Conjuntando #19: As vantagens - e desvantagens - de ter um blog


Antes que alguém leia este texto achando que é uma lista relacionada ao tema, quero deixar claro que não é. Esta coluna serve para eu simplesmente comentar sobre o que me vem à mente, seja sobre livros ou outros assuntos mais. Vocês já devem ter percebido. E só fiquei com vontade de comentar sobre algo que veio constantemente à minha cabeça hoje: as vantagens - e desvantagens - de ter um blog.

Há algumas semanas fiz um post tagarelando sobre minhas férias e meus planos de estudar para um concurso previsto para o final deste mês. Pois bem, o referido concurso chegou, com uma surpresa de última hora: outro concurso para o qual eu também estava inscrita foi remarcado para a mesma data. Como eu não gosto de jogar dinheiro fora e como seriam em horários diferentes, resolvi arriscar, e fiz uma super maratona de provas. E, apesar de ter tido pouquíssimo tempo para pensar em outra coisa além de assinalar gabaritos e de correr de um colégio para o outro, eu precisei, durante as provas, agradecer - e praguejar - o fato de eu ter um blog.

Comecei o blog como uma brincadeira - era uma fonte de lazer naqueles momentos de muita pressão em vésperas de vestibular. Mas eu gostei e resolvi ficar e, mesmo que eu não tenha percebido naquele momento, ele me ajudou até mesmo naquela prova. Assim como me ajudou hoje.

Desde que eu criei o blog, mesmo que eu não treine redações ou questões discursivas, não passo mais trabalho para escrever ou me expressar. É uma atividade que tenho desenvolvido constantemente, que me ajuda no meu trabalho e até mesmo na conversa com outras pessoas. Além de mais conteúdo, também tenho mais dicção, mais desenvoltura.

Isso, contudo, não foi algo que aconteceu instantaneamente. Foi algo treinado, desenvolvido, trabalhado. São leituras e releituras, ajustes, mudanças antes de cada postagem. É a prática. São as trocas de experiências e a formulação de argumentos. E é algo que ainda está sendo aperfeiçoado. Tudo isso, que venho aprendendo diariamente aqui, eu pude usar nas respostas discursivas que tive que formular hoje.

Porém - sempre há um porém -, fica mais difícil se enquadrar em um limite quando você está acostumada a escrever (aqui no blog) o quanto quiser. Eu passei trabalho para colocar um texto argumentativo sobre literatura - acreditem, um dos temas foi esse! - em 30 linhas. Como assim, só isso? Havia tanto que eu queria falar, tantos fundamentos... Por mais que eu tenha feito um texto bom, não chegou nem perto daquilo que eu pretendia escrever. E nem foi exceção para essa questão específica, foi regra para todas as questões feitas nas provas de hoje.

Eu saí feliz, por conseguir desenvolver melhor minhas ideias em razão da constante exposição de opiniões aqui no blog. Mas é mais complicado ser concisa quando tenho tanto espaço aqui para encher de fru-frus. rsrs

Mas, o motivo deste post, além do já comentado, é que terminei. Amanhã volto ao trabalho, mas agora sim me sinto de férias. Paradoxo, não?

Abraços,


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

26 comentários:

  1. Juu, que loucura essa de fazer duas provas de concurso NO MESMO DIA t.t Meus parabéns, sério! Fiquei muito orgulhosa por conhecer (mesmo que só pelo blog/twitter) alguém assim ^^ Eu não teria arriscado t.t
    Enfim, depois que criei o blog consegui expressar melhor meus sentimentos e pensamentos, além de organizar mais minhas ideias (o que me ajudou no Enem do ano passado!)
    Boa sorte com os resultados..

    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju*
    Realmente o blog nos ajuda e muito e vamos aprendendo a cada dia.
    No início eu era uma negação no blog, não sabia me expressar direito, mas ao poucos fui aprendendo. Não só com os livros que eu leio, mas também com os blogs que eu sigo e leio. A cada dia aprendo palavras novas, expressões com cada post e resenhas que leio.
    Eu uso muito o dicionário para fazer os posts, e assim fui aprendendo. Claro ainda preciso praticar mais, ler mais, mas o blog com certeza nos ajuda e hoje não tem comparação o blog de como ele era de quando comecei.

