimentos, acho que deixa o leitor refletindo sobre cada um deles.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, curto o trabalho musical do Lucas Silveira, essa resenha me deixou super curiosa em conferi esse livro, parece ser um leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. se eu disse que só me toquei que era o vocalista pq vc falou, nem sabia que eles ainda tocavam
    adorei o texto que você selecionou me deu vontade de conferir todo o livro e realmente tem jeito de ser aquele tipo de livro que você lê uma página de cada vez

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.