A Hospedeira - Stephenie Meyer

Fonte da Imagem: Pássaros Feridos
Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam. (Skoob).
MEYER, Stephanie. A Hospedeira. Intríseca: 2009. 557 p.

Acredito que a maior parte das pessoas já leu esse livro. Eu, inclusive, já o li há alguns meses. Isso, no entanto, não tira o mérito da narrativa. A hospedeira é uma ficção científica que nos imerge em uma história totalmente diferente e envolvente.

Publicado pela Editora Intrínseca em 2009, o livro é ambientado em um futuro próximo, quando a Terra é invadida por uma espécie alienígena, conhecidos como Almas. Para que as Almas vivam no planeta, elas precisam habitar um corpo humano, que se torna, assim, um hospedeiro.

No início, essa invasão é silenciosa. Mesmo com a mente humana desativada, as Almas retomam a vida cotidiana de seus hospedeiros, o que impede que os humanos percebam imediatamente. Após se darem conta do que acontecia, entretanto, os humanos restantes começaram a resistir.

Os humanos são os hospedeiros mais complexos que as Almas já ocuparam. As emoções intensas, o bombardei de sensações por todos os sentidos, as lembranças e memórias. E é com tudo isso que Peregrina tem que lidar quando é designada para habitar o corpo de Melanie. O que ninguém sabia, porém, era que Melanie não desistiria fácil da posse de sua mente.

"Eu nada sabia sobre o que era considerado beleza entre essas criaturas estranhas, mas, ainda assim, sabia que aquele rosto era bonito. [...]
Meu, disse o pensamento alienígena que não devia existir.
Outra vez, fiquei paralisada, atordoada. Não deveria haver ninguém aqui, exceto eu. E, contudo, o pensameto foi muito forte e muito consciente!
Impossível. Como ela podia ainda estar aqui? Era eu agora.
Meu, repreendi-a, o poder e a autoridade que só a mim pertenciam fluindo pela palavra. Tudo é meu.
Então por que estou respondendo? Perguntava-me, quando as vozes interromperam meus pensamentos."

Melanie bloqueia em sua mente tudo que seja possível sobre sua vida, para impedir que as Almas busquem por sua família. Só aos poucos vai mostrando à Peregrina acontecimentos importantes, até que o sentimento de ambas se confundem:

"Chega - digo em voz alta, esquivando-me da chicotada da dor - Chega! Você já deixou claro! Eu não posso viver sem eles agora. Está satisfeita?"

Melanie percebe então que pode confiar em Peregrina, e mostra a ela onde Jamie e Jared podem estar abrigados. Peregrina deixa de lado tudo a que foi designada, e parte em sua busca por aqueles que amam.

A trama escrita por Stephenie Meyer, em minha opinião, confirma a que a autora veio. O enredo criado nesta obra em nada se assemelha com a série que a consagrou, mas não deixa de ser tão surpreendente e arrebatador quanto. Os personagens são bem estruturados e bem colocados na história, cada um com suas características marcantes, mas com facetas diversas, como todo ser humano realmente é.

Jamie é um fofo, o irmão que qualquer um adoraria ter. Jared, que demora até ceder à verdade em Peregrina, é uma mistura de homem maravilhoso e escroto, mas que, no contexto da história, tem seus motivos para ser dessa forma. Não posso falar mais dos outros personagens, por ser bem provável que solte um spoiler.

O que mais me marcou na história, no entanto, foi o motivo pelo qual ocorreu a invasão. As Almas são inteiramente boas, e só desejam impedir os humanos de destruir o planeta, tentando torná-lo melhor. Mas é exatamente nessas circunstâncias que surge a solidariedade, a união, e o amor.
j
j

32 comentários:

  1. Eu ainda não o li confesso, eu o tenho. Mas ta na listinha de leitura. Adorei sua resenha e só me deixou mais curiosa =)
    Espero lê-lo logoo.

    Beijos fofa,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  2. Julia,
    Tentei ler este livro antes de ele ser lançado, vi uma tradução numa comunidade e fui lê-lo, estava no meu momento Meyer. Eis que não gostei do livro. Ele me irritou logo nas primeiras páginas, muita viagem, muita confusão, ficção científica, um alienígena e uma humana disputando por um amor.
    Não curti, sabe? Nem sequer terminei de lê-lo. Talvez eu tenha subestimado a autora ou a sua própria história, mas ela não me cativou, sabe? Com a sua resenha, até me senti meio culpada, mas ainda não consigo ter aquele primeiro encantamento com o livro.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro quando li!
    Confesso que demorei pra engrenar na leitura, mas depois da metade, eu não consegui mais largar!
    Achei a história inovadora, muito bem escrita, adorei as personagens e, apesar do método utilizado pelas almas não ser legal, o propósito é, como você disse!
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Ótima resenha!!! Eu amei esse livro, gostei mais que da saga Crepúsculo.
    Fiquei com vontade de ler de novo =/
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Li o primeiro capitulo desse livro antes de comprar mas não gostei, achei a ideia meio esdruxula.

    Mas gostei da resenha, ficou muito bem escrita

    teh mais

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju :)
    Adorei sua resenha, para mim esse é o melhor livro da Stephenie! A narrativa e a história são absolutamente incríveis *.*
    Dá de 1000 a 0 na saga de Crepúsculo
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Insaciável
    Participe da nova promoção do blog! http://migre.me/59th6
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!
    Tentei ler este livro, mas não deu! Premissa e personagens interessantes, mas achei muito entediante. Tomara que o filme seja bacana!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro mais ainda não li,
    comprei assim que lançou e tá la na estante,
    acho que não consigo me adaptar a essa escritora.