    Adoreii o post. E bom retorno ao trabalho!
    beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim Nessa, a gente continua a aprender diariamente.

      Excluir
  3. Ei Julia

    Também acho que o blog me ajuda bastante para melhorar a escrita e os textos em geral. Mas na questão de tempo, por exemplo, já me limita muito, porque sempre passo as coisas do blog na frente de tudo e acabo que fico muito presa com a leitura.
    Concurso mesmo é um exemplo, eu desanimo de estudar porque teria que largar as leituras para ler os textos.... rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, eu tento equilibrar tudo Nanda. Tem dado certo.

      Excluir
  4. Acho que o blog só tem a acrescentar mesmo, até a ter mais disciplina :D Espero que tenhas ido bem nas provas :D
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. O que eu mais gosto nessa vida de blogar é a troca de ideias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. acredito mesmo que o blog tenha te ajudado,é estimulante ver as resenhas,a organização dos posts,com certeza ia acabar influenciando em algo.o blog é muito bom meeesmo,eu gosto dos posts sempre muito bem feitos,sempre rsepeitando o leitor.bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, legal ler isso Ana. Obrigada por seus comentários.

      Excluir
  7. Que bom que se saiu bem nas provas e com a ajuda do blog! Eu também melhorei minha escrita e até a forma de falar com outras pessoas (o simples fato de falar com outras pessoas que antes não praticava muito!) com meu blog e como disse, foi com a prática, é com ele que leio vários livros, muito mais que anos anteriores e agradeço muito em ter o blog como não só algo divertido, mas algo que me ajuda em algumas coisas <3
    O fato de ser mais concisa ter sido um problema eu entendo perfeitamente, ainda mais se fosse escrever sobre um tema tão lindo que foi literatura, no seu caso *_* rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, foi mesmo um problema. Bom que a gente consegue aprender muito aqui, né?

      Excluir
  8. O blog, com certeza, é a minha melhor terapia!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana seus post!
    Que bom que o blog tem te ajudado!
    é uma terapia muito boa, além de um hobby se torna algo essencial na nossa rotina.

    Obrigada pela visita no meu blog!!
    Volte mais vezes viu :)
    Tem post novo !
    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia!
    Dois concursos no mesmo dia, que dureza!
    Depois nos conte o resultado ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da postagem ;) Sei bem como é ter um blog RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Realmente, paradoxo, rs!

    Mas sabe.. É exatamente isto.
    Também criei o blog como uma "válvula de escape" por causa da monografia e tal, e hoje ele faz parte de mim.
    E sim, me ajudou e muito na escrita.

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Júlia amei o post. Ter um blog é muito trabalhoso e também muito prazeroso. Minha ideia de criar um veio do fato de que eu lia muito e não tinha ninguém com quem conversar sobre o assunto.
    Já pensei em parar várias vezes, mas eu não consigo porque lá me sinto realizada e reconhecida fazendo algo que gosto.
    Tenho que estudar, trabalhar, namorar, cuidar da minha vida, mas sempre arranjo uns minutinhos para ele.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caline, também já fiquei dividida assim. Mas ainda me faz muito bem, enquanto isso, pretendo manter o blog.

      Excluir
  14. Julia, penso o mesmo, cara! Acho que, se eu não estivesse escrevendo para o meu blog e pra outros, eu não teria a desenvoltura pra me expressar tão mais facilmente através das palavras. O hábito de ler e escrever frequentemente, sem dúvida, nos ajuda muito quando temos alguma prova desse tipo, seja de concurso, ENEM e/ou vestibular.
    Campanha "Sou mais feliz e tenho mais desenvoltura porque sou blogueiro(a)!" hahaha.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  15. Olá Julia,

    Gostei demais do seu post, acho isso mesmo que a leitura constante, mesmo que a pessoa não tenha um blog leva a uma escrita e conversação melhor....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.