Quando decidi me aventurar no mundo das séries, numa época em que Netflix ainda não fazia parte da minha vida, uma das séries que escolhi assistir foi
Once Upon a Time. Isso aconteceu lá em 2012, quando segunda temporada ainda nem tinha iniciado. Meus comentários sobre a série foram feitos num dos
primeiros posts do Conjunto de Séries.
A facilidade do streaming chegou para mim e eu quase chorei de felicidade quando vi que Once Upon a Time estava disponível - tá, nem tanto para chorar, mas eu fiquei feliz.
Em setembro deste ano, a 5ª temporada ficou disponível e, apesar de ser a mais fraquinha de toda a série, ainda é boa o suficiente, e eu fiquei listando mentalmente os motivos que me fazem gostar tanto do seriado. E agora é hora de dividir esses motivos com vocês:
1. Contos de fadas
Eu adorava ler histórias de contos de fadas quando era mais, assistia a todos os filmes da Disney e sonhava em ser princesa. rsrs Na série, todos os contos de fadas estão juntos e se inter-relacionam: Branca de Neve, A Bela e a Fera, Cinderela e até os mais modernos, como Mulan e Valente.
2. Repense os contos de fadas
Embora tenha como tema principal os contos e fadas, o mais legal de Once Upon a Time é que se trata de uma versão
adaptada, então todos os pontos negativos das histórias tradicionais - como
donzelas indefesas que precisam de príncipes para superar seus
obstáculos - são deixados de lado, o que tira aquele mimimi habitual e torna a trama mais interessante.
Além disso, existe uma liberdade criativa enorme, e um personagem que é vilão na história tradicional pode ser o mocinho nessa nova versão, e tudo bem!, porque os produtores conseguem deixar a trama ainda mais incrível.
3. As mulheres são o "sexo forte"
Nada de donzela indefesa aqui, como eu já disse. As mulheres não só lutam por aquilo que querem, mas são poderosas: como regra, são elas que lutam contra o mal, elas que enfrentas os maiores perigos e que salvam alguém. Os homens são amigos, maridos e filhos e contribuem muito, mas como uma equipe, não como centro do poder.
4. Vilões x Heróis
Quase sempre, o mote das temporadas é o tradicional confronto entre vilões e heróis. Isso torna a trama mais dinâmica, dá aquele toque de suspense e nos faz temer por nossos queridinhos - afinal, como eles vão solucionar seus problemas?
O melhor de tudo, porém, é que ninguém é 100% vilão ou 100% herói, todo mundo dá uma fora de vez em quando ou um vilão começa a mostrar que tem algum coração.
5. Personalidades constantes
Durante as várias temporadas da série, vários vilões se redimiram, mas o
fato de se tornarem pessoas melhores não significa que perderam suas
personalidades. Regina que o diga, já que a personagem deixou de ser a Evil Queen, mas sua língua afiada e seu humor negro continuam com ela - para nossa alegria, afinal, suas tiradas são as melhores.
6. Regina & Emma
As personagens, que começaram como inimigas na trama, conseguiram criar uma relação de confiança e amizade fantástica de se acompanhar. É nítido como elas se preocupam uma com a outra, mas não existe aquele "não-me-toque" entre as duas. Elas fazem o que é preciso, às vezes se machucam e brigam, mas sabem que podem confiar uma na outra exatamente por conta da sinceridade e da determinação existente entre elas.
7. Quebra de estigmas
Once Upon a Time é definitivamente uma série à frente de seu tempo. Além da força das mulheres citada no motivo 3, os paradigmas sexuais também são deixados de lado em vários momentos da série. Casal homoafetivo? Tem também. E o mais legal é que é tratado com muita naturalidade e beleza, sem abrir espaço para julgamentos preconceituosos.
8. Lana Parrilla
Alguém me diz, por favor, o que é essa atriz? Vocês devem ter percebido minha admiração por ela desde o início, já que das cinco imagens dos personagens, três são dela. Lana Parrilla consegue atuar, num mesmo episódio, em três diferentes momentos de sua personagem e convencer em todos os três - seja como uma menina meiga e apaixonada, seja como a rainha cruel. Ela consegue também, com um único olhar, transmitir tudo que é preciso saber. Sério, gente, a mulher é fantástica atuando e só isso já vale a série.
Alguém já assistiu? Lembra de alguma outra razão para assistir?
Quando decidi me aventurar no mundo das séries, numa época em que Netflix ainda não fazia parte da minha vida, uma das séries que escolhi assistir foi Once Upon a Time. Isso aconteceu lá em 2012, quando segunda temporada ainda nem tinha iniciado. Meus comentários sobre a série foram feitos num dos primeiros posts do Conjunto de Séries.
A facilidade do streaming chegou para mim e eu quase chor...