Rick & Cath - Eva Zooks

Sinopse: Tudo que eles precisam para recomeçar é confiar na força do amor.
O amor não escolhe hora nem lugar para acontecer. Muito menos as tragédias.
Rick e Cath se veem separados por suas escolhas, mas uma fatalidade volta a uni-los.
Será que o amor que sentem um pelo outro é grande o suficiente para superar esse imenso desafio e fazer com que voltem a caminhar juntos, enfrentando as dificuldades?
Ou a tragédia que os abalou poderá separá-los de vez? (Skoob)
ZOOKS, Eva. Rick & Cath. Recomeçar #1. Ler Editorial, 2016. 244 p.

Confesso que escolhi Rick & Cath, de Eva Zooks, mais pela capa do que qualquer outra coisa. Também porque gosto de histórias de recomeço e de superação e as chances de o livro me agradar eram grandes. Infelizmente, não foi bem isso que aconteceu e, apesar de ser uma leitura rápida, que concluí em apenas uma tarde, não fui conquistada pelo livro.

A obra conta a história de cinco amigos e da "caçulinha" do grupo, Cath, a partir de duas tragédias que mudaram a vida dela e de Rick. Com dois bebês para criar, eles perceberam que seria mais fácil fazer isso juntos, e ela passou a morar na casa da fazenda onde residiam os antigos amigos. Mesmo assim, seria preciso superar a perda e as dificuldades, e isso poderia ser ainda muito doloroso.

Destaco que gostei bastante do clima rural da história, da casa grande em uma fazenda, da relação de amizade entre os personagens. Esses aspectos tornaram a leitura muito fácil e rápida, e fui  ainda surpreendida com algumas risadas causadas pelas conversas descontraídas daqueles "meninos". O modo como eles se ajudavam, como não tinham medo de cuidar dos bebês, como faziam o possível e o impossível uns pelos outros, permitiu-me criar um carinho por cada um deles e me trouxe a curiosidade de conhecê-los melhor.

"Caminharam juntos em silêncio. Nenhuma palavra precisou ser dita, nenhum aperto de mão precisou ser trocado. Eram uma unidade, apenas pelo olhar conseguiam entender o que o outro sentia."

A escrita de Eva Zooks é fundamentalmente narrativa, e se preocupa pouco com descrições. Isso dá agilidade à trama, já que se volta aos acontecimentos e às pessoas, sem deixar de ambientar o leitor com aspectos descritivos aqui e ali.

Por outro lado, alguns detalhes do livro esfriaram minha relação com a leitura. Em primeiro lugar, senti falta de uma descrição física dos personagens. Por serem muitos e pelo fato de que apenas uma ou outra característica esparsa foi colocada no texto, não consegui formar uma imagem mental de cada um e tive a sensação de que não consegui colocá-los em foco na minha mente. Além disso, algumas frases eram ditas por alguns personagens sem a correta identificação do locutor, e eu me vi perdida sem saber exatamente quem falou.

Outro ponto que prejudicou um pouco minha leitura foi a impressão de que a história não foi planejada e pensada para seguir uma linearidade. Fiquei com essa sensação porque alguns detalhes que eu, como leitora, deveria conhecer desde o início da história, somente foram apresentados já no decorrer do livro, o que me exigiu reorganizar o contexto que havia apreendido até então. Como exemplo, o fato de que Cath havia sido apaixonada por Rick na adolescência, só foi citado quando os dois já estavam morando sob o mesmo teto, lá pelo capítulo 10. Antes disso, não houve nada, nenhuma pista, nenhum rápido pensamento, nenhum comentário, nem quando eles se encontraram no hospital, nem quando decidiram cuidar dos bebês juntos. Pelo que entendi, o livro foi escrito inicialmente no Wattpad, o que explicaria a situação, já que os capítulos publicados não poderiam ser mais alterados.

O último aspecto que prejudicou minha leitura foram alguns erros de gramática e concordância por toda a história, em quantidade um pouco maior do que o razoável. Compreendo que português é uma língua difícil e, em geral, ignoro a maior parte dos erros, mas neste caso o livro deixou a desejar no que se refere a revisão.

