Lua de Vinil - Oscar Pilagallo

Sinopse: Em 1973, a ditadura militar comandava o Brasil. O Pink Floyd lançava o aguardado disco The Dark Side of the Moon. E Giba passava os dias jogando futebol de botão com os amigos do prédio, suspirando por Leila, sua vizinha irreverente e descolada. Ele tentava ignorar o estado grave de seu pai, internado no hospital, e não sabia que a violência do governo estava muito mais perto da sua casa na Vila Mariana do que ele imaginava.Até que, num dia tranquilo de março, ele acaba causando um acidente e se vê obrigado a lidar com um dilema moral que o fará abandonar a inocência dos dezesseis anos para sempre. (Skoob)
PILAGALLO, Oscar. Lua de Vinil. Editora Seguinte, 2016. 168 p.

Não sei o que me fez querer ler Lua de Vinil, de Oscar Pilagallo. Não sei mesmo. Talvez o fato de contar uma parte da história do Brasil que eu pouco li em livros. Talvez o fato de parecer um livro despretensioso, ainda que tratasse do assunto sério como foi a ditadura militar. Mesmo sem saber o porquê, eu solicitei o livro, que não se mostrou um livro sensacional, mas que definitivamente estava bem longe do que eu imaginava.

O livro, que possui pouquíssimas páginas, conta a história de Giba (ou Giges, se preferir), um adolescente como a maioria: desligado e despreocupado, que gasta a maior parte do seu tempo de boas. As primeiras páginas contam apenas o nada que afigura-se a vida do garoto, e descreve coisas que não parecem ter relevância alguma, como o cabelo de esfregão, a origem de seu apelido, as características de seus vizinhos de prédio e o tal disco do Pink Floyd.
 
"The lunatic is in my head... Meu inglês não era lá essas coisas, mas essa parte da letra do Roger Waters dava para entender. "O lunático está na minha cabeça." Eles cantavam para mim. Não gostava quando minha mãe me chamava de lunático. Mas o Pink Floyd não soava como crítica. Eles cantavam num tom, sei lá, solidário. E depois o cara da música não era lunático; o lunático é que estava na cabeça dele. É diferente."

Com o decorrer da história, no entanto, o autor consegue mostrar que a indiferença de Giba é, na verdade, um modo de se proteger, tanto da dor de ter seu pai internado e da certeza de que ele não voltará para casa, quanto dos problemas e inseguranças da própria adolescência. Em determinado momento, Giba precisa também lidar com seus próprios dilemas morais, o que o faz, finalmente, amadurecer.

Quando li na sinopse que o protagonista "se vê obrigado a lidar com um dilema moral que o fará abandonar a inocência dos dezesseis anos para sempre", considerando o contexto da ditadura militar, imaginei que o garoto se meteria em problemas sérios com a justiça. Só que não cheguei nem perto de imaginar o que realmente aconteceria, especialmente porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. E isso, por si só, já foi uma grande surpresa durante a leitura.

Ainda que o dilema inicial não estivesse relacionado à situação política vivida na época, não foi menos interessante acompanhar as consequências das decisões de Giba e sua forma de lidar com os problemas que criou. Achei curiosa a forma como o autor conseguiu dar corpo ao embate mental que Giba travou consigo mesmo e torná-lo um monólogo interessante de ser acompanhado.

"Não sei por quanto tempo permaneci estirado no chão, um réptil inerte e frio. Deve ter sido um átimo. Mas hoje ao tentar reconstituir o que ocorreu três meses atrás, sinto como se o tempo tivesse desacelerado naquele instante, se arrastado tão devagar que, quanto eu despertasse do transe, haveria tanto pó sobre o meu corpo quanto no carpete do quarto, sujo havia meses"

Também, mesmo que a ditadura militar não fosse a responsável direta pelos problemas do protagonista, ela se fez presente e teve um papel fundamental no amadurecimento do personagem. Isso porque, quando Giba deixou de lado o conforto de seu quarto e dos muros de seu condomínio e percebeu o que realmente acontecia lá fora, ele precisou tomar uma decisão sobre quem desejava ser, e acho que não poderia ter tomado decisão melhor.

