Adolescer - Eva Zooks


Sinopse: Jô faz questão de ser a ovelha negra da família, mas seus irmãos, Tom e Jú, estão dispostos a fazer de tudo para salvá-la do caminho que ela decidiu seguir. Uma história cheia de amizade e amor, que revela de forma divertida todas as transformações da adolescência. Um livro para toda a família. (Skoob)

ZOOKS, Eva Adolescer. Ler Editorial, 2016. 104 p.

Adolescer é um livro que você lê sem interrupção, de uma só vez. Não apenas porque ele é bem curto, apenas 100 páginas, mas porque a história é tão cheia de ternura, de carinho e amor, que muitos vão sonhar que possuem uma família como a do livro.


Acompanhamos o relacionamento de três irmãos possuidores de personalidades totalmente distintas: Jô, a mais velha, é rebelde, provocativa, do contra; Tom, o do meio, é estudioso, maduro, inseguro, protetor; e Jú, a caçula, é a observadora, calma, romântica, apaziguadora.

Após uma discussão rotineira, os três são desafiados pelos pais a viajarem para um local da preferência deles, desde que conseguissem se entender. A partir daí, Jú e Tom começam um plano para trazerem Jô para perto, demonstrando a ela que não são apenas uma família, mas são amigos e podem, sempre, contar uns com os outros.


Apesar desse clima alto-astral, senti falta de um tema voltado para problemas mais profundos, que os jovens enfrentam nos dias de hoje. Obviamente a obra é voltada para o público infanto-juvenil, para uma classe econômica de média para alta, mas, mesmo assim, existem muitos aspectos que poderiam ter sido abordados de maneira leve.


Adolescer consegue alcançar o objetivo de entreter e, mais importante, deixar o leitor com um sorriso no rosto. Como um vento fresco em uma tarde quente. Não ajuda a passar o calor, mas dá uma trégua para conseguirmos continuar.
Carl
Carl

10 comentários:

  1. Olá!!
    Achei a historia ainda espero ler o livro ainda, adoro livros que abordam esses temas e para falar a verdade esses livros me encantam muito, acredito que a historia teve um final maravilhoso.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente gosto de histórias voltadas para o público jovem mas esse me pareceu meio infantil e acho que a leitura mesmo sendo fácil e gostosa não fluiria para mim.
    Mas estou achando bem legal ver as editoras voltadas para esse público, acho um ótimo incentivo a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oie Carlos =)

    Não conhecia o livro, mas mesmo a premissa se apresentando como uma leitura voltada mais para o público teen fiquei curiosa.

    As vezes é bom ler algo mais leve, principalmente depois de uma leitura mais pesada.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Nao consegui sentir muita aproximacao com o livro, talvez não seria uma leitura minha.
    Mas percebi que o livro é divertido e emocionante ao mesmo tempo, já que traz uma passagem da vida tão complexa pra muitas pessoas.
    Que bom que foi uma leitura legal pra você, alem de ser mesmo bem rapidinho ne..
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii Carlos! Tô amando esse livro!!!
    Namorando bem dizer né...
    Qro mto!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Carlos!
    Fico sempre enternecida com livros que falam de amor entre irmãos e me parece que esse amor consegue superar a diversidade entre eles e mostrar que o amor familiar supera tudo...
    “O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser super fofo. Tenho visto tantos comentários positivos que é difícil até ter uma opinião contrária. Percebe-se que ele é para o publico mais jovem, mas ainda assim se mostra ser uma leitura muito gostosa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro super fofo, curto muito uma história voltada para o público infanto-juvenil, já foi pra lista de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de parecer fofo, achei meio raso, gosto quando aborda outros temas que até causam polemica, que aprofunda mais nos assuntos. Gosto de infanto juvenil, mas esse não me ganhou. Sei que entre irmãos sempre tem essa disputa, intrigas e tudo mais, os meus filhos brigavam muito, mas esperava mais do livro.

    ResponderExcluir
  10. Carlos inicialmente eu achei que era um livro de colorir, talvez pela capa e pelas fotos que você colocou aqui, que deixou o post bem alegre, mas quando li a resenha entendi o real sentido do livro. Acho estranho imaginar a Eva escrevendo algo tão leve como você falou, mas acredito que para o público a que se destina deve sim cumprir o papel!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.