Noturno - Guillermo del Toro e Chuck Hogan

Sinopse: Nova York , aeroporto JFK. O Boeing 777 da Regis Airlines, vindo de Berlim, aterrisa na hora prevista. Subitamente, na pista de pouso, seu motor para. As luzes se apagam. Os canais de comunicação silenciam. A equipe de terra se perde numa espera aflitiva por algum sinal dos passageiros.
Considerando a possibilidade de um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e o Dr. Eph Goodweather, responsável pelo projeto Canário, responde ao chamado. Ao subir a bordo, seu sangue gela com o que vê.
Harlem Espanhol, rua 188. Numa loja de penhores, um sobrevivente do Holocausto, Abraham Setrakian, cujos estudos de folclore da Europa Oriental levaram-no para os mais obscuros cantos do mundo, intui que algo grave está prestes a acontecer. Sabe que a hora chegou e que a guerra está apenas começando.
Uma pandemia vampírica se espalha por toda a cidade de nova York e irrompe numa batalha sem proporções. Eph se une a Setrakian e a um grupo inusitado de combatentes para neutralizar a ação do vírus e salvar a sua cidade - a mesma que abriga sua mulher e seu filho - antes que seja tarde demais.
Guillermo Del Toro, criador visinário de O labirinto do fauno, e Chuck Hogan, autor consagrado pelo prêmio Hammett, trazem sua imaginação para este épico de coragem e audácia, sobre uma batalha entre homens e vampiros que ameaça toda a humanidade. Noturno é o primeiro livro da Trilogia da Escuridão, um fenômeno que promete conquistar o mundo. (Skoob)
DEL TORO, Guillermo. Noturno. Trilogia da Escuridão #1. Rocco, 2009. 464 p.

Um avião, vindo de Berlim, pousa no aeroporto JFK, em Nova York. Nada fora do comum, até que, poucos minutos depois, percebe-se que o avião está ainda no meio da pista, totalmente apagado, sem comunicação, e nenhum dos passageiros ou tripulantes dão qualquer sinal. Temendo uma ameaça biológica, o Centro de Controle de Doenças é acionado, e Ephraim Goodweather precisa deixar o precioso final de semana ao lado de seu filho para averiguar o problema.

Estão todos mortos. Não há nenhuma pista do que causou isso e nenhuma explicação racional ou médica faz sentido. Surpreendentemente, encontram uns poucos sobreviventes e as autoridades optam pela explicação mais fácil, para não gerar pânico: uma falha mecânica que cortou o oxigênio dentro da aeronave.

Mas a cada momento as coisas parecem fazer cada vez menos sentido: uma grande caixa de madeira, cheia de terra, é encontrada no compartimento de cargas; os corpos dos mortos não se decompõem; os sobreviventes passam a apresentar um comportamento estranho e seus corpos sofrem modificações inexplicáveis. E é nesse cenário que Eph, Nora, Setrakian e Vasilyi se unem em uma missão realmente impossível.

Ao final da última página de Noturno, tudo que consegui pensar foi: “uau”. Não há como resumir este livro em poucas frases, e mesmo com uma sinopse mais extensa que o normal, não consegui passar metade do que o livro abrange.

Vampiros. Com uma ótica inteiramente nova e plenamente possível: um vírus. Algo que a humanidade nunca imaginou nem estava preparada para enfrentar. Tenho que advertir que este não é um livro encantador, muito menos maravilhoso, nem qualquer outro adjetivo que comumente se usa para descrever os livros que gostamos. É terrível, angustiante e sujo.

Um dos pontos altos do texto é que os autores nos deixam completamente às cegas, como se estivéssemos vivenciando os fatos juntos com os protagonistas. Não sabemos com o que se está lidando e apenas algumas informações necessárias são colocadas nos momentos relevantes, permitindo adentrar essa atmosfera de tensão que seria criada em uma situação real.

Não gosto de histórias de terror, mas quando a Kel disponibilizou o livro no grupo Livro Viajante, fiquei tão curiosa que não pude deixar de me inscrever. E mesmo morrendo de medo e com o estômago totalmente embrulhado ao ler sobre detalhes de autópsias, continuei até a última página. Para mim, a história foi tão envolvente, que cheguei a ficar com medo de que a noite chegasse. E, apesar de tantos sentimentos contraditórios despertados enquanto lia o livro, só tenho a dizer que Guillermo Del Toro e Chuck Hogan criaram uma obra intrigante e incrível.

