É exatamente nesse contexto que aparece no país o Romantismo, caracterizando-se pelo sentimento nacionalista e uma busca pela história e raízes desta terra. A exaltação da natureza e o enaltecimento da mulher representaram a transposição do racionalismo, que havia se instaurado anteriormente, para a sensibilidade, principalmente pela expectativa social de “dias melhores”. Os motivos populares, que antes eram ignorados face à elite, passam a ser o mote principal dos folhetins do período.
Não quero me aprofundar nos detalhes do movimento literário. Com este texto, na verdade, procuro mostrar como a literatura está entrelaçada à história e, talvez, até incentivar a leitura de algumas obras consideradas clássicas. Como representantes desse movimento, podem ser citados livros diversos, alguns deles, inclusive, já resenhados aqui no blog. Memórias de um sargento de milícias, A moreninha, Iracema, O guarani, Inocência, e muitos outros. Apesar de serem de diferentes fases do romantismo, cada um deles apresenta as características principais e são, em geral, belas obras.
Talvez essa data seja importante para repensarmos nosso país e nossa literatura, e buscarmos conhecer verdadeiramente os dois.
P.s.: Queria me desculpar por não ter conseguido deixar o blog tão atualizado quanto gostaria, mas com o recomeço das aulas ainda não consegui me organizar totalmente. Da mesma forma, não pude retribuir todos os comentários e visitar os blogs que mais gosto. Estarei fora durante o feriadão, mas espero voltar cheia de gás e idéias boas. ;)
ah nao sou mt fã d eliteratura brasileira, confesso, sao poucos os que eu gosto viu
ResponderExcluirJá li alguns nos meus tempos de colégio. Gosto mais dos romances de José de Alencar.
ResponderExcluirbeijos
glowofthemoonlight
Adorei o post, Ju!
ResponderExcluirDe fato, a literatura está completamente envolvida com os movimentos políticos, sociais e culturais de um país. O Romantismo é um dos movimentos que mais gosto!!
Aproveita o feriado, flor :)
Beijão!
Texto muito bem elaborado, muito bem explicado. Adorei. Coisa de profissa.
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade de ler Iracema pois minha professora do cursinho falava muito sobre esse livro.
Beijos. Tudo Tem Refrão
Oi Ju ^.^ adorei o texto, você escreve muito bem, sério! Romantismo foi a matéria do bimestre passado, e eu adoro! Quando eu vejo esse tipo de coisa eu lembro que ainda não li os clássicos daqui do Brasil, pretendo ler (:
ResponderExcluir(Respondendo oque você falou lá no blog) O Pacto não é um livro de terror ^.^ pode parecer pela capa um tanto macabra, mas ele passa bem longe do terror! Bom feriadão!
Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
-MicaScarcella
Ótimo posts e ótimas indicações.
ResponderExcluirUma breve observação é que eu fico me perguntando se realmente somos independentes?
Achei ótima essa ideia de post. Desses livros já li O GUARANI e IRACEMA, ambos na época no colégio para as aulas de literatura, tinha gostado quando li mas acho que hoje, lendo novamente teria uma melhor interpretação do livro por conta da bagagem que hoje já carrego.
ResponderExcluirbeijos querida,
bom fim de semana (:
Oie!
ResponderExcluirAdorei o pots, muito bom!!
Eu adoro estes clássicos!!
Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirAdorei o post; bem informativo. Confesso que gosto muito do romantismo. E inclusive já li "A Moreninha" e gostei.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi Julia, tenho aqui em casa quase todos, com a exceção de Memórias de um sargento de milícias e Inocência! Adorei o post!
ResponderExcluirBeijos
Lendo de Tudo
Tenho memorias de um sargento aqui e nunca me interessei nele...
ResponderExcluirBeijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Sinceramente não sou muito ligada na literatura brasileira, pelo simples fato das histórias não me chamarem muito a atenção.
ResponderExcluirLi alguns livros e ainda tenho, mas eu não compraria pois ganhei na época da escola e tals.
Achei o seu post bem interessante.
Saiba se seu blog já foi plagiado.
Passa lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
Ah o Romantismo ♥ Uma pena os autores só exaltarem a beleza natural do país pra vender a imagem de país tropical perfeito aos estrangeiros e a figura do índio como nosso herói e do português tão romantizada não sei se me agrada muito, mas amo essa escola literária, ainda mais o Ultrarromantismo ><
ResponderExcluirBeijos
Meu outro lado
Olá Julia!
ResponderExcluirBem bacana a tua homenagem,são clássicos da literatura brasileira.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Oie Ju =D
ResponderExcluirAh! Que lindo este post *-*
Tenho que confessar que José de Alencar me causa calafrios até hoje rs...
Dos autores nacionais antigos gosto mais dos poetas ♥
Parabéns pelo belo post!
bjus;***
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Oi Julia!
ResponderExcluirJá li alguns destes livros, não são muito meu estilo, mas falando de literatura nacional, tenho conhecido ótimos livros ultimamente, e por conta do blog, vários autores também.
Nossa literatura é muito rica, e agrada todos os tipos de leitores.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi Juliaa!
ResponderExcluirRealmente, essa época é perfeita pra lembrar o quanto nossa literatura foi influenciada pela república... Ai ai. Eu ainda não li nenhum clássico brasileiro, acredita? Meus colégios nunca cobraram isso e acho muito digno, já que ler obrigado, ainda mais clássicos, é muito puxado. Eu não li por falta de curiosidade mesmo. Minha mãe, que era uma leitora doida que nem eu, sempre falava que naõ gostava deles e acabei deixando pra lá já que meu gosto era sempre muito parecido com o dela, rs.
Beijos, Nanda
Julgue pela Capa
Boa noite Julia,
ResponderExcluirGostei demais do seu post, um dia especial com ótimas indicações de livros...parabéns...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/