Trama - Michael Jensen e David Powers King

Sinopse: TODO MUNDO FAZ PARTE DE UMA TRAMA.
O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria.
Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.
Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa.
Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre. (Skoob)
 
Recebido em parceria com a Editora.
JENSEN, Michael. KING, David Powers. Trama. São Paulo: Arqueiro, 2016.

Minhas leituras nos primeiros meses do ano foram recheadas de romance, nenhuma fantasia. Acho que eu estava mais no clima para aquele gênero literário, tanto que um livro se seguiu ao outro e eu só percebi que sentia falta de algo mais "irreal" quando peguei o primeira fantasia do ano, em maio. Por isso, quando vi Trama, de Michael Jensen e David Powers King, entre os lançamentos da Editora Arqueiro, não tive como deixar passar.

A história que dá base ao livro é um pouco complexa, já que cria conceitos novos, como os fios, a Grande Tapeçaria, os Urdidores, Conjuradores e Profetisas, entre outros elementos repletos de magia e características próprias. No início, senti que só compreendia os detalhe superficialmente, e tive receio de que isso se tornasse prejudicial para compreensão da obra. No entanto, com o decorrer das páginas, os conceitos passaram a fazer sentido com mais naturalidade, e eu consegui visualizar a "trama" a que se refere ao título do livro.

"Nels tinha a agulha, mas não sabia o que fazer. O buraco em forma de joia atraiu sua atenção - havia algo felpudo e cinza dentro. Ele manteve o buraco junto do olho e espiou através dele. Fios - milhares de fios iridescentes - estavam esticados pelo salão. Tudo naquele ambiente era conectado mutuamente por fibras que reluziam."

Todo o contexto foi muito bem construído pelos autores. A ideia da Grande Tapeçaria foi original e arriscada, devo dizer, mas, como os conceitos foram bem ajustados, as inovações fazem todo o sentido, ainda mais se considerarmos que se trata de magia. Fiquei encantada pelo mundo criado em Trama, e mais ainda por perceber, no suceder do livro, que a capa diz muito sobre a história.

Não é só de magia, aliás, que o enredo é feito. Existem castelos, princesas, cavaleiros, reis, fantasmas, maldições. E se isso não fosse o suficiente para um bom livro de fantasia, há ainda um equilíbrio perfeito entre romance, comédia e suspense. Nada em exagero, só o suficiente para agradar a todo tipo de leitor. E muita aventura, muita mesmo, então mesmo para quem não gosta de fantasia, é impossível ficar entediado com essa leitura.
 
"- Ah, Nels! - Ela soluçava nas mãos. - É tudo minha culpa.
- O que é sua culpa?
De novo ela não respondeu. Quando Nels olhou para baixo, entendeu o motivo.
Ao lado dela estava um corpo pálido, esmagado sob o carvalho. Ela pegou o dedal caído ali perto e o colocou cuidadosamente na palma da mão do corpo sem vida.
- Meu filho perfeito...
Nels olhou seu próprio corpo no chão. Tremeu e estendeu a mão para colocar no ombro da mãe e consolá-la, mas a mão passou direto, através dela.
A mulher estremeceu enquanto ele recuava."

Os personagens também possuem sua complexidade, e eu gostaria de poder ter conhecido melhor alguns deles, como Gleesel, Jilia e Mylan. Adorei a força que os autores deram às suas personagens femininas, que não ficam à sombra dos homens que as acompanham. Tyra é o maior exemplo disso, pois mesmo quando não tem certeza se consegue enfrentar os obstáculos, completa-se em coragem e faz o que é preciso.

Por isso tudo, mesmo que Trama seja um livro voltado para o público juvenil, há grandes chances de que ele agrade a todos, especialmente àqueles que buscam por uma leitura agradável e inteligente, mas não cansativa. Ademais, ele responde todas as perguntas que sua história suscita, e tem um final bem fechadinho, o que indica que não haverá continuação, ainda que o epílogo abra uma brecha para isso.









Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. Adorei, começando pela capa que é linda! Gosto muito de livros de fantasia e esse já entrou na minha lista de livros que preciso ler antes do ano acabar. ^^

    ResponderExcluir
  2. Oii Julia!
    Tô bastante ansiosa pra ler este livro, estou em surpreendendo com as resenhas sobre ele...
    Me agrada mto pois a leitura parece fácil e bastante leve, bastante detalhes tbm me chamou atenção...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi esse lançamento fiquei louca para ler, amo histórias de fantasias e essa parece ser sensacional, tem muitos elementos que gosto e uma história que parece te prender do início ao fim.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto livro voltado para o público juvenil também e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem..
    A história é simples, mas com uma otima narrativa ,em pouco tempo fiquei absorvida pela ótima narrativa, pelas peripécias de Nels e Tyra, e a busca por uma solução para devolver Nels à sua condição natural,e a solução do caso "fantasmático" de Nels não é nada fácil. Tyra bem que tenta, da primeira vez, mas as coisas não são simples assim, ainda mais porque ela não está acostumada a lidar pessoas do povo..
    Amei a capa de Trama, belíssima,trama é um daqueles livros empolgantes que nos cativa logo de início..
    bjo e muito sucesso

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia!
    Adorei seu blog e estou anotando todas as indicações de leitura:)
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju
    Eu acabei não solicitando este livro para editora, mas fiquei bem curiosa pelo enredo depois que participei do Evento Orgulho Nerd. Parece ser uma história muito boa, e fiquei instigada por este enredo. Adorei essa capa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju =)

    Estou morrendo de vontade de ler esse livro *--* Cada resenha fico ainda mais curiosa. Adoro narrativas que apresentam uma trama simples, mas que consegue ser ao mesmo tempo inteligente e envolvente, como é o que parece o que temos aqui.

    Espero poder ter a oportunidade de ler o livro em breve.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Vou te confessar que não sou muito da onda de fantasia. Sou mais de romance mesmo. Leio alguns que chamam muito minha atenção. Eu li essa sinopse e sua resenha mas não gostei tanto assim. Achei um pouco confuso, principalmente pelos personagens serem diferentes ne? Enfim, não é uma leitura pra mim.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a resenha...
    É um livro que eu adoraria ler!
    Curto muito fantasia bem feita!
    E essa é...pois envolve, magia, suspense, aventura, enfim, recheado de assuntos...
    E é bom saber que faz todo o sentido!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Ooi!
    Eu tenho esse livro na minha wishlist :3 Li uma resenha e fiquei muito curiosa, e agora após ler a sua, a curiosidade retornou com tudo! Acho a capa magnífica e todo o enredo parece ser bem massa, e eu, uma apaixonada por fantasia e aventuras, claro que não poderia deixar esse livro de fora, não é? Ansiosa para poder ler!
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Hey, tudo bom?
    A capa desse livro é maravilhosa!
    A narrativa de ''Trama'' parece ser bem envolvente e os personagens são aparentemente bem desenvolvidos, estou curiosíssima para descobrir os mistérios que envolvem a história. Acredito que os autores souberam construir realmente bem o contexto, espero adorar o livro.

    ResponderExcluir
  14. Acho essa capa linda e como adoro fantasias, então me interessei pelo livro. Parece ser uma leitura daquelas que devemos ler prestando muita atenção aos detalhes. Gostei desses novos conceitos isso diferencia a obra. A morte de Nells é um mistério a desvendar e adoro isso nos livros.

    ResponderExcluir
  15. A capa desse livro sempre me chamou a atenção, embora nunca tivesse interessada em ler, mas depois que li esse texto fiquei com vontade :D

    ResponderExcluir

  16. O livro um pouco confuso no inicio parece uma percepção recorrente pelas resenhas que li. Em se tratando de fantasia e conceitos novos tambem acredito que seja comum esta confusão. Curto a leitura de livro juvenil e quero muito ler este livro principalmente por um dos autores esta sempre presente no twitter e é um fofo.

    ResponderExcluir
  17. eu adoro livros de fantasia
    e estou louca para ler esse livro, é normalmente livros q trata de fantasia tem esse problema vc começa sem entender muita coisa, mas q legal q conseguiram fazer o desenrolar da trama de uma forma natural
    definitivamente tenho q ler esse livro p ontem

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Tenho lido bons comentários a respeito dessa obra, sempre muito positivos. E lendo sua resenha, acredito ser uma ótima leitura. A capa está bonita e a sinopse é muito convidativa. E sabendo que não é uma leitura cansativa e que o final é bem aceito, melhor ainda. Vou conferir, com certeza. Obrigada por sua resenha, muito clara e explicativa. Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ju!!!
    Tenho que admiti que Trama não tem me atraindo tanto, quanto outros livros acho que estou numa fase menos fantasia :(
    O enredo é interessante e parece que o desenrolar é maravilhoso, fico feliz em saber que os personagens femininos se destacam bastante nesse livro :)
    Porém, é um livro que não leria no momento.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.