E fiquei feliz quando finalmente consegui terminá-la. Não por achar que não poderia fazer isso, mas simplesmente por sentir que o mundo voltava a ser o mundo que conheço.

Dou créditos à Rocco que teve bastante cuidado na edição do livro, que não percebi nenhum problema.
j
j

29 comentários:

  1. Oi Julia!
    A única vez em que li um livro e me senti assim foi com Ensaio sobre a Cegueira. Senti o mesmo alívio que você ao terminar de ler a última página e perceber que o mundo voltava ao seu devido lugar na minha mente. Não sei se teria coragem de ler Noturno, ao menos não agora. Acho que para ler algo tão impactante assim a pessoa tem que estar muito no clima.
    Adorei a resenha! Fiquei bastante curiosa mesmo sabendo que se trata de um livro um pouco mais "forte".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Julia,

    Ótima resenha, eu tenho o livro e até hoje não deu para ler. Já lançaram o segundo, tenho que colocar em dia rs.
    Os livros da Rocco podem ser caros, mas a qualidade é assim em todos, acho que nunca achei erro em nenhum deles rs.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia!!
    Eeee estava aguardando essa resenha :D
    Se você que não gosta de livros de terror, gostou, então preciso ler, pois adoro livros nesse estilo.
    Você me deixou com vontade de ler!!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia!
    Iniciei a resenha empolgada, pois o livro parece ser muitoooo bom!
    Mas depois que vi que é sobre vampiros, desanimei um pouco... Estou um pouco enjoada da temática. :s
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  5. Julia, você me deixou MUITO curiosa pra ler o livro!
    Adorei o suspense, até os sentimentos repugnantes que o livro parece despertar! Deve ser muito bom!
    Adorei a resenha, você está de parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OI Julia!
    Eu tenho Noturno, mas ainda não consegui ler. Sua resdenha está ótima, fiquei com vontade de ler.
    BJs

    ResponderExcluir
  7. No primeiro parágrafo eu já estava com vontade de ler o que livro, quisso? HUAHAUHA. Sério.. Fiquei com muita vontade.
    É normal o gosto musical de todo mundo (ou quase) ser diferente do meu, HAUHAUA. Muita gente não conhece ou não gosta mesmo da Anahí (acho que o principal lá do meme)HUAHAUH.
    Adoooooorei a resenha e sério, quero o livro. HUAHAUH.

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ler esse livro há muito tempo.
    Mas essa é a primeira resenha que eu leio dele e devo dizer que só aumento minha vontade de ler. Eu gosto de livros de terror, mas nunca li nenhum que desse medo de fato. Adorei a resenha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Ei Julia!
    Ahhh... agora eu quero ler!
    Não conhecia a história.
    Felizmente, mesmo sendo histórias cabulosas eu consigo dormir bem a noite. Pode me chamar de pedra =P
    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Nossa, pelo modo como você descreveu, a obra deve ser um tanto terrível. Fiquei até com medo do que nos espera no meio das páginas do livro. Também não sou muito fã de terror não, mas a curiosidade as vezes faz com que eu leia hhauhau
    Ótima resenha, adorei os adjetivos que usou para descrever seus sentimentos, foi diferente.

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  11. Você conseguiu nos deixar curiosa para ler este livro, ele parece ser emocionante!! bjinhus
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uau, sinopse é muita boa! E a sua resenha também ficou incrível. Me deixou com MUITA vontade de ler. Adoro livros que tratam de coisas com vampiros e lobos de um ponto de vista científico!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha! Me interessei pelo livro! hahaha bjão!

    ResponderExcluir
  14. Que história tensa... confesso que também não curto muito essas coisas de terror. Mas, quando bem amarrado, fica ótimo - e até fiquei com vontade de ler, haha!

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!
    Não tem regra nenhuma não! Já te linkei lá, ok?

