Semana Especial Matéria Escura #1: Elenco do filme

Essa semana a Editora Intrínseca convidou os blogs parceiros para comentarem o livro Matéria Escura, que chegou recentemente às livrarias. Ontem publiquei minha opinião sobre o livro, que eu achei incrível e genial, além de ter uma edição linda, é claro.

Sinopse: Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.


Os direitos para o cinema foram comprados pela Sony e acredito que logo deva começar a produção da versão cinematográfica. Por isso, a Editora lançou um desafio para os parceiros: Qual seria o elenco ideal para essa adaptação? O meu elenco seria esse:


Jason Dessen - Mike Vogel


Não sei se eu que não prestei atenção a esse detalhe, mas não lembro de haver alguma descrição física do personagem no livro. Como a história é narrada em primeira pessoa, Jason se preocupa muito em descrever Daniela, sem dar muitos detalhes de como ele mesmo é. Por isso, imaginei o personagem como o típico americano: cabelos e olhos claros. Acredito que Mike Vogel ficaria bem no papel.

Daniela Dessen - Penelope Cruz
  

Se levarmos em consideração a quantidade de vezes que Jason cita a ascendência espanhola de Daniela, seus olhos e cabelos escuros, fica bem difícil pensar em outra atriz para o papel que não seja Penélope Cruz. Claro que outras atrizes podem se encaixar na mesma descrição física, mas ela seria perfeita para a personagem.

Charlie Dessen - David Mazouz


O filho do casal está perto de completar 15 anos e também não lembro de descrições físicas do personagem. Ainda assim, imaginei o garoto como uma mistura dos dois, com pele clara e cabelos e olhos escuros. David Mazouz se encaixa no biótipo com perfeição.

Amanda - Dianna Agron




Amanda é uma personagem que só surge na nova realidade de Jason, uma psicóloga (ou psiquiatra, não lembro) que tenta ajudá-lo a lidar com a confusão de seu retorno e que ganha grande destaque ao tirar o protagonista de dentro do laboratório. Imagino a personagem como uma jovem inteligente e bonita, como Dianna Agron, que ficaria bem no papel.



Há alguns outros personagens que também têm relevância para a trama, mas esses são os principais. Espero que a escolha dos atores não fuja muito do que imaginei, já que é bem frustrante quando o personagem não tem nada a ver com o que você imaginou ao ler o livro, não acham?

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Pensando em adaptação já???
    Ainda nem deu tempo de ler o livro kkkkkkkkkk morrendo com essa ideia e não tenho duvida de que será uma das melhores adaptações claro com uma historia tão bem elaborada assim, mas vou ler o livro primeiro e depois sim penso nesse filme com vou imaginar.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Ainda não li esse livro mas o elenco está muito bom!
    Beijos e um dia cheio de alegrias!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  3. Eu sou o tipo de pessoa que nao serve pra montar um elenco não, nunca consigo pensar em alguém que já existe KKK eu sempre invento alguém, que nunca vi na vida. Mas gostei bastante das pessoas que você escolheu.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    quando não se tem muitas referências no livro sobre como é a aparência das personagens, fica até mais fácil escolher os protagonistas do filme, afinal, os imaginamos como achamos, né?
    Gostei das escolhas, principalmente da Penélope Cruz.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Legal saber sobre a adaptação. Sobre imaginar elencos, eu mesma não presto muita atenção à descrições dos personagens durante a leitura, a menos que sejam detalhes realmente cruciais, então vez ou outra, na tentativa de criar uma escala parecida assim, acabo fugindo bastante do padrão da história, mas, enfim, rsrs. Não conhecia o ator Mike Vogel, sorry, rsrs mas interessante a escolha do David Mazouz; já vi séries com ele, um ator muito experiente e talentoso, ainda que jovem, seria uma escolha muito boa se for o caso. A Penélope e a Dianna também parecem casar bem com os papéis, ainda que depois de você citá-la como psicóloga/psiquiatra, eu pense logo em uma mulher um pouco mais velha que a atriz, não sei porquê, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Amei esse elenco que você escolheu pra estrelar o filme baseado nesse livro, principalmente da Penelope Cruz, gosto muito dessa atriz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Adorei as escolhas que você fez para os personagens!! Realmente esse livro tem tudo para ser uma adaptação maravilhosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    malli a resenha do livro e fico sabendo que terá o filme, poxa..vou te que me apressa pra ler esse livro urgentemente antes que saia o filme!!!

    adorei a escolha do personagens super legal, atores que não conheco mas deve ser super legal!!

    ResponderExcluir
  9. Com exceção da Penélope Cruz, que também me passou pela cabeça pelos mesmos motivos, achei as escolhas muito jovens, principalmente para a Amanda. Eles estão na faixa dos 40 anos como diz no livro. Eu pensei no Jason como um Jake Gyllenhaal, por exemplo. Ja pra Amanda não sei dizer... Emily Blunt? Amy Adams? Mas adorei a iniciativa! :)

    ResponderExcluir
  10. Embora ainda não li esse livro, mas pretendo pois achei bem interessante o tema sobre nossas escolhas, gostei das escolhas dos personagens principalmente o ator que faria o Jason que gato rs. Achei a Amanda muito bonita, odeio quando eles colocam atores que não tem nada a ver com os personagens dos livros.

    ResponderExcluir
  11. eu ainda não li o livro
    mas mesmo quando eu leio eu sou simplesmente péssima com essa de "escalar" o elenco... não consigo prestar atenção nas questões físicas das pessoas (sim pessoas, se pedirem para descrever minha mãe eu não acerto...)

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.