Caminho das águas - Eva Zooks

Sinopse: O que fazer quando a vida está ligada a um segredo? Quando todas as decisões conduzem a um caminho desconhecido e misterioso? Anne é uma historiadora obcecada por um tema em particular: a história de um homem que visita seus sonhos desde a adolescência. Ethan Brown, um soldado condecorado da guerra da Secessão. Mas que estranha relação existe entre ela e alguém que viveu em 1864? É isso que Anne terá a oportunidade de descobrir ao ser convidada por Henry Starre, um rico colecionador de obras de arte, para passar uma temporada em Maryland e conhecer de perto o local de suas pesquisas. (Skoob)
ZOOKS, Eva Caminho das águas. Ler Editorial, 2016. 184 p.


Os dois personagens principais de Caminho das águas possuem várias características semelhantes, entre elas a determinação, teimosia e o fato de serem assombrados pelo sonho de um soldado morto na Guerra da Secessão, ocorrida entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. Os acontecimentos do sonho acontecem na região de Maryland, no que ficou conhecido como a Batalha de Antietam, no dia 17 de setembro de 1862, e que se tornou a batalha mais sangrenta da Guerra Civil Americana e de toda a história dos Estados Unidos.


No início da história, Anne não consegue mais conduzir sua vida sem descobrir o motivo de sonhar com Ethan Brown, o tal soldado que viveu dois séculos atrás. Para isso, ela começa uma pesquisa atrás de pistas que revelem quem realmente era Ethan. É assim que ela conhece a família Starre, cujo patriarca viúvo, Henry, é um colecionador de obras de arte, que promete a Anne ter os meios necessários para que ela desvende esse mistério.


Henry tem dois filhos homens: James, o mais velho, que é arredio, reservado e mantém Anne afastada com seu jeito rude; e Ronald, o caçula, que é o contrário do irmão, mas por quem mantém um amor e uma lealdade que comove.

Embora Anne e James se estranhem no início, fica logo claro a paixão que um nutre pelo outro. E a descoberta de que James tem o mesmo sonho de Anne, acaba criando um laço para que descubram o motivo desse martírio.


Já Ronald é um personagem à parte. O amor, amizade e cumplicidade que ele tem com o irmão mais velho é comovente. Na verdade é como se tivessem papeis trocados, uma vez o Ronald é mais protetor e maduro do que James. Inclusive, a continuação de Caminho das águas tem Ronald como personagem principal.

O romance de Anne e James é convincente e, aos poucos, ganhamos simpatia pelo casal e torcemos para que fiquem juntos. Como este é o primeiro volume, muita coisa fica por explicar. Mesmo assim é um início promissor, que prendeu minha atenção e me deixou ansioso pela conclusão.
Carl
Carl

12 comentários:

  1. Já estava bastante interessada em ler esse livro pela sinopse e por ser nacional, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. Carlos!
    Ler um romance onde podemos aprender um pouco mais da História Americana e ainda descobrir o mistério dos sonhos, onde ambos protagonistas sonham com um soldado, deve ser uma promissora série.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oii Carlos!
    Eu adorei a resenha, fazia tempinho q qria ler alguma coisa sobre o livro, agora mais q nunca qro ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Achei a história bem diferente, gostei muito e fiquei bem curiosa para entender o motivo dos sonhos. Acho que vou colocar ele na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carlos!!
    Adorei a resenha!! Gostei bastante de conhecer esse livro!! Fiquei super intrigada com os sonhos que Anne têm! Espero conseguir ler esse livro tão misterioso!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Pela resenha achei o livro bastante enigmático e cheio de mistérios que a personagem principal, Anne, terá que desvendar no decorrer da narração sobre que homem é esse que aparece em seus sonhos e do porque. Fiquei bastante curioso pra descobrir.

    ResponderExcluir
  7. O livro tem um ar de suspense bem legal, principalmente por se tratar de algo em relação com sonhos. Faz tempo que não tenho uma leitura bastante curiosa como essa. E eu amei a capa do livro.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. esse livro despertou minha curiosidade em querer desvendar esse mistério, porque os dois personagens tem o mesmo sonho e o que será que o soldado quer dizer, deve ter algum assunto pedente que ficou sem ser resolvido, fiquei me questionando, quero ler para saber mais sobre a historia.

    ResponderExcluir
  9. Achei um livro interessante e ele tem umas coisas que me agradam. Acho que iria gostar de ler até porque adoro ficar torcendo pelos casais e sofrendo com eles também. Mas confesso que não chamou muita atenção. Penso que leria se estivesse em algum tipo de ressaca ou coisa assim. Ele tem um jeitinho mais leve, acho.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos.
    Confesso que fiquei bem curiosa para ler esse livro, mas também com um pouco de receio ja que sou bem medrosa e os personagens serem assombrados pelo sonho de um soldado morto na Guerra me deixou já bastante abalada já que eu mesma costumo sonhar quando leio livros assim, mas isso não diminuiu minha curiosidade para conferir a obra, adoro quando o romance vai se desenvolvendo no decorrer da trama, sem ser instantâneo nem forçado, enfim adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia este livro, mas confesso que fiquei bem curiosa para saber o motivo pelo qual Anne sonha com Ethan, e também por ter romance, adicionei o livro em minha lista de leituras e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  12. Oii, já li esse livro e confesso que em alguns momentos tive a sensação de que faltava alguma coisa na história, talvez por conta de que tudo tenha acontecido rápido demais... Mesmo assim o livro é muito bom!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.