Temporadas de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar. Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam. (Skoob)
FOWLEY-DOYLE, Moira. Temporada de Acidentes. Intrínseca, 2016. 256 p.

Todo ano, no mês de outubro, começa a temporada de acidentes. É a época do ano em que a família de Cara mais sofre acidentes. Desde pequenos cortes e hematomas, até a morte de alguns membros da família.

"Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas."

O livro começa com uma constatação de Cara: Elsie está em todas as suas fotos, ou pelo menos uma parte delas. O cabelo sem brilho, o sapato, a barra de sua saia xadrez, ou a manga do casaco feio que ela sempre usa. Elsie foi amiga de Cara quando eram mais novas, mas hoje em dia não conversam mais, apesar de estudarem na mesma escola. E desde quando Cara percebe esse fato, decide que precisa falar com Elsie para saber o motivo da garota estar em todas as suas fotos.

A história é narrada por Cara, uma adolescente que mora com sua mãe, Melanie, sua irmã, Alice, e Sam, seu ex-irmão postiço, que continua morando com elas desde que seu pai fugiu e formou uma nova família.

Também não posso deixar de citar Bea, que é muito importante na história. Ela é a melhor amiga de Cara, uma personagem bem diferente, espirituosa e divertida, mesmo com todos os problemas que tem com a mãe. A menina é chamada de bruxa, pois diz que consegue ver o futuro com suas cartas de tarô.

O livro é bem fantasioso, mas as questões familiares se sobressaem na leitura. A família é bem unida. Apesar de suas perdas, continuam juntos, mas os segredos de cada um pesam sobre a relação entre eles. Todos têm segredos e, quando vamos descobrindo no decorrer do livro, vamos nos apegando cada vez mais a todos.

"Então, brindemos à temporada de acidentes,/Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,/Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,/Mais um brinde á estrada de água."

Cara tem uma imaginação muito fértil e tem consciência disso, mas algumas vezes as coisas acontecem, e ela acha que não foi real, tornando tudo ainda mais complicado para ela e para as pessoas ao seu redor. Ao ler essas confusões, fiquei um pouco perdida, tentando entender o significado de cada coisa. A autora usou uma espécie de metáfora para ilustrar coisas que estavam no subconsciente da garota, tornando a história ainda mais rica.


Gostei da escrita, muito simples, tornando-a fluida, mas com uma carga emocional muito grande. A autora soube levar a história com vários acontecimentos interessantes, e quando eu largava o livro, tinha vontade de pegar novamente para saber o que estava por vir.

Os personagens são incríveis, cheios de mistérios, traumas e segredos. A personalidade de cada um é bem definida e marcante, parabéns à escritora. Porém, achei-os um tanto imaturos e irresponsáveis em alguns momentos, bebendo, fumando (muito, a todo momento), e dando festas sem que os pais soubessem. E na temporada de acidentes, tudo isso é ainda mais perigoso!

Enfim, no final, tive vontade de abraçar os personagens e dizer que tudo ficaria bem. Com certeza esse ficará entre meus livros preferidos da vida.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

10 comentários:

  1. Desde que esse livro foi lançado tenho muita curiosidade para ler, a história é bem diferente e só vi resenhas positivas a respeito dele.
    Morro de vontade de conhecer a história, descobrir pq a amiga sempre aparece nas fotos e pq durante o mês acontece tantas coisas na família.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Já li esse livro é devo dizer que é muito interessante essa história!! Gostei bastante como a autora conseguiu desenvolver a história do livro, por fim esse livro é maravilhoso vale a pena ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Eu quase comprei esse livro ontem. Agora vi resenha dele e deu vontade de correr pra comprar mesmo porque vale a pena né? Achei a ideia dele bem interessante quando saiu, mas esperei um pouco pra ver o que achavam e ficou na lista de desejados, só que ainda não dei muita bola. Precisando, viu...gosto de histórias que exploram questões familiares e umas coisas jovens no meio e esse parece ter isso, além de um jeito interessante de contar a história, meio fantasioso e tudo mais. Parece bom.

    ResponderExcluir
  4. Thuanne!
    Li duas vezes sua resenha para entendê-la direitinho, afinal achei que todo mistério do livro rondava em torno da temporada de acidentes em outubro, porém não falou nada sobre isso, o que me deixou bem curiosa para saber se tem haver com a percepção de Cara ao ler o tarô...
    “Natal não são as luzes lá fora, mas a Luz que brilha em seu coração... Feliz Aniversário, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Imagino mesmo que o livro seja bem fantasioso, mas eu pessoalmente sou muito fã desse tipo de leitura. Por se tratar de assuntos familiares gostei bastante e fiquei bem interessada em conhecer, principalmente por eu ser uma grande fã de drama.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu tinha começado a ler temporada de acidentes há algum tempo, mas não tinha curtido muito a história não, mas agora acho que está na hora de tentar novamente, eu amo de paixão livros de fantasia, gostei de saber que a carga emocional é grande, coisa que eu não sente quando estava lendo, enfim acho que vou dar uma chance novamente.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia este livro, e mesmo com este título sugestivo sobre o que se trata a história, jamais passou por minha cabeça ser sobre uma temporada em que os personagens ficam muito vulneráveis a sofrerem acidentes, lendo sua resenha fiquei super curiosa, adicionei o livro em minha lista de leituras e sem dúvidas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  9. A cada nova resenha que leio minha vontade aumenta.. Até agora só vi pontos positivos nesse livro, a começar pelo título (que me despertou bastante curiosidade de ler), depois a capa (QUE CAPA LINDA É ESSA GNT? <3) e as resenhas que leio! Mas dinheiro que é bom nois não have! <//3.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro esta na minha lista de compras, fiquei muito curiosa em desvendar esses mistérios do acidente em saber porque eles acontecem e parece que na família de Cara, achei bem diferente essa historia. Intrigada com Elsie que mistério será que ela esconde, preciso ler urgente rs.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.