    Bjus :*

    ResponderExcluir
  9. Ai que você se engana, eu ainda não li a este livro
    Só que essa sua resenha, para mim, é diferente das outras que leio
    Pois sempre fico com vontade de ler ao livro, mas sei que é quase impossível
    Mas esse eu sei que vou ler, pois tenho ele aqui comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li esse livro. Mas minha prima já leu e gostou muito!

    Bjs..

    Ps: quando assistir o Discurso do Rei me conte o que achou!

    http://blogcognicao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muita vontade de ler esse livro.
    Não sou muito fã da série Crepusculo e fiquei meio com um pé atrás de ler outro da Stephenie.
    Mas muita gente diz que esse é melhor, talvez eu leia um dia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Ei Julia,

    Acredita que comprei este livro há séculos e até hoje não li? E todo mundo fala super bem, tenho vontade de ler, mas falta tempo.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  13. Confesso que comecei a ler o livro e desisti. Muito confuso mas todo mundo fala que é otimo e talz, mas por enquanto eu nao vou ler não.


    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    P.s.: to seguindo, segue de volta?!

    ResponderExcluir
  14. Hey, Julia!

    Pra ser sincera, não tenho vontade de ler esse livro, não.

    Beijo grande e lindo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  15. Eu não li este livro!Muitas vezes me cobro isso, pois sei que quem o ler, gosta muito e você fez uma resenha maravilhosa sobre o livro. Eu também quando posso gosto de fazer releitura, é muito recompensador,
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei (mentira, meu pai comprou e me deixou pagar o mais caro -.-) ele qndo ele tava 12 reais em Janeiro e até agr não li :O Fico passando ele de lado por causa da Stephenie, acho que é culpa de Crepúsculo que eu fiquei meio de saco cheio :X
    Espero poder ler ele nas férias!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia, amei sua resenha.
    Eu comprei esse livro há um tempão, li 1 capítulo mas não continuei.
    Sua resenha despertou meu interesse na história de novo. Vou lê-lo com certeza :D

    Bjinhos da May

    ResponderExcluir
  19. Oi Juuu
    Ah eu comprei esse livro em promoção haha e até hoje não li também!
    Adorei a resenha,engraçado que eu não curto esse tipo de assunto...invasão..ET...aliens...essas coisas mas tive vontade desse livro.

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Ju, adoro a editora também ^^
    E adorei a tua resenha, recém comprei este livro em uma promoção - imagiiiiiina né - haha, e vou adiantá-lo na minha lista porque gostei da tua resenha. Eu odiei Crepúsculo e cia, mas acho que posso gostar desse ^^
    Beijos e bom fim de semana
    Bruna
    http://www.desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  21. OI!

    Eu ainda não li esse livro. No ínicio me chamava a atenção, mas hoje em dia não sinto vontade de lê-lo. Não há motivos para isso, só não tenho interesse... apesar das excelentes resenhas que conheci e das ótimas críticas, tb.

    Um dia, se eu tiver a oportunidade, eu leio.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  22. Confesso que esse livro já está a um bom tempo no cantinho da minha estante, depois que comprei perdi a vontade de lê-lo, sei lá porque 'Haha. Enfim, adorei a sua resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  23. Oi julia!
    Apesar de ter lido alumas criticas, eu adorei esse livro!Achei Peg o máximo e a interação dela com a hospedeira muito legal. Melanie é muito forte, resiste até o fim. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha. Não li o livro ainda, mas já li toda a Saga Crepúsculo e gostei. Não curto muito ficção científica, mas como a própria autora disse, esse é um livro ficção científica para quem não gosta de ficção científica, HAHAHA... Fiquei curiosa. Espero ler me breve. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Ei Julia!
    Eu tb gostei do livro, apesar de ter ficado mto confusa no início.
    E eu gosto msm é do Ian, pronto falei!!!
    Bjins

    ResponderExcluir
  26. eu tb terminei de ler esse livro recentemente, gostei e nao goste da historia, acho que dava nota 2/5
    hauahuah
    nao gostei do final, mas era a unica soluçao p ela ficar com o ian, que por sinal eh o melhor personagem.
    Detestava jared, hahaha.

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ju,

    amei a resenha e fiquei doida para ler o livro (ainda bem que tenho ele aqui).
    Eu não imaginava que o livro fosse assim. =0
    creio que vou gostar bastante e vou ler o meu em breve, bem breve mesmo, kkk.

    beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu sou mt assim para esse livro, sla vi mt crítica ruim sobre ele e sempre exitei ao compra-lo. Você é uma das poucas que eu vi que dizem coisas boas acerca dele. Boa resenha!
    bjs :D

    ResponderExcluir
  29. Humm!

    Não sei se sou tão passiva com esse livro!
    Acho uma criatividade muito boa. Mas fica a pergunta... Será que você já não foi invadido?

    Você iria resistir ou ser dominado?
    Eu fico em dúvida!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  30. Oi Julia, eu tô querendo ler esse livro há um tempão, mas as críticas com relação a ele são bem opostas, uns amaram outros odiaram e essa súvida se ele é realmente bom ou não me deixam com o pé atrás com relação a ler ou não ler.
    Sua resenha ficou ótima e acrescentou um ponto a favor dele. Quem sabe...

    Bjs.
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  31. Oi Julia! :D
    Eu conheço 'a hospedeira' desde do lançamento, a história, o contexto e tudo, mas essa é a primeira resenha completa que li do livro. No começo eu não quis ler, mas de uns tempos pra cá, fiquei com vontade, adorei sua resenha!

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  32. ola eu náo li o livro também mas confesso que sou fã de tudo que stephenie meyer escreve portanto não vejo a hora de ler, não tenho duvida que é ótimo adorei a resenha bjs. mara

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.