
1 – Olá Valentine, seja muito bem-vinda ao Conjunto da Obra. Poderia se apresentar às pessoas que lêem o blog?
Valentine: Olá, sou Valentine Cirano, escritora dos livros Chama Imortal, Impacto Fulminante, Plano de voo - o segredo do sucesso e Reflexões de uma vida. Sou professora de inglês, morei 5 anos nos EUA e escrevo desde bem jovem, mas apenas recentemente comecei a publicar meus livros. Adoro artes em geral, escrever e ensinar. Minhas paixões são minha família e meus amigos. Também adoro viajar, mas o melhor de tudo é visitar museus, sou fascinada por conhecimento.
2 – Como escritora, imagino que também goste de ler. Quais gêneros você prefere? Tem algum livro favorito?
Valentine: Gosto de livros de aventura, mas meus prediletos são os de suspense. Não tenho nenhum livro favorito, mas gostei muito do Anjos e Demônios - de Dan Brown.
3 – O que te traz inspiração para escrever? Há algum autor no qual você se inspira ou que toma como modelo?
Valentine: Eu não sei bem o que me inspira, acho que situações que vivo, detalhes que observo, mistérios (que adoro), sobrenatural, fatos históricos, entre outros. Quando começo uma história eu preciso saber como vai ser a ficção mas o texto vai se desenvolvendo a medida que eu vou escrevendo e aí eu passo a ser personagem do livro, vivendo aquelas cenas e aventuras. Geralmente eu caio na ficção, o único problema é sair dela depois e voltar para o mundo real (rsrs).
4 – Alguns dos seus livros têm uma abordagem histórica bem forte ou fazem referência a um momento histórico específico, como em Chama Imortal e Impacto Fulminante, o que requer um conhecimento histórico mais amplo. Para utilizar esse recurso em seus textos, você realiza algum processo de pesquisa?
Valentine: Sim, tenho que pesquisar muito antes de escrever. Gosto de escrever histórias onde os fatos fazem parte de minha ficção, por exemplo, estou trabalhando agora em um novo livro que se chamará "Átina Blake, e o império de Cronos", uma grande aventura que fala sobre mitologia grega. Essa história tem me feito conhecer mais sobre a antiga Grécia e seus costumes, seus rituais pagãos e sua mitologia, por isso tenho estudado muito para saber todos os detalhes antes de escrever. Os livros da trilogia Impacto Fulminante são também fatos históricos misturados com ficção e precisei estudar muito o assunto antes de escrever. O segundo livro dessa série, que pretendo lançar em 2012 cujo nome será "La Fontana di Trevi - o último sudarista, vem com uma aventura cheia suspense e um grande mistério em torno do Santo Sudário de Turim. A pesquisa sobre os dados da mortalha sagrada, bem como sua história, fatos, lendas e etc, foram minuciosamente pesquisados para tornar esse grande suspense em algo até bem realístico. Gosto de misturar fatos reais com ficção, assim o leitor não saberá onde termina o fato e onde entra a ficção.
5 – Qual seu o principal objetivo ao escrever uma obra? O que pretende passar aos leitores por meio de suas histórias?
Valentine: Geralmente gosto de passar alguma coisa para trazer reflexão, algo que seja apenas uma mera leitura, mas que tenha uma certa "moral da história". Isso não é uma regra, pois tenho outras obras que fogem desse padrão, mas em geral é isso o que eu gosto de fazer quando escrevo uma obra.
6 – Em sua opinião, quais são as maiores dificuldades para escritores brasileiros no mercado nacional?
7 – Tem algum projeto para um futuro próximo que possa nos contar? Algum livro em mente ou prestes a ser publicado?
Valentine: Sim, para esse ano não tenho mais obras para serem lançadas, pois já fiz um lançamento no começo do ano. Para 2012 pretendo lançar o livro La Fontana di Trevi, o último sudarista, Átina Blake - e o império de Cronos e meu primeiro livro infantil - Planeta Água. Estou com muitos projetos, muitas obras já escritas e muito animada para esse próximo ano, que acredito será melhor do que 2011.
8 – Muito obrigada pela atenção Valentine! Se quiser fazer mais alguma colocação, fique à vontade.
Valentine: Obrigada Júlia, você sempre foi muito gentil e atenciosa. Pessoas como você e meus outros amigos blogueiros é que tem feito a diferença na nossa literatura. Só o fato de vocês estarem apoiando os autores nacionais já é uma grande ajuda. Todos ganham com isso, nós os autores, os blogueiros e principalmente os leitores, pois a literatura nacional merece um espaço e vocês estão fazendo isso se tornar uma realidade. Um grande beijo para você e para todos os leitores de seu blog. Vocês são umas gracinhas! Amo vocês!