Lua de Vinil não será, para mim, um livro memorável, mas preciso admitir que fiquei vidrada enquanto fazia a leitura. Mesmo naquele mundo bobo e alienado de Giba, senti-me impulsionada a saber o que aconteceria, e fui bem recompensada por isso.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Oi ju, que sinopse mais sinistra hein?! Bem complexa, por tratar de um tema tão importante.
    Não entendi se o inicio do livro trata de temas desnecessários ou se isso ajuda a construir o resto da historia.
    Eu também imaginei o que você disse ao ler a sinopse, se não é isso que acontece, em pleno contexto de ditadura, não sei mais o que esperar kkk
    Confesso que fiquei decepcionada com o que eu acho que a historia realmente significa. Esperava algo mais dramático, por conta do contexto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. De fato o livro logo de inicio parece ser despretensioso. A sinopse dá um certo mistério, e eu acho que leria sim olhando por ela. No entanto, tive a mesma impressão que você: que o protagonista se meteria em alguma confusão com a justiça. Essa surpresa até que é boa, pois mostra a realidade daqueles que preferiram se abster. Pelo menos foi essa a impressão que a sua resenha me passou. Gostei bastante.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, e só de se passar na ditadura militar já me fez interessar pela leitura, como você mesma disse, são pouco os livros que retratam essa época, ainda mais na visão de um militar, que larga uma vida bem sucedida, para ir para as ruas. Mesmo não sendo um livro inesquecível, só o fato da trama ser envolvente, e cativante já e uma ponto positivo, por já vou incluir essa obra na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e sua resenha me deixou um pouco na duvida, o livro parece ir para um lado totalmente diferente do que sugere na sinopse e não sei se gostei disso, me parece meio propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos elogios que você fez ao livro na resenha, não acho que eu leria. Não por ser um livro ruim, mas por que a premissa não me chamou tanto a atenção e eu tenho muitos outros livros para ler. Acho que eu me irritaria com o Giba durante a leitura.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Fiquei curiosa com o livro quando o vi nos lançamentos, mas estava esperando uma resenha pra saber se leria ou não.
    Confesso que fiquei um pouco decepcionada pela ditadura militar não ser o centro dos problemas do Giba, afinal eu esperava isso no livro, motivo pelo qual fiquei curiosa com a leitura.
    Não sei se leria o livro, mas saber que ainda aborda a ditadura me faz querer ler. Afinal faz parte da historia recente do nosso país e não me lembro de ter encontrado esse elemento em livros fictícios.

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Confesso que apesar do livro ser ambientado durante a ditadura militar, que é um assunto que muito me interessa, não senti afinidade nenhuma com o protagonista e com a história desenvolvida.
    Uma pena!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei da sua resenha e claro do enredo do livro, mas não seria uma leitura pra agora...Quem sabe mais pra frente...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju
    Eu não me interesso muito por livros com essa temática da história, mas pelos seus comentários o livro prende e surpreende. Fiquei curiosa para saber o que acontece no final. Me deixou curiosa!!

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. sua resenha me deixou dividida, por um lado fiquei curiosa para ler como o narrador desenvolve a história por outro eu penso: ah, já passei dessa fase. deve ser interessante acompanhar a vida de um adolescente com os mesmos problemas que nós em outro contexto ...
    então acho que vou colocar na minha lista do talvez.

    ResponderExcluir
  12. Giba é como a maioria dos adolescentes que não se preocupam com as coisas, as vezes é necessário acontecer algo até grave para que a pessoa mude suas atitudes e seus pensamentos, parece que foi assim com o protagonista. Fiquei intrigada se leria a obra.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito de histórias que tem um fundo histórico,é interessante a resenha,quero saber o que aconteceu,que acidente foi esse,e se o Giba sofreu com a ditadura? Estou super curiosa em relação ao livro,gostei muito mesmo.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.