Bela Maldade - Rebecca James

Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato.
Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.
No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.
Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada... (Skoob)
JAMES, Rebecca. Bela Maldade. Editora Intrínseca, 2011. 304 p.

Katherine Patterson deixou para trás seu nome, seus pais, sua vida; uma vida que não mais existia, a bem dizer. Depois que Rachel morreu, nada continuaria a ser como foi, nunca mais, e Katherine precisava - e até queria - lidar sempre com a culpa desse segredo que a assolava.

Mas, por algum motivo que Katherine desconhecia, Alice, uma garota linda, segura e popular da nova escola, parecia desejar ser sua amiga. E enquanto a amizade entre as duas ia acontecendo, Katherine começava a viver novamente e conhecia outras pessoas que mudariam para sempre sua vida.

Algo em Alice, porém, não era muito comum. Às vezes, uma ponta de frieza sem motivo perpassava seus olhos, e Katherine descobriria que por trás daquele belo rosto poderia estar escondida muita crueldade.

[...] tenho um sentimento de culpa renovado em relação a Rachel. Minha vida está se desdobrando, continuando, tomando formas de maneiras novas e inesperadas. Como meu terapeuta teria dito - aprovadoramente -, estou avançando. A morte de Rachel não é mais crucial, não me define mais, e agora posso ver que, quanto mais eu viver, quanto mais coisas acontecerem comigo, menos significativas serão sua vida e sua morte. Vou esquecer. Não vou mais sentir falta dela a cada momento de cada dia. Parece, de certo modo, uma traição, mais uma situação em que fujo e a deixo para trás.


Ao iniciar a leitura, não sabia muito o que esperar da obra de Rebecca James. Bela Maldade veio como um tapa na cara, já que a verdade dançava o tempo todo em minha frente, mas simplesmente não queria enxergá-la.

Composto com uma narrativa que intercala presente, passado e futuro, pela visão em primeira pessoa de Katherine, sabe-se desde o início para onde se desenha o fim da história, mas isso não a faz menos interessante. Muito pelo contrário, é o tom de recordação que leva àquela vontade de ler apenas mais um capítulo, pois imaginar como será é mesmo pior do que saber o que será.

Os personagens magnificamente bem escritos permitem maior envolvimento, e derramar algumas lágrimas é quase necessário, tanto nos baixos quanto nos altos da vida da protagonista. O enredo consegue mesclar a doçura e a crueldadedo mundo, a desesperança e o sonho, o amor e o ódio.

Bela Maldade é doentil, inquietante, principalmente em relação aos impulsos e temores que causa durante a leitura. É um livro que mexe com os valores mais arraigados e, ainda que haja um pouco de fantasia dentre suas páginas, mostra que a vidade é também cheia de momentos e coincidências.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. AInda não li
    Mas já tinha visto muitos comentarios positivos a respeito
    Só me dá mais vontade

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ju, adorei essa sua resenha, foi muito boa mesmo!! Estou bastante interessada por esse livro e adoro livros que emocionam e que possuem histórias fortes junto a um bom mistério.
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!

    Parabéns pela resenha, está maravilhosa mesmo!
    Não tinha interesse neste livro até ler a sua resenha! rs

    Beijos, flor!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Já li algumas coisas a respeito de Bela Maldade, e parece uma leitura maravilhosa, em vários aspectos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Nossa, fazia tempo que não lia uma resenha desse livro e você reacendeu completamente minha vontade de lê-lo!
    Comprei na Bienal (ainda bem), então espero não demorar para ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá amei a resenha e fiquei curiosa o que estava na cara e você não viu? Oh curiosidade

    rsrs

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler o livro e ainda não terminei. Não estou me sentindo muito ligada ainda com a história, infelizmente... Mas vou continuar tentando ler e ver o que eu acho no final.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Isso de narrativa que intercala várias linhas de tempo me confunde, e muito! No fim, termino o livro e, não entendendo nada, tenho que voltar atrás e conferir várias partes para dar uma conclusão ao mesmo, e não gosto muito da experiência! rs
    Mas você também disse que o livro é uma surpresa, e adoro surpresas!
    Agora estou dividido! rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Fiquei louca pra ler esse livro! *-*
    A capa é perfeita e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa.
    Amigo Secreto - AR Fortaleza.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Bah, eu quase comprei este livro na feira do livro aqui em POA, e agora me arrependi.
    Sua resenha me despertou muita curiosidade, parece ser muito bom!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  11. oi
    comecei a leitura como vc, despreparada para oq estava por vir, mas uma surpresa maravilhosa não, concordo vc, seu último paragrafo descreve mto bem o livro! :)
    qnt a minha caixinha de correio em q fiz comprar pq ia fazer a promessa de n comprar.... kkkk eu sei q é trapaça :p mas n resisti >.<
    e tmb fico preocupada de fazer essa promessa e lançar algumas continuações q estou loucamente esperando ^^
    tem postagem nova no blog
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  12. Escritores de thrillers devem sofrer muito. Eu digo, como fazer com que o leitor continue interessado? Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oie Ju
    faz tempos que fico namorando essa capa, e me perguntando se deveria solicitar para a editora. E pela sua resenha, vejo que este é exatamente o tipo de enredo que me agrada muito, despertando várias emoções ao longo da leitura.
    Bela resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Julia! Parece ser um livro que deixa o leitor bem inquieto. Eu tenho faz um tempinho e não li ainda, mas acredito que vou gostar bastante. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  15. Eu estou com esse livro aqui em casa já faz algum tempo e apesar de querer muito lê-lo, eu vivo deixando ele para ler depois. Mas, a sua resenha deu o "gaz" que precisava para eu querer lê-lo mais ainda, e logo. Adoro a capa deste livro e ele parece ser muito bom mesmo. Adorei a sua resenha, ela ficou incrível!
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. deve ser um bom livro, gostei da resenha =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Julia, de todas as resenhas que já li desse livro, a sua foi a que me deixou mais curiosa, definitivamente. Gostei de cada palavra que você bem combinou para sintetizar a história de "Bela Maldade". Morro de curiosidade para saber o que há de tão inquietante nessa amizade um tanto doentia.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro na Bienal, mas ainda não li.
    Confesso que sua resenha me deixou bem curiosa para saber qual é a verdadeira personalidade e as verdadeiras intenções de Alice.

    Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, me deu mais vontade ainda de ler. Ótima resenha!!
    ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.