"'Eu não tenho como varrer meu passado, Leo...', eu tentei abaixar o volume da voz. 'Eu posso destruir as fotos, deletar as provas de que ele existiu, mas os dias que eu vivi, isso eu não tenho como apagar...'" (p. 138)
Este post NÃO contém spoilers dos livros anteriores.
A série Fazendo meu Filme já tinha me conquistado desde o primeiro livro. A escrita de Paula Pimenta tem um toque de inocência, ao mesmo tempo em que não deixa certa malícia de lado. É dessa forma que acaba nos conquistando, já que ninguém é um extremo ou outro; todos são feitos de momentos e escolhas, que podem ser bons ou ruins, certos ou errados. E é exatamente nesse patamar que a autora consegue colocar seus personagens.
Fani mudou. Todas as suas experiências a levaram a se tornar alguém que não precisava mais se esconder e que, mesmo que continuasse fazendo de todos os problemas uma tempestade, já conseguia resolvê-los sem precisar se desesperar. No entanto, ela ainda precisa descobrir a melhor forma de fazer a coisa certa, pois apenas suas boas intenções não têm sido suficiente.
Fazendo Meu Filme 3 – o roteiro inesperado de Fani foi, sem dúvidas, meu livro preferido até agora. Finalmente algumas coisas que haviam ficado pendentes puderam ser vividas e os sentimentos ao decorrer da leitura ficaram mais sobressalentes. Este é o tipo de livro com o qual o leitor se envolve completamente, sente as alegrias e tristezas dos personagens, ri e chora até cansar, e se sente emocionalmente devastado ao terminar.
Ao mesmo tempo em que foi o melhor, foi também o pior livro da série, em razão das reviravoltas, do sofrimento, e de todo o resto que não era esperado. Longe de ser algo cansativo ou cheio de “mimimi”, com lamúrias e choros; nada disso. Mas isso não quer dizer que tudo sejam flores no caminho de Fani, e ela enfrenta diversos obstáculos para alcançar seu merecido final feliz – que, espero eu, esteja no próximo volume.
A série de Paula Pimenta é encantadora, envolvente, e dificilmente alguém sairá ileso após uma leitura assim. Além disso, é moderna, por utilizar de ferramentas tecnológicas e sociais super em voga para contar sua história. Por mais que seja voltada aos adolescentes, tem uma escrita madura, sem exageros quanto àquela fase tão complicada da vida e, por isso, conquista mesmo aos mais velhos, que se sentirão no mesmo liquidificador emocional que Fani.
#2 Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha
#3 Fazendo Meu Filme 3: O roteiro inesperado de Fani
Oi Ju!
ResponderExcluirEsse foi um dos livros em que mais mais chorei no final. Até hoje eu não consegui ler o último livro da série porque o três ficou marcado na minha memória.rs Você falou tudo, a gente meio que acaba entrando de cabeça na montanha russa de sentimentos conflituosos que a Fani está vivendo no momento.
Amo essa série, mas ainda não estou pronta para me aventurar na leitura do último.
Beijos!
O primeiro parágrafo diz tudo! Tenho a mesma sensação e 2013 foi bom justamente para me redescobrir dentro do mundo literária. Sobre o livro, uma amiga sempre me indica a Paula Pimenta, mas eu confesso que tenho um preconceito (infundado, eu sei) com autores nacionais. Bom, acho que uma hora eu vou acabar cedendo!
ResponderExcluirBeijo
Adoro Fazendo Meu Filme.
ResponderExcluirA escrita da Paula é cativante, e ela faz com que a gente se sinta na pele da Fani.
Eu adorei o quarto livro, mas o terceiro ainda é meu favorito, não sei se continuará sendo o seu, mas pra mim é o melhor.
A Fani amadurece bastante, gosto de como as atitudes dela são compatíveis com a idade.
Apesar das coisas tristes que acontecem, tudo vem para o melhor na vida dela, você verá!
Adorei a resenha.
Beijinhos
Oie!
ResponderExcluirAinda não conheço a escrita da Paula, :\
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
nunca li nada da Paula Pimenta, não apareceu oportunidade ainda e os preços do livros são bem salgadinhos. só escuto crítica positiva, mas eu gostaria tanto assim, é bem adolescente, as vezes até bem infantil. por outro lado, é muito bom poder acompanhar o crescimento de um personagem, com suas dúvidas, dores, alegrias. quem sabe um dia eu leio. rs
ResponderExcluirExatamente minha sensação de ser melhor e pior ao mesmo tempo. O livro me fez chorar no final e sofrer esperando looooooucamente a sequência.
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
http://girlspoiled.blogspot.com.br/
Juuuu, você não tem ideia de como eu tenho vontade de ler essa série, necessito <3 pretendo começar a ler em 2013, espero!
ResponderExcluirBeijo
Olá.
ResponderExcluirTo ficando velha também, credo. O primeiro livro de FMF não me encantou tanto não, achei meio sofrível, a Fani só lamenta UAHSUAHSUA Mas enfim, pretendo ler o segundo e ver o que acho. Adorei sua resenha, muito bacana.
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Oi Julia, tudo bem??
ResponderExcluirAinda não li nenhum dos livros desta série, mas ela esta na minha lista de série desejadas...E quando li o finalzinho de sua resenha fiquei super empolgada. Espero poder conferir em breve, ainda não tive oportunidade simplesmente pelo preço dos livros =(
Beijos!