Ainda assim, Rick & Cath flui e é uma leitura agradável, ótima companhia para quem quer um livro curto e despretensioso.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Olá Julia! Que gracinha de livro!
    Se não prestasse atenção na sinopse teria escolhido pela capa tbm... é lindinha!
    Enredo é bem bacana, tema abordado tbm, gostaria de conhecer essa obra pq nao conhecia a autora...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro me ganhou imediatamente. Bebês fofinhos são o ponto fraco de qualquer gestante ^^
    Mas uma coisa que me incomoda bastante em leituras são os erros gramaticais ou de revisão, então não sei se me arriscaria a ler esta obra, mesmo se tratando de um livro leve e de leitura rápida, ainda mais quando se trata do primeiro livro de uma série.
    Quem sabe futuramente.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Te confesso que não compraria este livro pela capa, mesmo achando o bebe fofo!O enredo me chamou atenção, mas suas ressalvas foram bem interessantes. Isso que vc salientou do contexto e tal penso que é fundamental, coisas que deveria saber no início da leitura e não no final, isso deve confundir bastante durante a leitura.
    Não me interessei em ler, esse eu passo. Adorei sua resenha bem sincera.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa do livro muito sem graça, já me remete a romances e histórias que não tenho interesse nenhum. A resenha só reforçou esse meu pensamente inicial, alguns pontos que voc~e citou na resenha, como a falta de descrição física dos personagens, são coisas que geralmente me ganham durante a leitura mas mesmo assim jamais leria, esse livro é o oposto das coisas que gosto.

    ResponderExcluir
  5. Não compraria o livro pela capa, apesar do bebê ser uma graça. A historia também não me ganhou tem muitos pontos baixos, gosto de historias bem explicadas sem deixar falhas, ainda mais quando fazem diferença no entendimento.

    ResponderExcluir
  6. Olha, pela capa já não sei se leria. E de sinopse achei boa, mas ainda não tenho certeza se iria gostar tanto. Tem algumas coisas que destacou na resenha e me deixaram já com a pulga atrás da orelha. Falta de apresentação de característica de personagem não sei se ligaria tanto, mas acho meio estranho quando não falam um detalhe que acharia importante terem destacado bem no começo. Esse exemplo aí foi meio...sei lá, como se tivesse esquecido? É uma coisa pequena que pode ser bem grande para alguns leitores. Fica a dica, mas não sei se iria curtir tanto...

    ResponderExcluir
  7. Oi
    nem conhecia esse livro, pena que ele não te conquistou e eu também gosto que tenha descrição dos personagens, porque fica mais fácil de imaginar, pena que esse pecou nisso, mas curti sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Apesar dos vários pontos negativos que você citou, a leitura parece ser boa, e ainda assim fiquei interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju. Vi tantas críticas positivas pelo livro e agora fiquei com um baita pé atrás. Ele não faz meu gênero mas gostei bastante da premissa, mas detesto más revisões, faz brilho do livro se apagar, mas mesmo assim vou arriscar lê-lo depois.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, bem elaborada e sincera. A capa é lindinha, mas não é um livro que eu compraria. Não gosto desse assunto abordado no livro, a premissa de nada me chama a atenção. Então, deixo passar a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que fofura essa capa! ♥
    Gostei muito da trama e como o casal se vê nessa situação, espero ter a oportunidade de ler para saber como será o final dos dois. Apesar de alguns erros de grafia e do contexto em si, como tu disse, eu quero dar uma chance a esse livro ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá Julia,
    Apesar de gostar de alguns pontos que você destacou - também gosto de histórias de recomeço e de superação - confesso que não fiquei empolgada para ler esse livro. Fico muito incomodada quando em algumas frases não é identificado corretamente o personagem, isso incomoda muito e deixa a leitura bem confusa. Além disso, também fico decepcionada com a falta de revisão e dos erros gramaticais. Então, mesmo sendo uma leitura rápida e despretensiosa, por enquanto não pretendo ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!
    Rick & Cath foi um dos livros que passou pelas minhas mãos e acabou indo para uma resenhista do blog, que, inclusive, teve a mesma opinião que você. E a capa é muito linda, bem fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem..
    Ja li alguns livros so pela capa e assim como vc tambem leria esse ,pois a capa e muito fofa,mas a historia juntamente com os pontos rins que vc falou na resenha me tiraram a vontade de le-lo..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  15. Já vi esta este livro por aí e a capa sempre desperta a minha vontade de ler. Adoro crianças nas historias. A falta de descrição física de um personagem nem sempre me incomoda. Agora não conseguir identificar quem é o personagem durante um dialogo é frustante. Mesmo com todos os pontos negativos daria a chance para o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Julia...
    Que capa linda desse livro e parece apresentar uma leitura bem leve... Porém, erros de gramática e concordância em meio à leitura me incomodam bastante... Talvez deixe para dar uma chance a esse livro mais pra frente...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Antes de tudo, não gostei da capa do livro, eu passaria longe dele se fosse pra escolher pela capa. E sua resenha me deixou ainda mais sem vontade de lê-lo. A mim não parece ser uma história nem um pouco interessante pra ser sincera. Eu não leria.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Fiquei curiosa sobre essa historia, gosto muito de livros no qual a autora explora os personagens secundários, acaba deixa a historia mais leve e divertida e por ser uma leitura rápida, quero ver leio esse livro !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.