    Nossa, sempre vejo esse livro pra vender mas não tenho coragem de ler.
    Comecei a ler um assim com o Vampirismo sendo um vírus, e ele realmente foi angustiante e sujo. Acabei ficando com a maior má impressão e desisti. HAHAHA

    amei a resenha :)

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com bastante vontade de ler o livro. Adorei sua resenha. Parece que a história é muito interessante.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Hey (:
    Não tinha vontade de ler esse livro, mas depois dessa sua resenha, eu preciso ler! UAHSUAHSUAS Adorei. Ain, faz tempo que não leio uma história que me deixe com medo :~ Enfim.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  18. Olá baby, tudo bom?
    Vim lhe convidar a participar do Clube Imaginário. Serão 5 livros rodando entre 5 participantes... Para mais informações , acesse:
    www.Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, confesso. Mas fiquei muito curiosa após ler sua resenha! Só achei chato o fato de vampiros estarem na história. Para mim vampiro já deu, sabe? Mas se a história é tão boa assim, não custa nada tentar, não é?
    Ótima resenha, meus parabéns!


    Beijinhos, ❤
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  20. Olhaaa, que legal encontrar a resenha do livro aqui \o/
    Acho que é a primeira que eu leio dele, sabia? Claro, sem ser do skoob... E adorei, pq como ainda não li, não sabia muito bem o que esperar dele =D

    Que bom que tu gostou!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  21. Ain, detesto livro assim, então é um livro que passarei loooonge!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  22. Ju, leia sim Die for Me!
    É muuuito bom.
    Eu amei, acho que você vai gostar tbm :)

    beijooos

    ResponderExcluir
  23. Uau... Parabéns pela resenha, está maravilhosa!

    Não tinha ouvido falar no livro e agora estou louca para ler.

    Adoro histórias assim.

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Juuu
    Arrrrrrrrrrrr preciso desse livro, gente.!

    Fanática nesse plot! E do Guillermo me deixou mega curiosa

    Não me canso do assunto: vampiros. E acho sempre ótimo ler/ver uma outra visão.

    Ótima resenha Ju!

    beijos e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  25. Ah, confesso que no inicio da sua resenha pensei que esse era o tipo de livro que não gosto, mas me surpreendi, não conhecia Noturno, para falar verdade nunca nem tinha ouvido falar, porém adorei, mas um que entre para minha futura lista de compras 'Haha. Enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  26. Juuu,
    Primeiramente, os meus devidos parabéns à resenha. Deu para notar o quão afetada ela foi pela sua leitura que, ao meu ver, é bem forte, daquelas que nos deixam receosos e ansiosos ao mesmo tempo.
    Cismei que esse Del Toro é o diretor de cinema também. Mas acho que não, né? Enfim...
    Algo na sua forma de explicá-lo me lembrou os do Stephen King, ou o que eu imagino que eles sejam, pois morro de medo de lê-los hahaa

    "Tenho que advertir que este não é um livro encantador, muito menos maravilhoso, nem qualquer outro adjetivo que comumente se usa para descrever os livros que gostamos. É terrível, angustiante e sujo."

    Gostei especialmente do trecho acima da sua resenha e, ao meu ver, é o mais especial que pode haver num livro. Impacto. Independentemente de esse ter sido bom ou ruim, terrível, romântico, assustador... Uma boa obra literária é aquela que nos embriaga, que não se deixa ser esquecida.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  27. Oi Julia :)
    Eu já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não tive curiosidade para lê-lo.
    Ah, mas com a sua resenha é outra coisa, deve ser legal, principalmente sobre os detalhes das autópsias.
    É só curiosidade mesmo. haha

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  28. Oi Julia, sempre tive muita vontade de ler Noturno, mas alguns posts nao for am tao elogiosos quanto o seu e por isso optei por deixar a leitura pra uma future beeeeem distante. Mas a verdade eh que agora fiquei bem curiosa, apesar de nao aguentar mais ler sobre vampires (apenas algumas excecoes) eu estou tentada a tentar.

    Xero.
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  29. Olá, tdo bem?
    Apesar de ainda não ter lido Noturno, baseando-me apenas em material 'pinçado'nas redes sociais, considero a obra de Del Toro e Hogan um divisor de águas do tipo 'me ame ou me deixe'. Enqto alguns colocam a obra nas alturas, outros a excecram.E confesso que a maoria das críticas não me convenciam. Os que falavam (escreviam) mal não tinham subsídios suficientes para apedrejar a obra; enquanto que aqueles que derramavam elogios, deixavam no ar aquele lance de 'ganhei o livro da editora e agora tenho a obrigação de elogiar'. Por isso, mesmo tendo Noturno e A Queda em minha estante optei por deixá-los ali bem quietinhos.... Agora lendo a sua resenha, confesso que estou pensando em tirar Noturno do fundo da prateleira...
    Abcs!

    www.livroseopiniao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.